Construir uma família grande e feliz é um sonho de muitos. Ser capaz de providenciar o necessário para ter uma vida em paz para aqueles que ama é uma conquista e tanto. Porém, não temos controle sobre nosso destino e, infelizmente, não sabemos nossa hora de deixar aqueles que amamos.
O seguro de vida é um serviço essencial para termos a certeza de que, caso o pior aconteça, não deixaremos as pessoas próximas desamparadas financeiramente. Nesse serviço, é possível adicionar membros da sua família ou até mesmo amigos próximos.
Mas, afinal, o que acontece com o seguro de vida na partilha do divórcio? Continue acompanhando e tire suas dúvidas sobre o assunto!
Quais as diferenças entre seguro de vida e herança?
Antes de mais nada, é preciso ressaltar a diferença entre o seguro de vida e a herança. Ambos têm a mesma finalidade, que é amparar as pessoas quando um ente querido acaba nos deixando. Mas, ainda assim, existe uma grande diferença entre os dois conceitos.
A herança é um direito daqueles que são considerados herdeiros do falecido. Isso significa que nela pode estar incluído dinheiro, patrimônios, bens e até mesmo dívidas.
O seguro de vida é um contrato que a pessoa faz em vida com a seguradora por intermédio de uma corretora de seguros. Então, o segurado realiza o pagamento do prêmio como uma forma de entrada. A seguradora, por sua vez, se obriga a realizar o pagamento do valor em caso de sinistro.
Como fica o seguro em caso de divórcio?
É durante a contratação do serviço que você define os beneficiários. Por esse motivo, seu seguro de vida na partilha do divórcio vai permanecer da forma que você optou quando contratou a apólice. Ainda assim, você tem a opção de atualizar as informações junto à seguradora e retirar o nome do ex-cônjuge.
Vale lembrar que, caso você não nomeie ninguém como beneficiário, em caso de divórcio, apenas seus herdeiros serão contemplados. Caso contrário, metade do capital segurado é repassada para o conjugue não separado judicialmente.
Caso você tenha filhos com o ex-cônjuge, pode ser interessante deixar seu ex-companheiro como beneficiário. Assim, caso algo aconteça com você, o capital segurado pode servir para suprir as necessidades das crianças, por exemplo.
Qual a importância de manter as informações atualizadas?
Muita coisa pode mudar desde o momento em que você contratou o seguro de vida até os dias atuais. Por isso, manter suas informações atualizadas é muito importante para garantir que o capital segurado irá para as pessoas certas.
Ter a certeza de que aqueles com quem você se preocupa vão estar amparados é essencial para ter uma vida melhor. Portanto, procure realizar alterações nas informações sempre que for preciso para evitar problemas posteriores.
Pronto! Agora você viu como funciona o seguro de vida na partilha do divórcio! Não deixe para a última hora. Ao contratar esse serviço, você pode aproveitar melhor a vida. Ele conta com um ótimo custo-benefício, trazendo mais tranquilidade e proteção financeira para os segurados.
Gostou deste conteúdo? Não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!