A castração em cães e gatos já se tornou questão de saúde pública em muitas cidades, em razão do elevado número de animais de rua. Por sua vez, se o seu pet não é utilizado para reprodução, também deveria passar pelo procedimento.
O procedimento proporciona diversas vantagens tanto para o animal quanto para a família que o abriga. Conheça 4 benefícios da castração em cães e gatos e veja por que se trata de um ato de carinho.
1. Previne doenças
Algumas doenças graves que comprometem a saúde e algumas vezes a própria vida do animal podem ser evitadas com a castração. É o caso, por exemplo, dos tumores de próstata e testículos entre os machos, assim como de mama, ovários e útero entre as fêmeas de cães e gatos.
Entre as cadelas, por exemplo, a castração antes do primeiro cio elimina quase a totalidade dos casos de câncer de mama. Considere que o próprio tratamento para doenças dessa natureza pode ser muito agressivo, com risco à qualidade de vida e até à sobrevivência do animal.
2. Aumenta a expectativa de vida do animal
A castração prolonga a vida dos animais, antes de tudo em razão das doenças que evita. Além disso, o próprio comportamento resultante da presença dos hormônios sexuais representa risco à sobrevivência.
Assim, por exemplo, o instinto de marcação de território dos machos o mantém em permanente potencial de conflito com outros animais. Do mesmo modo, as fugas e os enfrentamentos em busca de fêmeas no cio aumentam esses riscos.
Os atritos entre machos estão entre as causas de óbitos ou de resultados graves para a qualidade de vida do pet. Para as fêmeas, evita-se a chamada “gravidez psicológica”, assim como suas consequências: a irritabilidade excessiva, o crescimento das mamas e a produção de leite.
3. Reduz a agressividade
Comportamentos agressivos, como possessividade e dominância, são provocados por hormônios. Podem existir também outras causas, como a falta de socialização do animal.
No entanto, a castração gera redução hormonal no organismo do animal e a significativa diminuição ou eliminação desses comportamentos. A intervenção resulta em animais mais calmos, que abandonam diversas daquelas atitudes instintivas.
4. Elimina as gestações indesejadas
Uma grande dificuldade para muitas pessoas que gostam de animais é a ocorrência de gestações continuadas. É comum a condição de só colocar em casa animal que tenha sido devidamente castrado.
Normalmente a gestação é indesejada tanto pelo desgaste que causa à própria fêmea quanto pela dificuldade de manutenção ou de destinação da ninhada. Afinal, nem todo mundo dispõe de espaço adequado, tempo e recursos para os cuidados necessários.
O médico veterinário pode indicar o melhor momento para cada caso. Além disso, você pode dispor da facilidade que alguns seguros oferecem na cobertura para a castração em cães e gatos. O seguro pet conta com diversos planos com coberturas diferenciadas que atendem suas necessidades e de seus animais.
Agora você pode estar seguro de que a castração em cães e gatos é um ato de carinho com esses animais. E ainda pode dispor das facilidades de um seguro para cuidar deles.
Gostou do post? Entre contato conosco e saiba tudo o que você precisa sobre seguros, para você e para os pets.