Você sabia que o seguro condomínio é um serviço obrigatório por lei? Ele é fundamental para trazer mais segurança e ajudar a proteger o patrimônio e moradia das pessoas, evitando grandes prejuízos caso algum evento ocorra.
Como grande parte dos condomínios não são administrados por profissionais, é fundamental assegurar que a edificação está coberta por esse tipo de apólice para ter mais tranquilidade para o seu dia a dia e evitar dores de cabeça com problemas além do seu controle.
Neste texto, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o seguro condomínio e a sua importância. Confira!
O que é o seguro condomínio?
Esse serviço é uma modalidade capaz de cobrir as possíveis avarias causadas à estrutura dos condomínios e aos demais objetos pertencentes à edificação. Segundo o Decreto-Lei 73/1966 (artigo 20) da Lei 4.591/1964 (artigo 13), esse seguro é obrigatório em conjuntos de prédios residenciais, horizontais ou verticais, comerciais, shoppings e escritórios.
Além disso, esse serviço precisa cobrir, ao menos, risco de incêndio, explosões e acidentes que danifiquem ou comprometam parcial ou completamente a estrutura da edificação. Portanto, a quantia assegurada na apólice deve ser capaz de ressarcir os gastos com a reconstrução do condomínio e manter a rotina das pessoas segura.
Além disso, o seguro condomínio deve ser feito em um período de até 120 dias após a permissão de habitação. Os responsáveis pelo prédio — como os síndicos ou empresas terceirizadas — podem responder criminalmente caso algum evento ocorra e seja comprovado que a cobertura escolhida era insuficiente para os sinistros básicos, como consta na lei.
Qual a diferença entre o seguro condomínio e o residencial?
Antes de tudo, devemos deixar claro que o seguro condomínio e o residencial não são a mesma coisa. No caso do primeiro, ele apresenta restrições sobre os objetos pessoais dos moradores da edificação e tem como objetivo proporcionar mais segurança sobre possíveis eventos causados para restaurar a normalidade das áreas de habitação. Isso significa que quaisquer acidentes causados dentro dos apartamentos não são cobertos nessa apólice.
O seguro residencial, por sua vez, é direcionado a eventos ocorridos nas habitações, como danos causados por incêndio, quedas de raios e explosões. Nesse caso, caso contratado, a apólice pode cobrir o pagamento do aluguel enquanto o apartamento é reconstruído, além de ressarcir avarias de objetos utilizados pelos moradores.
Qual a sua importância?
Considerando a obrigatoriedade do seguro condomínio para as edificações, é fundamental conhecer a fundo o funcionamento desse serviço. Confira as suas principais coberturas e como elas ajudam a proteger os prédios!
Cobertura para incêndio
Como mostramos, contar com um seguro é fundamental para trazer mais tranquilidade e segurança à rotina das pessoas. Por isso, esse serviço é fundamental para garantir as melhores condições de convívio em um condomínio e evitar preocupações caso o pior aconteça.
A cobertura contra incêndios é capaz de cobrir as áreas comuns, equipamentos pertencentes à edificação e toda a estrutura do prédio. Assim, é possível reduzir os prejuízos causados por esse tipo de evento e reconstruir as áreas habitacionais do prédio para restaurar a ordem natural do condomínio.
Para acionar o seguro, o incêndio deve ser originado por determinadas causas cobertas pela apólice, por exemplo, curto-circuito e eventos naturais ou imprevistos, como raios, explosões, quedas de aeronaves, entre outros.
A cobertura contra incêndio faz parte dos serviços básicos e obrigatórios que os condomínios devem contratar para garantir a proteção e segurança de todos os moradores. Ainda assim, eles devem ter consciência que, caso seus pertences sejam danificados em um incêndio, o seguro condomínio não vai cobrir esse dano. Por isso, é fundamental a contratação de um seguro residencial para evitar grandes prejuízos em cenários como esse.
Cobertura em caso de roubo
Quem achou que apenas pessoas nas ruas estavam sujeitas a furtos e roubos está muito enganado. É bastante comum a ocorrência de subtração de bens dentro de prédios e apartamentos. Por isso, o seguro condomínio é uma peça muito importante para aliviar a tensão na edificação e proporcionar um meio de reduzir significativamente os prejuízos que esse sinistro causa — e que podem ser refletidos para os moradores caso não sejam mitigados.
A cobertura contra roubos é uma cobertura adicional, mediante pagamento de prêmio adicional e exige que os responsáveis realizem alguns procedimentos para acionar o sinistro. Por isso, após contestar o crime, é necessário fazer boletim de ocorrência e comprovar que os objetos realmente faziam parte do condomínio e assegurar a sua origem de compra.
Vale ressaltar que itens pessoais não estão inclusos nas apólices. Nesse caso, apenas objetos essenciais para o funcionamento do condomínio são considerados, como televisão, produtos de área de lazer, equipamentos de academia, entre outros.
Cobertura para falhas elétricas
Alguns eventos naturais, como chuvas fortes e tempestades, podem ser responsáveis por falhas elétricas em diferentes aparelhos usados dentro do condomínio. A sobrecarga de energia nas redes pode causar avarias nos objetos de uso comum, muitas vezes, tornando-os inutilizáveis após o ocorrido.
A cobertura para falhas elétricas é capaz de cobrir esse tipo de prejuízo e ressarcir o condomínio. Assim como no caso de incêndios, esse serviço está restrito apenas aos objetos em posse da edificação — não se estendendo aos itens dos moradores.
As apólices de seguro condomínio também deixam claro que as falhas elétricas provenientes de outros eventos, como infiltrações, não podem ser ressarcidas. Por isso, a manutenção da edificação é fundamental para o conforto e a segurança de todos.
Quais os benefícios desse serviço?
Como foi mostrado, contar com um seguro é fundamental para eliminar a preocupação do seu dia a dia. Ele serve como uma precaução contra eventos que vão além do controle das pessoas, trazendo mais conforto aos segurados.
Um seguro condomínio combinado com o residencial pode proteger totalmente o seu patrimônio e evitar prejuízos que muitas vezes geram dívidas enormes. Dessa forma, você pode aproveitar melhor os momentos da sua vida sem se preocupar com gastos imprevistos.
O seguro condomínio é obrigatório, mas isso não significa que você deve contratar qualquer serviço encontrado no mercado. Procure contar com uma empresa especialista para fechar um ótimo negócio. A Pulso Seguros tem uma equipe extremamente capacitada para orientar as suas decisões no que é melhor para o seu patrimônio.
Acesse o nosso site, confira o nosso portfólio de serviços e veja como nós podemos trazer mais tranquilidade e segurança para o seu dia a dia!