As organizações têm à sua disposição no mercado formas de garantir proteção à saúde de seus colaboradores. Assim, a contratação de um plano de saúde ou de um seguro saúde empresarial está entre as inciativas de gestão mais importantes que devem ser tomadas.
Dessa maneira, resultam da oferta do benefício vantagens para os colaboradores e para a própria empresa. No entanto, qual o melhor caminho para efetivar esse instrumento de melhoria do clima organizacional e da produtividade nos negócios: plano ou seguro saúde?
Continue a leitura e saiba escolher a proteção certa para oferecer aos seus funcionários.
Seguro saúde: Importância do benefício de proteção à saúde
Os cuidados voltados para a proteção da saúde são indispensáveis por sua própria natureza. Assim, as iniciativas da empresa em relação à concessão de benefícios que reforcem essa atenção são sempre muito bem-vindas.
Por outro lado, questões de saúde costumam ser responsáveis por grande número de faltas e afastamentos. O resultado é uma queda no desempenho das equipes, muitas vezes com redução na qualidade e na produtividade alcançadas.
Dessa forma, é essencial garantir equipes tranquilas com relação ao benefício de proteção à saúde. Na verdade, é um importante fator de manutenção dos talentos da empresa, assim como se constitui em elemento-chave para uma boa produtividade.
Diferença entre seguro saúde empresarial e plano de saúde
Para a Agência Nacional de Saúde (ANS), o seguro saúde tem a mesma natureza de um plano privado de assistência médico-odontológica. No entanto, existe uma diferença marcante entre o seguro saúde empresarial e o plano de saúde no que se refere às consultas, exames e internações.
No caso do seguro saúde, a regra é o reembolso das despesas havidas com assistência médica, odontológica, laboratorial e hospitalar. Por sua vez, com o plano de saúde esse direito ao reembolso quase sempre é uma exceção.
Assim, a facilidade de poder escolher onde e por quem ser atendido é uma vantagem típica do seguro saúde. Nesse caso, o valor limite da opção é o que foi estipulado no contrato do seguro, fazendo variar o prêmio (mensalidade) em função dos limites contratados.
Outra diferença entre os dois tipos de proteção à saúde é a natureza do contratante. Assim, o seguro saúde empresarial só pode ser contratado por pessoa jurídica (empresa), enquanto que o plano de saúde não apresenta essa limitação.
Finalmente, o plano de saúde limita a assistência à própria rede ou a uma rede credenciada. Por sua vez, o seguro, além da liberdade de escolha, oferece também uma rede referenciada para o atendimento ao segurado.
Objetivos da oferta de seguro saúde
Tanto o seguro saúde empresarial como o plano de saúde apresentam o mesmo objetivo, que é a prestação de serviços de saúde. Pelas diferenças entre um e outro, no entanto, pode-se perceber por que sua empresa pode considerar a contratação de um seguro saúde para oferecer aos seus colaboradores.
Assim, leve em conta os seguintes aspectos:
- atração e manutenção de talentos: as características do seguro saúde colocam esse benefício entre os mais cobiçados pelos profissionais;
- mitigação de riscos internos, além de redução do absenteísmo;
- boa relação custo-benefício;
- possibilidade de escolha de profissionais, laboratórios e hospitais: de acordo com a preferência do colaborador;
- maior facilidade de se conseguir bom atendimento: as opções são de cada colaborador;
- menores riscos de espera por espaço na agenda: não é necessário ficar preso a uma determinada rede.
Como se vê, o seguro saúde empresarial é uma ótima maneira de oferecer proteção e tranquilidade para seus colaboradores. Sua contratação caracteriza as empresas que sabem reter seus melhores talentos e garantem o melhor desempenho de seus colaboradores.
Sua organização já contratou um seguro saúde empresarial? Assine nossa newsletter e saiba tudo o que você precisa sobre proteção da sua equipe e do patrimônio da empresa.