Iniciada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Setembro Amarelo ocorre ao longo do mês e tem como objetivo prevenir e conscientizar a população sobre os riscos da depressão. O suicídio representa 1,4% das mortes no mundo. Só no Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 46 minutos.
Por isso, a campanha foi criada em 2015 com o propósito de alertar as pessoas sobre essa realidade que é vivida no país e no resto do mundo, bem como as formas de prevenção. Pensando nisso, separamos, neste texto, algumas informações valiosas sobre o tema para você entender mais a fundo sobre a depressão e como o seguro saúde pode ser uma boa opção. Boa leitura!
Qual a razão por trás do aumento de doenças psicológicas?
O suicídio é tratado como um tabu na sociedade. Por causa disso, fica muito complicado para alguém que sofre com doenças psicológicas lidar com esse problema, principalmente quando todas as pessoas ao redor evitam falar sobre o assunto.
Muitas vezes por medo ou falta de conhecimento, elas acabam não notando os sinais de alguém próximo que nutre pensamentos suicidas. A falta de conscientização está diretamente ligada ao aumento das doenças psicológicas, já que, por ser um mal silencioso, as vítimas evitam conversar sobre o assunto.
Como funciona a prevenção das doenças psicológicas?
Durante a campanha que acontece em setembro, é realizada uma conscientização sobre a prevenção do suicídio, alertando a população a respeito da realidade sobre a depressão no país e no resto do mundo. Muitas vezes, a vergonha, o desconhecimento e até mesmo o desinteresse das vítimas e dos familiares e amigos próximos em tratar o problema são catalisadores que devem ser combatidos.
É reconhecido que falar sobre suicídio é um grande desafio, principalmente pelo fato de que ele é visto como um tabu. Mas, para combater a depressão e os fatores que podem levar uma pessoa a tirar a própria vida, é preciso ter um acompanhamento médico especializado.
Por isso, a prevenção é extremamente importante e muito eficaz. Conversar cada vez mais sobre o assunto, esclarecendo e conscientizando a população sobre o tema, é uma forma de mostrar que existem formas de tratar a depressão.
Prevenção nas empresas
Muitas vezes, o stress do trabalho devido à rotina acelerada no ambiente pode ser a causa da depressão. Portanto, algumas ações internas na empresa, como incentivar a socialização entre a equipe ou as rodas de conversas informais com psicólogos, são opções de atividades para combater e prevenir essa doença no país.
Além disso, a organização pode realizar a distribuição de impressos informativos, providenciar um seguro saúde ou até mesmo veicular algum conteúdo relacionado ao tema em outros canais de comunicação como forma de abordar a importância desse assunto.
A campanha Setembro Amarelo é muito importante para conscientizar a população sobre o risco das doenças mentais. Por isso, as empresas podem optar pelo seguro saúde, que proporciona aos segurados maior liberdade de escolha sobre os profissionais e as clínicas durante o tratamento e a prevenção da depressão. Assim, esse serviço é uma ótima opção para prevenir e tratar a saúde mental dos seus colaboradores e ter um ambiente de trabalho mais saudável.
Depressão é uma doença muito perigosa. Por isso, não se esqueça de compartilhar este texto nas suas redes sociais para alertar os seus parentes e amigos sobre esse mal silencioso.