Seguro é uma proteção que não pode ser desconsiderado, especialmente quando se trata do veículo da família. Uma dúvida que costuma surgir para o proponente é se o seguro de carro cobre incêndio e em quais condições.
Existem situações que podem resultar em um incêndio no veículo, como um curto-circuito, uma descarga elétrica ou até mesmo uma atitude de vandalismo. São ocorrências distintas com posicionamentos diferenciados por parte das seguradoras.
Quer saber mais? Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre seguro de carro para cobrir incêndio.
Qual a importância do seguro auto?
Quando um veículo passa por uma experiência de incêndio, os danos podem ser muito grandes e os prejuízos também. A importância da cobertura contra incêndio para o seu carro segue o mesmo raciocínio para os seguros em geral: esteja preparado, uma vez que sempre pode acontecer.
Por sua vez, o seguro auto com cobertura contra incêndio apresenta uma relação custo-benefício bem vantajosa para o segurado. Afinal, você investe um pouco para evitar grandes despesas para custear os prejuízos.
Além disso, o seguro auto quando é acionado em razão de incêndio, quando o dano for maior que 75% do valor do veículo não exige franquia, isto é, aquela parte das despesas que devem ser pagas pelo próprio segurado. É, portanto, mais uma vantagem, ficando tudo por conta da seguradora.
Existe cobertura para incêndio no seguro auto?
A resposta é simples: sim, existe e faz parte do seguro na cobertura básica. O sinistro incêndio não é muito comum como outras ocorrências, mas, quando acontece, geralmente provoca prejuízos consideráveis, além do tempo necessário para recuperação quando não houver perda total.
A perda total, conhecida pela sigla PT, é assim classificada quando os danos provocados pelo sinistro exigem despesas de recuperação maiores que 75% do valor do carro. Até esse valor, a seguradora providenciará o conserto.
No entanto, se ultrapassar o valor correspondente aos 75%, o segurado é indenizado até o limite contrado. Para esse fim, é utilizada a chamada Tabela FIPE, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Essa tabela consolida os preços médios dos veículos oferecidos no mercado nacional no período considerado. É uma referência, não apenas para as seguradoras, mas para o próprio mercado de veículos no Brasil.
De toda forma, algumas situações não são cobertas pelas seguradoras, como, por exemplo, o incêndio criminoso. Isso porque a cobertura contra incêndio ampara tão somente situações consideradas acidentais e, o vandalismo, por exemplo, não se enquadra em acidente.
Desse modo, uma falha mecânica ou elétrica que leve a um início de incêndio no veículo, ou a incidência de um raio, descarga elétrica ou explosão acidental que atinja o carro são situações cobertas. Por sua vez, vandalismos e atos dolosos, até do próprio segurado, não encontram proteção do seguro.
Considere que a cobertura contra incêndio pode ser obtida por dois caminhos no seguro auto:
- cobertura básica: roubo, furto e incêndio;
- cobertura compreensiva: roubo, furto, incêndio e colisões.
Existem ainda diferentes outras coberturas que podem ser incluídas na apólice, assim como assistências e serviços. Por essa razão, o seu corretor de seguros traz até você as melhores opções disponíveis no mercado para que você faça a sua escolha em conformidade com suas reais necessidades.
O que fazer ao observar um início de incêndio no carro?
Se você estiver dirigindo e observar cheiro de queimado ou fumaça no carro, pare o veículo, acione o pisca alerta. Se for um pequeno princípio de incêndio localizado e restrito a uma parte do veículo, faça uso do extintor conforme for indicado.
Fora isso, não vale enfrentar o risco de uma explosão. Assim, havendo fogo com maior intensidade, afaste-se logo do veículo e sinalize como puder. Nesses casos, é comum pessoas pararem para ajudar de alguma forma.
Acione o Corpo de Bombeiros por meio de ligação telefônica para o número 193, válido para todo o território nacional. Em seguida, entre em contato com a seguradora e informe do ocorrido e as medidas tomadas, além de procurar se informar sobre o que você deve fazer.
Havendo possibilidades para isso, faça imagens do veículo com o celular, por exemplo. Posteriormente, registre um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia mais próxima. As medidas seguintes serão por conta da seguradora. Surgindo novas demandas, você deve ser avisado e orientado.
É sempre importante manter o seu corretor informado desde o primeiro momento. Ele poderá ser de grande ajuda, especialmente se as condições forem limitantes no momento. Assim, logo que acionar o Corpo de Bombeiros, entre em contato com o corretor e informe do ocorrido.
O que considerar na contratação de um seguro auto?
A contratação de um seguro auto se faz para garantir proteção e amparo para diferentes situações que você poderá enfrentar no dia a dia. Portanto, é preciso fazer o seu seguro com uma seguradora sólida e bem situada no mercado.
Para esse fim, o primeiro passo é contar com uma corretora de seguros experiente e de confiança. Leve em conta que seu corretor de seguros será o seu grande parceiro na identificação das melhores propostas no mercado, mas também sempre que você necessitar.
De toda forma, é importante você atentar para as seguintes medidas:
- identifique o perfil das pessoas que dirigirão o carro e elenque suas necessidades;
- avalie as diferentes possibilidades do seguro e suas coberturas;
- verifique as coberturas adicionais disponíveis e necessárias;
- conheça os serviços e assistências disponíveis que atendam sua realidade;
- avalie os valores da franquia e do prêmio;
- considere o seu planejamento financeiro.
Considere a Pulso Seguros sua parceira nessa hora, com um seguro auto cobrindo roubo, furto, batida, incêndio, enchente e acidentes em geral. A Pulso Seguros oferece assistência 24 horas com um elenco grande de serviços que darão o suporte que você sempre pode precisar para casos de pane seca, pane elétrica, necessidade de guincho, chaveiro e muito mais.
Como você pôde ver, o seguro de carro cobre incêndio e você deve atentar para essa cobertura e suas características, conforme a seguradora que contratar. Leve em conta que incêndios provocados por ações de vandalismo, com características criminosas ou por má-fé não encontrarão amparo na cobertura.
Para saber mais e encontrar o melhor seguro para o seu carro, entre em contato com a Pulso Seguros.