O seguro residencial home office é uma boa maneira de proteger as instalações e equipamentos que você utiliza para a realização do trabalho a partir de sua casa. Oferece diferentes coberturas, assim como assistências e serviços que você pode incluir, de modo a atender especificamente o que você precisa.
É como o seguro residencial que protege sua casa, mas volta-se para sua estação de trabalho, seus documentos e demais itens do seu home office. Você pode ter proteção para sua casa, assim como para o seu local de trabalho.
Quer saber mais? Continue a leitura e saiba o que é e como funciona o seguro residencial home office.
O que é o seguro home office?
Antes de tudo, considere que o trabalho em home office não consiste apenas em abrir um notebook e navegar pela internet fazendo pesquisas ou qualquer outra atividade. Mobiliário, equipamento, material, documentos, jornada de trabalho e tudo mais estão presentes nessa modalidade.
Essa modalidade costuma ser adotada por profissionais freelancers e profissionais liberais que preferem dispor de seu escritório em casa. Por sua vez, diversas razões têm levado também as empresas a fazerem uso desse tipo de trabalho com seus colaboradores.
O trabalho em sistema home office leva para o ambiente doméstico as atividades que antes seriam realizadas no escritório do próprio profissional ou de uma empresa. Na verdade, quem trabalha nesse modelo, permanentemente ou de modo intermitente, deve possuir sua estação de trabalho.
Assim, o local é como se fosse uma extensão da casa, mas com outra finalidade e dedicado ao seu trabalho. Afinal, o sucesso de uma atividade em home office requer profissionalismo. Caso contrário, as chances de dar errado podem ser grandes e não valer a pena.
Por essa razão, o seguro residencial home office visa garantir a quem trabalha de casa os mesmos tipos de assistências que receberia na empresa tradicional. Com essa visão, sua estação de trabalho, mobiliário e equipamentos estarão protegidos.
Veja agora como funciona o seguro residencial home office. Conheça em seguida as principais coberturas e os benefícios que você pode aproveitar.
Como funciona esse seguro e quais as suas vantagens?
O seguro residencial home office é o mesmo seguro residencial para proteção de sua casa, mas com a atenção voltada especialmente para as suas ferramentas de trabalho. É, portanto, uma especialização do seguro residencial, com vistas a dar suporte indenizatório aos seus instrumentos de trabalho, principalmente..
No entanto, como é totalmente personalizável, o segurado pode dispor de amplas possibilidades de contratar as proteções, assistências 24 horas e serviços que julgar mais adequados à sua realidade. Assim, além da proteção aos seu bens de trabalho, pode desfrutar também de inúmeras opções disponíveis.
Os valores indenizatórios para o caso de uma ocorrência de sinistro costumam ser calculados tomando por base o valor de reconstrução do imóvel, assim como dos bens existentes na residência. Na contratação, a indenização propriamente será função final da opção eleita pelo segurado.
Desse modo, na ocorrência de um sinistro, você será indenizado até o valor que foi contratado. Todas as opções de cobertura e de valores que você fez estarão explicitadas na apólice do seu seguro.
Quais as principais coberturas para o seguro residencial home office?
Como se trata de um seguro residencial, possui um elenco grande de possibilidades. A cobertura comumente mais procurada e mais útil para o trabalho em home office é a que protege o mobiliário, os equipamentos e os objetos utilizados no desempenho do trabalho.
Nesse sentido, os principais agentes de danos ou perdas que poderão ser considerados são, entre outros:
- fumaça;
- incêndio;
- queda de aeronaves;
- explosão;
- contato com água;
- raios;
- descargas elétricas e curtos-circuitos;
- furto qualificado;
- roubo.
Além de coberturas para eventos dessa natureza, o seguro para o trabalho em home office pode dispor ainda de assistências e serviços como:
- instalação de suporte para TV;
- help desk para notebook e aparelhos celulares;
- montagem e mudança do mobiliário entre os cômodos da casa;
- fixação de prateleiras e cortinas no local de trabalho;
- eletricista;
- chaveiro;
- encanador.
O seguro residencial home office vem recebendo de algumas seguradoras um atendimento especial: o help desk. Trata-se de um suporte, que pode ser presencial ou remoto (online), para a solução de problemas técnicos e de informática, muito semelhante ao que uma empresa utiliza em suas instalações.
Por que contratar um seguro residencial home office?
A contratação do seguro residencial home office traz vantagens que não poderiam ser desconsideradas. Assim, veja por que contratá-lo:
- proteção para seu local de trabalho, móveis e equipamentos, entre outros;
- proteção para sua residência (se você ainda não tinha um seguro residencial);
- serviços e assistências que você pode elencar antes da contratação;
- tranquilidade para trabalhar;
- preços bem acessíveis.
Considere, ainda, que se você trabalha para uma empresa, ela mesma pode contratar um seguro home office para o seu caso. Afinal, provavelmente ela estará também fornecendo o equipamento de informática e outros para o desempenho de suas atividades.
Como contratar o seguro residencial home office mais adequado?
A primeira e mais importante medida a ser tomada para a contratação de um seguro é contar com uma corretora de seguros de confiança. Afinal, o seu corretor é a pessoa mais indicada para orientá-lo e trazer até você as melhores opções do mercado, para que você faça a sua escolha.
De toda forma, com relação à seguradora a ser contratada, é importante você conhecer alguns aspectos que caracterizam uma boa parceira de seguros. Assim, seu corretor poderá lhe ajudar informando coisas como:
- os tipos de seguros oferecidos;
- um seguro residencial home office adequado às suas necessidades;
- o valor do prêmio (preço do seguro);
- a idoneidade e como o mercado vê essa seguradora;
- a opinião de clientes.
Como você pôde ver, o seguro residencial home office é uma boa oportunidade para garantir proteção para o seu local de trabalho nessa modalidade. Assim, mobiliário, equipamentos e documentos, entre outros, poderão ser indenizados na ocorrência de um sinistro que traga danos e prejuízos. Afinal, a tranquilidade para realizar suas tarefas em casa precisam do apoio que o seguro oferece.
Gostou deste post? Já conhecia o seguro residencial home office? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.