Você conhece o seguro garantia? Essa modalidade do serviço tem como objetivo a garantia de cumprimento de prazos e valores devidos em contratos e acordos formais. Por isso, ele acaba sendo diferente dos outros tipos de apólice, tendo uma relação direta com o conceito de fiança.
Dessa forma, o seguro garantia tem como público-alvo as empresas privadas, órgãos públicos e pessoas físicas, proporcionando mais segurança durante a finalização de negócios e acordo com outras partes.
Neste texto, apresentaremos mais a fundo sobre o que se trata essa modalidade de seguro, como ela funciona e quais os principais tipos e suas características. Confira!
Seguro garantia: o que é e para que serve?
O seguro garantia foi desenvolvido com uma finalidade muito específica: eliminar a incerteza e tranquilizar as empresas privadas e os órgãos públicos. Esse serviço garante o cumprimento das obrigações estipuladas em contrato.
Com isso, é possível contar com mais proteção contra a falta de compromisso de terceiros em relação às cláusulas contratuais, fornecimento de recursos, entre outras situações.
Por isso, esse serviço é extremamente relevante para garantir o cumprimento de contratos com empreendimentos de todos os portes. Outro destaque desse serviço é a sua capacidade de garantir o fechamento de negócios para as organizações sem comprometer o seu capital.
O principal diferencial do seguro garantia está na forma como esse serviço funciona. Ainda que existam outras opções com funções semelhantes, elas apresentam enormes desvantagens em relação a uma apólice.
Dessa maneira, a seguradora que oferece o serviço atua como uma parceira para a sua empresa, trazendo garantias mais valiosas para o empreendimento e resguardando o seu capital contra possíveis descumprimentos.
Como funciona esse tipo de seguro?
Desenvolvido para trazer mais tranquilidade para as empresas, o seguro garantia serve como uma ferramenta de controle de risco, trazendo a máxima proteção para os empreendimentos. Nele, existem três partes envolvidas durante o processo.
O segurado é a empresa ou órgão público contratante do serviço. Ele é o beneficiário, que pode ser uma pessoa física ou jurídica. Além disso, o foco da contratação pode ir desde a prestação de serviços até a execução de obras. Em seguida, temos o tomador.
Aqui, temos a pessoa jurídica que assume a responsabilidade em relação às cláusulas do contrato referente à entrega de um serviço, ou ainda, ao fornecimento de um material ou bens. Portanto, o tomador é o cliente e parceiro da seguradora, por isso, ele fica como responsável pelo pagamento do prêmio da apólice.
Também temos a seguradora. Essa parte é a responsável pela emissão da apólice ao segurado e garantir o cumprimento das cláusulas do contrato em relação ao tomador. Além disso, é necessário envolver uma corretora de seguros como a última parte nesse processo.
Quais são os tipos de seguro garantia?
O seguro garantia conta com algumas modalidades que variam de acordo com a natureza do segurado. Separamos as principais alternativas e suas características. Confira.
Seguro garantia judicial
Nesse tipo de seguro garantia, temos uma demanda centrada em empresas que estão na fase de conhecimento durante a etapa de execução para eventuais depósitos que o tomador precisa fazer. Por isso, o tipo judicial é utilizado para diferentes usos, como ações judiciais trabalhistas e medidas cautelares.
Aqui, o seguro garantia prevê a cobertura do pagamento de valores enquanto os processos judiciais estão em andamento. Por isso, ele é bastante utilizado como seguro garantia judicial trabalhista.
Seguro garantia imobiliário
A aquisição de um imóvel na planta pode ser um sinal de preocupação para muitos compradores. Com o seguro garantia imobiliário, pessoas físicas e jurídicas podem se ver mais tranquilos, já que a apólice traz garantias caso as obras fiquem paralisadas.
Dessa forma, a indenização pode vir como um ressarcimento sobre as quantias pagas, devidamente corrigidas. Além disso, essa modalidade de seguro garantia também consegue cobrir quaisquer tipos de prejuízos que o segurado tenha relacionado às obras.
Seguro garantia de execução para contratos
Também conhecida como performance bond, esse tipo pode ser utilizado em contratos com diferentes finalidades e tem como objetivo assegurar a cobertura caso ocorra alguma inadimplência por parte de um dos contratantes.
Dessa maneira, o segurado é indenizado com o valor da apólice ou que o executante seja substituído. Além disso, caso essa alteração seja realizada, o seguro pode cobrir as eventuais diferenças no preço.
Seguro garantia de perfeito funcionamento
Nessa modalidade, o seguro garantia permite que o segurado receba uma indenização em situações onde ocorre o recebimento de um produto que não atinge as condições ideais de uso — ou seja, não funciona como deveria.
Dessa forma, caso algum equipamento ou mercadoria apresente falhas, ou necessite de manutenção, o contratante deverá informar à seguradora para receber a indenização fixada na apólice.
Seguro garantia do licitante
Essa modalidade do seguro garantia é mais utilizada em concorrências públicas. Dessa maneira, caso haja alguma recusa da empresa vencedora na hora de assinar os contratos de execução, o licitante segurado poderá receber a indenização devida aos custos processuais. Além disso, o desdobramento desse tipo de situação poderá colocar o segundo colocado na concorrência ou anulá-la.
Quais as vantagens do seguro garantia?
Agora que apresentamos as principais modalidades do seguro garantia, mostraremos as vantagens desse serviço e por que você deve contratá-lo!
Maior custo-benefício
A contratação de um seguro é, sem sombra de dúvidas, uma aquisição com o melhor custo-benefício que você poderá encontrar.
Além de existirem poucas alternativas com opções parecidas com as do seguro garantia, seus valores são muito superiores, trazendo taxas de juros maiores. Nesse serviço, você terá as melhores condições e preços mais baixos, ajudando na redução de custos do seu negócio.
Proteção financeira
Outro ponto que qualquer apólice garante aos segurados é a proteção de seu patrimônio. Ao contratar um seguro, você terá a certeza de que o seu negócio está preparado para lidar com imprevistos, possibilitando centralizar o seu foco em aspectos mais urgentes do empreendimento.
Com o seguro garantia, é possível evitar o bloqueio de dinheiro na empresa, seguindo com o capital de giro disponível para diversas outras finalidades.
Facilidade na contratação
Contratar um seguro não é um processo complicado. Para isso, basta fazer a cotação em uma corretora de sua confiança, informar os dados solicitados e avaliar as condições disponibilizadas para o seu negócio. Hoje, esse processo pode ser feito inclusive pela internet, favorecendo a agilidade e praticidade na hora de adquirir a sua apólice.
Pronto! Como pôde ver, o seguro garantia é um serviço indispensável para quem quer eliminar a incerteza durante o processo de negociação de contratos com outras partes. Adquirir esse serviço é fundamental para resguardar o seu negócio e evitar complicações que podem impactar negativamente no caixa da organização e atrasar o crescimento do empreendimento.
Gostou deste texto? Aproveite para assinar a nossa newsletter e acompanhar em primeira mão mais novidades como esta!