A evolução da tecnologia aplicada às condições residenciais propiciou o surgimento da smart home e todas as facilidades que oferece. Luzes, som e eletrodomésticos interconectados com possibilidade de manejo remoto caracterizam a casa inteligente.
Um elenco de benefícios pode ser desfrutado com sua implementação. Assim, as luzes da casa, a cafeteira, o aparelho de ar condicionado e a máquina de lavar, entre outros, são exemplos de equipamentos que podem ser automatizados e interconectados.
Continue a leitura e saiba como ter uma smart home ou casa inteligente.
O que é uma smart home?
Smart home é uma expressão em inglês para designar uma casa literalmente conectada. Trata-se de um ambiente doméstico no qual diferentes aparelhos e equipamentos podem ser manejados e controlados à distância ou por comando de voz, além de apresentar diferentes níveis de automação.
Com o advento da Internet das Coisas (IoT), a tecnologia aplicada permite que muitos aparelhos troquem informações entre si, aumentando o nível de automação. Isso significa, por exemplo, que um sensor de presença percebe sua chegada e, em função da iluminação natural existente, acende as luzes da casa.
Ao mesmo tempo, você pode programar um assistente virtual (Alexa, Google Assistente) para, a partir de um comando verbal simples do tipo “Cheguei!”, tomar medidas como:
- informar a hora;
- informar a temperatura e a previsão do tempo;
- apresentar um resumo das principais notícias das últimas horas;
- acionar seu equipamento de som para executar sua playlist musical favorita;
- acionar a cafeteira e preparar o seu cappuccino preferido.
Uma smart home pode dispor de uma geladeira que emite para o seu celular uma lista de compras necessárias em função das quantidades que estão armazenadas no momento. Assim, antes de voltar para casa você pode dar uma passadinha no supermercado e deixar as coisas em dia.
As possibilidades são grandes e diversas, associando o seu comando ou a própria iniciativa dos equipamentos interconectados. Tudo isso pode ser feito gradativamente, um aparelho de cada vez, tornando mais viável e acessível estruturar sua casa inteligente.
Quais as vantagens de uma casa inteligente?
As características dos moradores, seu estilo de vida e seus principais interesses vão direcionar as ações que podem ser implementadas em uma smart home. No entanto, de maneira geral, as vantagens são universais, isto é, para todos os usuários, apenas com algumas especificidades.
Considere, ainda, que as despesas envolvidas com a implantação de uma casa inteligente, mesmo com pequenas reformas, estão ficando cada vez menores à medida que a tecnologia avança e a procura aumenta tornando a iniciativa sempre mais acessível. Acompanhe a seguir os principais benefícios de sua instalação.
Economia de energia
Um dos benefícios que uma smart home pode propiciar é a otimização do uso da energia elétrica na residência. Por exemplo, a luz de um cômodo pode se apagar de modo automático quando estiver vazio. Da mesma forma, o aparelho de ar condicionado se desligar durante a noite quando a temperatura alcançar determinado valor.
Maior segurança
A área de segurança residencial foi uma das primeiras a automatizar as ações. Na verdade, encontra diferentes aplicações em uma smart home e que se relacionam a ações como:
- fechamento de portas e janelas;
- ação de sensores de presença e de invasão;
- proteção de perímetro;
- acendimento de luzes;
- acionamento de alarmes;
- envio de mensagem para celular;
- monitoramento por câmeras transmitido em tempo real.
Comodidade e praticidade
Muitos aspectos gerenciados por uma smart home constituem itens de comodidade, sobretudo pela facilidade com que podem ser acionados. Às vezes, apenas a presença do morador no ambiente já pode sinalizar um elenco de ações a serem iniciadas pela infraestrutura instalada do imóvel e pelos eletroeletrônicos conectados.
Valorização do imóvel
Existe uma forte tendência atual de inserir cada vez mais itens de automação nos novos imóveis que são construídos. Uma residência equipada dessa forma se valoriza no mercado imobiliário e acompanha o desenvolvimento da tecnologia aumentando as facilidades, o conforto e a segurança que oferece.
Por que contar com seguro residencial para uma casa automatizada?
Ainda que não se tratasse de uma smart home, já existem motivos suficientes para se fazer um seguro residencial. Nesse sentido, confira as seguintes vantagens pelas quais sua casa merece um seguro residencial:
- proteção para o patrimônio: a casa onde se vive costuma ser o principal patrimônio para a maioria das famílias e, portanto, sua proteção é um cuidado indispensável;
- amparo com despesas não programadas: o seguro residencial oferece amparo para um elenco considerável de situações inesperadas que podem resultar em grandes perdas, como incêndios, alagamentos, danos elétricos, furto e roubo, entre outras;
- assistência em situações de emergência: diferentes situações de emergência que facilmente ocorrem em uma residência podem ser solucionadas com a assistência do seguro residencial, como, por exemplo, os serviços de chaveiro, encanador e eletricista, entre outros;
- tranquilidade para o proprietário: nada se compara à tranquilidade de saber que pode contar com o suporte de um seguro para eventualidades por vezes tão danosas à sua casa;
- relação custo-benefício muito boa: além de apresentar uma relação custo-benefício muito boa, o seguro residencial constitui um importante componente do planejamento financeiro familiar.
Agora, em se tratando de uma casa inteligente, existem ainda mais razões, além das já citadas, para se contratar um seguro residencial. A principal delas reside nas condições de segurança da rede existente entre os diversos equipamentos instalados e conectados entre si e com a internet.
De modo geral, essa rede se comunica via wireless, isto é, as máquinas e equipamentos se conectam pela rede wireless de sua casa. Além disso, existe ainda o acesso pela internet, por meio de seu celular, para que você faça acompanhamento, configuração ou acionamento remoto.
Como você pode ver, uma smart home é uma tendência de utilização da tecnologia que traz mais conforto, segurança e praticidade para o ambiente doméstico. Por meio da automatização de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, é capaz de realizar operações para as quais foram configurados, além de interagirem.
Se você já tem alguma experiência com a instalação de algum componente de uma casa inteligente, registre aqui a sua impressão, ou simplesmente comente sobre este post.