É inegável que o cenário atual causado pela pandemia trouxe sérios impactos à vida das pessoas. A mudança repentina na rotina como meio de se adaptar ao Covid-19 trouxe sérios problemas a nossa saúde mental em diferentes níveis. As atividades que antes eram rotineiras, hoje, devem ser evitadas ao máximo.
Uma simples compra em supermercado exige um cuidado minucioso para assegurar a própria saúde e dos familiares. Além disso, as recomendações dos órgãos especializados é para ficar o máximo em casa, evitando passeios e outras atividades que envolvam aglomerações. São tantas informações essenciais para nossa sobrevivência que tivemos que absorver em tão pouco tempo que acabou dificultando a adaptação a essa nova realidade.
Continue acompanhando e entenda como a pandemia vem impactando a saúde mental das pessoas e como você deve se preparar emocionalmente.
Qual a importância de se preparar emocionalmente durante a pandemia?
Todo cuidado é pouco quando se trata da nossa saúde. Por isso, o preparo emocional foi a base que muitas pessoas usaram para conseguir se manter sãs durante um período tão caótico quanto o que vivemos. A pandemia afetou a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, gerando sérios impactos na economia de diversos países.
O isolamento pode ser muito prejudicial à saúde mental das pessoas, principalmente para aqueles que já têm algum quadro, como depressão, TDAH etc. Ainda que a recomendação indiquem a reclusão em casa, evitando ao máximo ir às ruas — com algumas exceções, como para realizar as compras do mês ou ir ao médico — muitos acabam sofrendo com a falta de interação humana no dia a dia.
Por isso, ao se preparar emocionalmente durante a pandemia, é possível mitigar os efeitos negativos que a quarentena traz à saúde mental. Ainda assim, sabemos que esse processo não é fácil e que muitos não são capazes de se adaptar com a mesma facilidade que os demais. Portanto, a solidariedade com amigos e familiares é um ponto fundamental para manter a integridade mental daqueles que amamos.
Ainda que as recomendações orientem a população a evitar o contato humano, a tecnologia se tornou uma forte aliada. Assim, podemos ainda nos comunicar e manter contato, mesmo que de forma digital, com as pessoas próximas e evitar a solidão causada pela pandemia.
Como a pandemia afeta a saúde mental?
Confira, agora, os principais impactos da pandemia na saúde mental das pessoas.
Causa medo
O Covid-19 trouxe um cenário muito delicado às nossas vidas. O contato humano que sempre foi algo extremamente normal na rotina de todos se tornou um perigo extremo à saúde. Assim, muitas pessoas acabam ficando reclusas em seus lares, com medo da contaminação e das consequências que essa doença pode trazer.
Além disso, a preocupação com amigos e parentes é constante, já que o Covid-19 pode levar os infectados a óbito. Assim, tememos constantemente não apenas pela nossa segurança, mas também pela proteção daqueles próximos.
Aumenta a possibilidade de depressão
Ainda que existam opções de se conectar a outras pessoas — como o home office ou os softwares de videochamadas — elas não transmitem a mesma sensação de convívio. A rotina de trabalho, por exemplo, traz um ambiente propício para a produtividade e crescimento profissional. Além disso, o happy hour sempre foi o momento de se encontrar com os amigos e descontrair depois de um dia cansativo.
Por isso, a reclusão vem se mostrando ser algo atormentador. Ficar sozinho dentro de casa durante a pandemia pode ser muito perigoso, principalmente para as pessoas que já sofrem com depressão. A falta de uma rotina saudável traz sérios impactos à saúde mental, aumentando a possibilidade dessa doença.
Dificulta o relacionamento com outras pessoas
Durante o período de pandemia, ficou muito mais difícil se relacionar com as pessoas, principalmente com aquelas que convivem conosco. A possibilidade de contaminação se tornou a razão disso. Simples demonstrações de afeto não são mais tão comuns, como os abraços.
Isso acaba estreitando a forma como nos relacionamos com as pessoas próximas, causando o distanciamento social mesmo dentro de casa. Ainda que exista um grande afeto entre os familiares e cônjuges, a pandemia trouxe dificuldades de interação entre as pessoas do mesmo lar de forma significativa.
Causa irritabilidade
Ficar recluso não é uma prática muito saudável. A falta de convívio com outras pessoas pode impactar nosso humor de uma forma muito séria. Isso pode ser mais observado nos mais jovens, como crianças e adolescentes.
A falta de paciência para as coisas é um impacto negativo causado pela pandemia na nossa saúde mental. Esse cenário puxa cada vez mais as pessoas aos seus limites, fazendo com que qualquer motivo seja um gatilho, causando nervosismo e stress como consequência.
Aumenta a insegurança
No meio desse cenário caótico, surgiram várias situações que podem trazer a insegurança na vida das pessoas. Uma delas é a falta de atividades físicas que, consequentemente, gera um aumento de peso. Além disso, a falta de um convívio profissional no ambiente de trabalho também pode ser desgastante para a saúde mental.
Ter contato com os colegas de empresa é uma forma de se manter atualizado sobre o segmento de atuação. Assim, é possível se manter relevante e observar melhor como o mercado está para tomar decisões mais eficientes. Ainda que o trabalho home office seja uma ótima solução durante a pandemia, muitos podem sofrer com a síndrome do impostor, aumentando a sua insegurança em relação às suas habilidades profissionais.
Como aliviar os impactos da pandemia?
Tratar a sua saúde mental é essencial para melhorar sua qualidade de vida. Por isso, o recomendável é que você encontre formas de praticar exercícios físicos, mesmo que de forma limitada. Existem formas de realizar atividades, mesmo dentro de um apartamento, como o ioga ou pilates.
Além disso, contar com o auxílio de um especialista pode ser uma alternativa para ajudar durante esse período nebuloso. São pequenas ações como essas que podem nos ajudar no relacionamento com nossos familiares, evitando os desgastes que o Covid-19 vem trazendo à população.
Pronto! Viu como a pandemia vem impactando a saúde mental das pessoas? Todo cuidado é essencial durante essa turbulência que o mundo está enfrentando. Com a solidariedade e empatia, sairemos vitoriosos dessa quarentena, podendo aproveitar os momentos preciosos ao lado daqueles que amamos.
Gostou deste texto? Então, não deixe de curtir e acompanhar a nossa página no Facebook para ver mais conteúdos como este!