A transferência de seguro auto é uma ideia que às vezes surge com uma dúvida: saber se dá para transferir o seguro de seu carro para outro veículo. Você pode, por exemplo, vender o seu, pensando em adquirir outro com a expectativa de transferir o seguro do antigo para esse novo.
Também, pode ser que o comprador do seu carro queira manter o seguro que você contratou. Desse modo, é preciso saber se essa transferência poderia ser feita. As dúvidas se estendem quando se consideram anos, marcas e modelos diferentes entre os veículos envolvidos nas diversas situações.
Quer saber mais? Continue a leitura e confira como realizar a transferência do seguro auto.
Quando deve ser realizada a transferência do seguro auto?
A transferência do seguro auto ocorre, sobretudo, quando você pretende fazê-lo entre veículos de sua propriedade, novos ou usados. Assim, pode ser facilmente realizada em casos como esse, ou seja, entre veículos de um mesmo proprietário
Esse é o caso, por exemplo, de você vender o seu carro antigo que está segurado e comprar outro. Com isso, o seguro contratado para o primeiro pode ser transferido para o segundo. É o caso mais comumente encontrado.
Para esse fim, você deve providenciar os trâmites do seguro tão logo esteja de posse do novo veículo. Dessa forma, você garante que seu novo carro já fique protegido desde o primeiro dia com você.
Se, no entanto, você não adquirir outro veículo para o qual faria a transferência do seguro, mas, se desfizer do carro, deverá providenciar o cancelamento do contrato existente com a seguradora. Nesse cancelamento, é realizado um cálculo de compensação que utiliza como referência uma tabela.
Trata-se da chamada “tabela de prazo curto”, que considera que uma parte do valor que você já pagou ficará retido pela seguradora pelo tempo de cobertura respectivo. Se houver saldo restante, o valor é devolvido ao segurado.
Como realizar essa transferência?
A transferência do seguro auto é um processo bem simples quando não há alteração de titularidade, ou seja, quando o segurado transfere a proteção para outro bem de sua propriedade. Assim, você não precisa vender o seu carro segurado, mas, pode simplesmente transferir o seguro para outro veículo seu.
Transferência do seguro para outro carro de sua propriedade
Para colocar a ideia em prática, qualquer que seja o caso, o primeiro cuidado é fazer um contato com a sua corretora de seguros e expor essa intenção. Você deverá fornecer alguns dados do veículo que receberá o seguro e outras informações que o seu corretor poderá pedir.
Com esses dados em mãos, um cálculo é realizado e o novo valor para o prêmio mensal do seguro é informado. Esse valor pode ser maior ou menor que o anterior e a forma de pagamento pode ser ajustada pela seguradora e você é informado.
Se você estiver de acordo, o procedimento poderá ser implementado imediatamente. Dessa forma, no dia seguinte o novo veículo já poderá estar segurado.
Transferência do seguro para outra pessoa
A transferência do seu seguro auto para outra pessoa pode ser realizada por meio de um procedimento chamado endosso de seguro. Também conhecido por aditivo contratual, é o documento emitido pela seguradora em razão de alguma alteração da apólice durante sua vigência.
Não se trata de uma simples transferência, uma vez que o segurado será outro e, desse modo diversos fatores considerados deverão ser reajustados. De todo modo, o seguro poderá ser aproveitado se, após análise, a seguradora assim considerar. É sempre importante consultar as regras das seguradoras para transferência do seguro para terceiros, principalmente sem vinculo familiar.
Nesse casos, se houver bônus a transferir, um outro procedimento deverá ser adotado: a Transferência de Direitos e Obrigações (TDO). É uma solicitação própria, que você deverá preencher e assinar para formalizar a transferência dos bônus (não do seguro, que é feita pelo endosso).
Sua corretora de seguros disponibiliza para você o documento e as orientações necessárias. Além disso, a pessoa que será o novo segurado deverá apresentar a respectiva documentação pessoal, a partir da qual será feita uma análise de riscos pela seguradora para aprovação da transferência.
Leve em conta que não se trata de um procedimento imediato, mas que requer algumas iniciativas e algum prazo. Cada seguradora, por sua vez, define sua estratégia de ação, mas, em todos os casos, seu corretor poderá orientá-lo quanto a isso e, portanto, conte sempre com esse profissional.
Como funciona a contratação de um seguro auto?
A contratação de seu seguro auto deve atender às suas reais necessidades, ou seja, as coberturas, assistências 24 horas e serviços disponíveis serão escolhidos com base em demandas reais. Acompanhe as ações mostradas no passo a passo a seguir.
1. Avalie suas necessidades
Como destacado antes, identifique sua demanda e, sobretudo, de modo que caiba no seu orçamento. Esse não é um cuidado difícil, sobretudo porque existem diversas alternativas que se adequam ao seu perfil e que o seu corretor poderá lhe mostrar.
2. Faça uma cotação
Diferentes operadoras apresentam produtos e formatos diversos, com preços que também variam. Mais uma vez, seu corretor será o grande parceiro nessa hora.
3. Defina a proposta de seu interesse
Uma vez definida sua opção, seu corretor fará o encaminhamento da proposta escolhida. Em seguida, encaminhe para a seguradora. Seu corretor também pode cuidar disso.
4. Aguarde a análise da seguradora
A proposta encaminhada será analisada pela seguradora que dispõe de 15 dias para dar a resposta. Um dos aspectos mais importantes nessa hora é o seu perfil.
5. Receba a apólice da seguradora
Geralmente a resposta vem em prazo bem inferior aos 15 dias. Assim, estando tudo certo, você recebe sua apólice e o seu veículo estará protegido.
Leve em conta que, a partir da vigência do seguro, outros passos poderão ser pertinentes ao seguro auto como, por exemplo, acionar a seguradora na ocorrência de um sinistro. Da mesma forma, fazer a renovação do seguro quando estiver perto do vencimento de sua validade.
Como você pôde ver, a transferência de seguro auto não é um processo complicado, principalmente em se tratando de passá-lo para outro carro de sua própria titularidade. Tanto para a contratação do seguro, como para a realização da transferência deste, conte sempre com a sua corretora de seguros.
Gostou deste post? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.