O seguro de vida é um cuidado que todos devem considerar em seu planejamento. Por sua vez, o seguro de vida para empresas PME tem ainda uma significância especial para o segmento das pequenas e médias.
Estender os benefícios de um bom seguro para os sócios e seus colaboradores é uma das melhores iniciativas para a retenção de talentos na empresa. Mas, é bom saber que algumas medidas devem ser tomadas antes da contratação.
Quer saber mais? Leia o artigo e saiba o que considerar para contratar um seguro de vida para PME.
Qual a importância do seguro de vida para PME?
O seguro de vida é, sabidamente, um dos melhores benefícios que a empresa pode oferecer aos seus colaboradores. Na verdade, junto com o plano de saúde, constitui um dos fortes retentores de talentos na organização, assim como um atrativo para os novos.
Para os colaboradores
O seguro de vida é capaz de oferecer mais segurança e tranquilidade emocional para os funcionários, sobretudo em relação à preocupação que normalmente se tem com os familiares. Além disso, é também um importante instrumento de planejamento e proteção financeira familiar.
Além da indenização no caso de óbito, o seguro de vida também pode fornecer auxílio funeral para o segurado. Ainda podem compor os benefícios um extenso elenco de coberturas adicionais, além de diversos serviços de assistência.
Na PME, um seguro de vida é particularmente um instrumento de fortalecimento da autoestima dos colaboradores. É um incremento muito forte para o colaborador dentro de um programa de qualidade de vida ou de desenvolvimento do clima organizacional.
Para a organização
Benefícios dessa natureza, pelo efeito que provocam nos colaboradores, se traduzem em maior engajamento e melhor desempenho da equipe. O resultado do sentimento de cuidado e pertencimento costuma aparecer na melhoria da produtividade.
O patrimônio da organização também fica protegido na ocorrência de acidentes do trabalho, além de reduzir a incidência de processos trabalhistas. Em diversos segmentos, por força de acordo sindical, as empresas precisam contratar o seguro de vida.
No entanto, o diferencial que cada empresa pode construir está nas coberturas e serviços adicionais que pode oferecer aos seus colaboradores, incrementando seu pacote de benefícios. Essa é uma prática que fortalece a imagem da organização.
Um resumo das possibilidades de proteção de um seguro de vida PME pode ser assim apresentado:
- indenização por morte acidental;
- indenização por invalidez permanente ou funcional;
- indenização por doenças graves;
- assistência funeral;
- cesta natalidade;
- suporte a vítimas de sequestro;
- possibilidade de inclusão de cônjuge e filhos;
- serviços de assistência diversos.
O que considerar ao contratar um seguro de vida para PME?
Algumas informações devem ser obtidas e medidas precisam ser consideradas quando se vai contratar um seguro de vida PME. Veja a seguir as principais.
Vínculo com a empresa
Todos os colaboradores incluídos na apólice do seguro de vida PME precisam comprovar o vínculo formal com a organização. Por sua vez, os nomes dos sócios devem constar do contrato social da empresa.
Limites de idade
As seguradoras adotam diferentes limites de idade para a contratação de seguros de vida, quase sempre entre os 14 e os 70 anos de idade. Assim, é preciso verificar os valores de idade adotados.
DPS
A Declaração Pessoal de Saúde (DPS) é um questionário que precisa ser respondido para dar início ao processo de contratação do seguro de vida. As questões (perguntas) apresentadas na DPS visam qualificar os hábitos e a situação de saúde do contratante.
Prazo contratual para cancelamento contratual
O contrato do seguro de vida pode ser cancelado por inadimplência. Para esse fim, no entanto, a seguradora deve antes avisar o segurado da falta de pagamento e informar do prazo de que este dispõe para regularização da situação sem perda da apólice.
Acionamento da seguradora
De modo geral, as seguradoras mantêm uma central de atendimento pela qual o segurado pode fazer o acionamento no caso de sinistro. Nesse caso, basta dispor do número telefônico. Da mesma forma, o uso de e-mail também é utilizado com o mesmo fim.
Reajuste do seguro
Um seguro de vida, ao longo do ano, pode ver sua previsão de indenização corroída pela inflação. Assim, para administrar as desvalorizações provocadas, o capital segurado e o respectivo prêmio do seguro poderão ser atualizados a cada ano do contrato.
Para isso, é utilizado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IPCA/IBGE). Na ausência deste índice, será utilizado o Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC/FIPE) para reajuste do seguro de vida.
Coberturas obrigatórias
Por força de acordos sindicais em alguns segmentos, existem coberturas obrigatórias que devem estar incluídas no seguro de vida dos colaboradores de uma empresa. É importante para a organização verificar quais são essas coberturas para que façam parte do seguro contratado.
Quais os diferenciais da Pulso Seguros?
Existem diferentes corretoras de seguros, mas, em função dos diferenciais que apresenta, a Pulso Seguros é a sua melhor opção. Veja a seguir os motivos para essa escolha.
Corretor especializado
Uma das principais vantagens que os clientes da Pulso desfrutam é o atendimento realizado por um corretor especializado. O profissional que vai atendê-lo é capacitado e habilitado para a venda adequada de seguros.
Isso significa que o seu corretor Pulso dispõe de um conhecimento acima da média, assim como de experiência reconhecida no mercado de seguros. Dessa forma, é capaz de orientar detalhadamente e apresentar as vantagens e desvantagens de cada opção para a sua escolha.
Auxílio na utilização de serviços e em caso de sinistro
O corretor de seguros também possui conhecimento e informações próprias suficientes para serem de grande ajuda para o contratante. Assim, ressalta-se, por exemplo, a hora de utilizar os serviços de assistência oferecidos pela empresa de seguros ou a ocorrência de um sinistro.
Essa facilidade resulta do conhecimento dos detalhes das coberturas e do entendimento de como elas funcionam na prática. É uma ajuda a mais que se aplica às empresas de qualquer segmento de mercado.
Facilidade de contratação
O seguro de vida PME da Pulso Seguros é um seguro de fácil contratação. Suas modalidades mais ofertadas são:
- capital global: oferece a mesma proteção e limite para todos os colaboradores;
- múltiplo salarial: a empresa define um múltiplo salarial que será multiplicado pelo salário do colaborador e definido como cobertura no caso de sinistro;
- capital uniforme: a empresa define o valor da cobertura que será igual para todos.
Adesão compulsória ou facultativa
A adesão ao seguro de vida pode ser de dois tipos:
- compulsória: todos os colaboradores precisam estar no seguro e a empresa pode custear 100% do valor do seguro;
- facultativa: os funcionários decidem se querem ou não o benefício e fica por conta do colaborador que optar pelo seguro o pagamento do mesmo ou, como em alguns casos, a empresa pode participar com uma parte do pagamento.
Como você pode ver, o seguro de vida para empresas PME oferece diversos benefícios para a organização e seus colaboradores, mas requer algumas iniciativas antes da contratação para que os resultados sejam os esperados, ou seja, poder escolher a melhor opção para a organização.
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