A aquisição de um novo smartphone é um grande evento. As novas funcionalidades e o desempenho superior são características importantes para quem valoriza seu novo aparelho. Ainda assim, existem alguns fenômenos que podem comprometer a integridade do dispositivo, como quedas acidentais ou furtos.
Contar com um seguro para celular é essencial para evitar esse tipo de prejuízo, além de trazer maior tranquilidade aos usuários. Esse serviço gera diversos benefícios para os segurados, sendo uma ótima alternativa para quem quer proteger seu patrimônio.
Continue acompanhando e entenda de uma vez por todas como funciona o seguro para celular!
O que é o seguro para celular?
Quando você adquire um bem — como os smartphones — consideravelmente caro, é lógico que a primeira coisa a fazer é procurar as melhores formas de proteger seu novo patrimônio. Dessa forma, muitas pessoas investem em acessórios de proteção, como cases e películas para os dispositivos.
O seguro para celular funciona como uma proteção extra para os aparelhos. Ele garante que, em algumas situações — como furto, roubo, quedas acidentais, entre outros — o segurado seja ressarcido de alguma maneira em relação ao prejuízo que ele sofreu.
Quais situações são cobertas por esse serviço?
Com o benefício de ressarcir o segurado em casos de sinistro, existe a dúvida de quais situações são cobertas pelo serviço. Entender como o seguro funciona é essencial para evitar problemas na hora de acioná-lo e garantir seu benefício. Confira as principais coberturas!
Danos físicos
Ninguém está livre de acidentes. Eles podem acontecer até mesmo com as pessoas mais cuidadosas. Dessa forma, o seguro para celular conta com a cobertura básica sobre incidentes em que o aparelho possa sair danificado de alguma forma. Entre eles, podemos listar: danos decorrente da tentativa de furto, quedas, acidentes de trânsito, entre outros.
Caso seu aparelho seja danificado, a seguradora vai orientar a levar em uma assistência técnica especializada. Se ele ficar inutilizável, é possível ressarcir o valor descrito na apólice de acordo com as normas estabelecidas pela empresa. Essa cobertura pode ter franquia.
Roubo ou Furto
O Brasil conta com um alto índice de criminalidade. Essa estatística preocupa grande parte da população, já que a aquisição de um smartphone não é nenhuma brincadeira barata. O seguro para celular possui a cobertura para roubo e caso isso aconteça a seguradora irá repor por um aparelho do mesmo valor ou indenizar até o valor contratado. No caso de roubo é necessário apresentar um BO (boletim de ocorrência) para abrir o sinistro.
Além disso, caso você seja furtado — ou seja, tiver o aparelho subtraído em algum momento do seu dia —, você também pode contar com o prêmio do seguro e evitar grandes prejuízos. Essa cobertura é essencial para quem quer ter mais tranquilidade e reduzir os riscos que a alta criminalidade traz.
Danos elétricos
Viver em um país tropical tem suas desvantagens. A alta incidência de nuvens carregadas de tempestade aumenta drasticamente a ocorrência de curtos circuitos por causa de raios e relâmpagos. Dessa forma, se você vive em algum lugar em que esse cenário acontece com frequência, é essencial contar com alguma forma de proteger seu patrimônio.
Assim como os danos físicos, é possível contratar um seguro para celular com cobertura para danos elétricos, evitando prejuízos caso seu aparelho frite durante uma tempestade. As oscilações de energia também são responsáveis por danificar os dispositivos e constam nas apólices para garantir maior proteção aos smartphones.
Danos líquidos
Outro incidente bastante comum e que estraga os aparelhos é causado por líquidos. Desde um copo d’água derramado por acidente ou um mergulho em uma piscina com o dispositivo em mãos. Essas causas acabam oxidando as placas dos smartphones, inutilizando-os por completo.
Os seguros para celular contam com uma ótima cobertura para esse tipo de incidente. Dessa forma, você consegue minimizar os prejuízos causados em diferentes situações acidentais envolvendo líquidos. Porém, vale lembrar que nem todas as apólices cobrem esse tipo de situação.
Como acionar o seguro para celular?
Se o pior acontecer e você tiver seu aparelho danificado ou subtraído, o primeiro passo é ter calma e entender a situação. De acordo com o que aconteceu, você precisará de documentos para comprovar o sinistro. Em casos de roubo ou furto, o Boletim de Ocorrência é indispensável. Também, é recomendável realizar uma ligação para a operadora, a fim de bloquear o chip e evitar outros transtornos.
Caso o aparelho tenha sido danificado, ele será enviado para uma assistência técnica para averiguar melhor a situação do celular. Comprovado o acidente, é possível seguir o processo para resgatar seu prêmio. Vale lembrar que ao acionar o seguro, o segurado deve pagar o valor da franquia. Essa tarifa é combinada ao contratar o serviço e pode variar de seguradora para seguradora.
Como é feito o pagamento do benefício?
Ao acionar o sinistro é possível reaver uma parte do valor declarado do smartphone. Com isso, o segurado deve pagar o valor de franquia (taxa estipulada de acordo com o modelo do aparelho no ato de aquisição do serviço).
Como foi mostrado, o pagamento do prêmio vai depender muito do sinistro. Em casos de roubo ou furto, o segurado irá receber um novo celular. Porém, isso pode variar de acordo com o contrato e a indenização a ser paga pode acabar sendo limitada de acordo com o modelo do dispositivo.
Agora, caso seu celular tenha sofrido algum dano, ele é direcionado para uma assistência técnica especializada para serem analisadas as condições do aparelho. Ao confirmar o acidente, a seguradora arca com os custos sobre seu reparo. Vale lembrar que caso o aparelho fique inutilizado, a empresa fica responsável pela sua substituição com base nas condições aplicadas sobre a apólice.
Pronto! Agora você já sabe como funciona um seguro para celular! Ao procurar por esse serviço, busque fechar contrato com uma empresa de credibilidade no mercado. Assim, você terá a garantia de que irá contar com as melhores condições e opções, com um serviço adequado às suas necessidades!
Interessou-se em proteger seu patrimônio? Aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores e confira nossas condições!