Em março comemoramos o Dia da Mulher. Esse é um mês para fortalecermos a importância do papel feminino, tanto no ambiente familiar quanto no ambiente de negócios. Porém, o cuidado com a saúde feminina e a reflexão sobre o seu papel na sociedade é um exercício que não deve se restringir a uma única data.
Priorizar a saúde feminina é um compromisso individual, sendo uma responsabilidade das empresas e que precisa estar presente durante o planejamento e os projetos ao longo de todo o ano.
Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo especial com dicas de como alcançar o equilíbrio entre a saúde feminina e os negócios. Essas dicas foram pensadas por mulheres e para mulheres e podem servir como inspiração para pessoas e empresas. Acompanhe e descubra!
Busque o autoconhecimento
A saúde feminina vai muito além da questão física, hoje, cada vez mais presentes em espaços que antes eram restritos aos homens, as mulheres acabam sofrendo uma pressão excessiva, influenciando em sua saúde mental.
Por isso, a nossa primeira dica: invista no autoconhecimento. Sabemos que não é simples, mas existem pequenos passos que podem auxiliar ao longo deste processo. Veja:
- conheça seu corpo e esteja atenta aos sinais que ele envia, por isso, realize os seus exames preventivos e consulte médicos regularmente;
- aprenda a identificar os seus limites, percebendo o que te causa estresse e buscando mecanismos de gerenciamento dessas situações. Como você lida com as situações é mais importante do que as situações propriamente ditas;
- priorize o sono, afinal, o descanso é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e mente;
- pratique atividades físicas e escolha aquelas que tragam prazer e encontre uma atividade que faça bem ao seu corpo e mente, praticando-a regularmente.
Dê atenção para a sua saúde mental
A saúde mental é fundamental na manutenção da sua qualidade de vida. Uma mente saudável permite lidar com diferentes emoções de maneira positiva, impedindo que elas impactem negativamente na sua vida pessoal e profissional.
Manter a mente equilibrada pode ser um verdadeiro desafio, principalmente se você lida com desafios tanto no ambiente familiar quanto no ambiente profissional. A seguir, destacamos algumas ideias que podem auxiliar no cuidado com a sua saúde mental. Confira:
- crie momentos de relaxamento, praticando meditação, ioga ou outras práticas que te ajudem a aliviar o estresse. Esses momentos são muito particulares, em alguns casos basta ficar sozinha em silêncio, ouvir uma boa música, ler um livro ou estar na companhia de pessoas que você gosta. Descubra o que funciona para você e comece a incluir essas atividades na sua rotina;
- compartilhe seus sentimentos, você pode fazer isso conversando com amigos ou familiares. A terapia é uma ótima fonte de autoconhecimento e promoção da saúde mental, por isso, pode ser interessante buscar o suporte de profissionais.
Saiba dizer não
Pode parecer um conselho óbvio, porém, muitas mulheres sentem dificuldade de dizer “não”. Aqui, a dica é simples: não se sobrecarregue com tarefas e responsabilidades que vão além dos seus limites, saiba dizer não sempre que julgar necessário e não se sinta culpada por isso.
Para ajudá-la neste processo, aprenda a priorizar suas necessidades, crie agendas, reserve um tempo diário para cuidar de você, seja fazendo academia, andando de bicicleta, lendo um livro, tomando um café com as amigas, planejando viagens, fazendo terapia ou ioga.
O esgotamento profissional é um problema sério, que atinge muitas mulheres. Em boa parte, esse fenômeno está relacionado ao excesso de atividades e dificuldade de dizer não.
A capacidade de dizer não está diretamente relacionada com a sua habilidade de delegar tarefas. Por isso, aprenda a confiar nas outras pessoas e distribua as atividades para aqueles que podem ajudá-la, isso vale tanto no ambiente profissional quanto no ambiente doméstico.
Defina suas prioridades
Saber dizer “não” e buscar o autoconhecimento são duas habilidades que trazem uma relação direta com a capacidade de definir prioridades e organizar a rotina. Pensando nisso, listamos algumas dicas de organização que vão facilitar o seu a dia a dia:
- liste todas as suas tarefas e classifique-as por importância e urgência;
- crie um cronograma que permita conciliar os seus objetivos profissionais e pessoais;
- não tente fazer tudo ao mesmo tempo, comece com metas pequenas e vá aumentando gradativamente;
- reserve tempo para atividades que te tragam prazer e bem-estar;
- distribua as tarefas ao longo do dia, semana e mês, definindo horários específicos para cada uma;
- não tente fazer tudo de uma vez, reserve tempo para imprevistos e descanso; e,
- use ferramentas como agendas, aplicativos, listas de tarefas e calendários para manter o controle de suas atividades.
O objetivo é criar uma rotina que funcione para você, por isso, experimente diferentes técnicas e encontre o que funciona melhor.
Não desista se você não conseguir se organizar perfeitamente no início, a organização é um processo que leva tempo e prática e o mais importante é ser consistente e manter o foco em seus objetivos.
Busque o equilíbrio
Equilíbrio é fundamental, conciliar a carreira com o cuidado à saúde feminina, física e mental exige autoconhecimento e planejamento. A boa notícia é que existem diversas ferramentas que podem auxiliar nas suas escolhas e que o grande segredo está em executar suas atividades sem cobrança.
Uma mulher saudável e feliz é uma profissional mais produtiva e realizada e também é uma mãe e companheira mais feliz. Priorizar seu bem-estar é fundamental para o sucesso em todas as áreas da sua vida, por isso, cuide de você.
Assuma o controle da sua saúde física e mental, busque o equilíbrio entre seus objetivos profissionais e pessoais, e inspire outras mulheres a fazerem o mesmo. O sucesso na carreira e na família está muito mais relacionado à sua habilidade de criar momentos felizes e pequenas realizações, do que atingir metas impossíveis.
Juntas, podemos construir um mundo onde as mulheres sejam livres para alcançar seu potencial máximo e um ambiente no qual elas definam aonde querem chegar. O sucesso depende dos interesses e objetivos pessoais de cada uma.
Gostou deste artigo sobre saúde feminina? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e confira outros artigos e conteúdos sobre proteção e cuidado.