O seguro sucessão empresarial é uma alternativa de seguro para quem é sócio de uma empresa e precisa garantir que, em caso de afastamento, aposentadoria ou falecimento, as operações da organização continuem mesmo com a sua ausência. Além disso, ele tem a função de proteger não só a empresa, mas também a família dos envolvidos e os futuros sócios.
Uma das vantagens desse tipo de seguro é garantir a segurança patrimonial. Ficou interessado neste tema e quer saber mais? Continue a leitura e confira esses e outros detalhes a seguir.
O que é sucessão empresarial?
A sucessão empresarial ocorre quando uma empresa sofre algum tipo de modificação, como mudança no quadro societário, por exemplo, e é necessário que o negócio continue com suas operações sem interrupções, demandando a participação de novos integrantes.
Essa alteração pode ser resultado de fusão, incorporação, aposentadoria ou afastamento de um dos sócios por motivos pessoais ou até mesmo falecimento. Quando um desses cenários se concretiza, é necessário que alguém preencha a vaga deixada pela pessoa que sucedeu tal posição — normalmente, uma nova empresa.
Quando isso acontece, a empresa sucessora (ou compradora) torna-se responsável pelas dívidas, questões trabalhistas, tributárias e gerenciamento de contratos da empresa sucedida (ou vendida). Esse arranjo é o que garante ao negócio a continuidade de seu funcionamento, mesmo em um período de mudanças drásticas e sensíveis.
Quais são os seus tipos?
A sucessão empresarial pode ser feita de formas variadas, dependendo da necessidade das partes interessadas. Abaixo, confira os seus principais tipos.
Sucessão trabalhista
Nesta modalidade de sucessão empresarial, a empresa adquirente não pode deixar de cumprir suas obrigações com os funcionários da antiga companhia. Em outras palavras, os contratos de trabalho não podem ser suspensos, garantindo, assim, a permanência dos antigos colaboradores mesmo com a mudança na gestão.
Sucessão familiar
Na sucessão familiar, é feita uma mudança de titularidade de um dos sócios, ou seja, alguém que compunha o quadro societário da empresa passa o seu cargo para um membro de sua família. Isso pode acontecer devido à aposentadoria, afastamento por questões de saúde ou pessoais, além do falecimento. Caso isso ocorra, o novo sócio deverá assumir as dívidas deixadas pelo antecessor.
Aquisição de fundo de comércio
Neste tipo de aquisição, a empresa adquirente dá prosseguimento aos negócios deixados pela empresa adquirida, explorando o mesmo campo de atuação. Em outras palavras, não há mudança de estratégia nas operações da empresa. Além disso, os bens e as dívidas também são responsabilidades da empresa sucessora.
Como deve ser feita a sucessão empresarial?
Como em muitas coisas na vida, a primeira coisa a ser feita é o planejamento. É por meio dele que todas as variáveis envolvidas no negócio serão avaliadas minuciosamente e projetadas para que alcance o bom funcionamento da empresa quando a sucessão estiver em andamento.
É também durante esse estágio que devem ser apuradas a viabilidade dessa mudança e quais pessoas ocuparão determinadas posições na hierarquia organizacional. Ter conhecimento das pessoas que logo integrarão o quadro administrativo é fundamental para identificar se o negócio continuará prosperando ou não.
Depois que essas etapas estiverem completas, é momento de implementar tudo o que foi planejado. Isso deve ser feito com muita cautela e paciência. Uma boa medida é informar os colaboradores da sucessão e apresentá-los às mudanças que em breve serão implementadas na organização. Isso é necessário porque, nesse tipo de cenário, é inevitável haver alterações dentro da empresa.
Uma vez que tudo isso estiver implementado, é só ter um pouco de paciência para que as coisas logo em breve cheguem ao seu estado de equilíbrio.
Qual a importância do seguro sucessão empresarial?
O Seguro Sucessão Empresarial tem como finalidade garantir a continuidade de um negócio no contexto de uma sucessão. Por meio dele, é possível se precaver contra as situações apresentadas no primeiro tópico deste post, como afastamento de sócios por motivos pessoais ou até falecimento.
Esse tipo de seguro oferece uma série de vantagens para PMEs (Pequenas e Médias Empresas), especialmente, por geralmente terem um fluxo de caixa mais enxuto. Confira mais detalhes a seguir:
- Redução de riscos financeiros: o seguro sucessão empresarial oferece indenização para que a empresa possa pôr alguém capacitado no lugar do antigo sócio e, com isso, não ter prejuízos financeiros;
- Segurança patrimonial: com o seguro, os sócios e a própria empresa não terão que desembolsar uma alta quantia de dinheiro para suprir com as demandas geradas com a mudança no quadro societário;
- Diminuição de problemas e conflitos: os familiares dos sócios da organização não terão a necessidade de ocupar cargo sem a devida qualificação nem sofrerão com a falta de recursos caso sejam dependentes diretos de um dos sócios;
- Proteção das partes envolvidas: empresa, funcionários, sócios e familiares podem seguir suas vidas normalmente com uma preocupação a menos.
Como apresentado acima, o seguro sucessão empresarial é uma ferramenta de proteção não somente para as empresas interessadas, como também para todo o corpo de colaboradores. Uma alternativa muito eficaz para esses momentos de mudança.
Quais as consequências de não ter um seguro sucessão empresarial?
Quando alguém não opta pela contratação desse tipo de seguro, a primeira coisa que lhe acontecerá é deixar de contar com todas as vantagens citadas acima. Além disso, ao considerar um contexto em que tenha acontecido o falecimento de um dos sócios, será necessário, além de lidar com o luto, ter de encontrar alguém competente para ocupar o cargo em aberto, lidar com a burocracia que esse momento requer e correr atrás de recursos financeiros para manter os custos operacionais da empresa.
Tudo isso pode virar uma bola de neve gigantesca e acarretar em problemas ainda mais graves, podendo culminar na falência da companhia — obviamente, isso depende bastante da saúde da empresa como um todo.
De qualquer modo, contar com um seguro sucessão empresarial só traz benefícios, especialmente em momentos tão críticos como esses. Não deve ser nada agradável ter que lidar com uma situação de luto e ainda ter que se preocupar com assuntos de ordem financeira. Por isso, se precaver para essas situações é o melhor caminho.
Achou este post útil? Gostaria de receber mais conteúdo com este em primeira mão? Então, assine a nossa newsletter. Assim você ficará sempre bem informado.