Quando o assunto é a produtividade no trabalho, uma coisa é certa: a qualidade de vida dos colaboradores tem total influência sobre esse quesito. Isso porque, em geral, quem leva uma vida mais organizada, tranquila e confortável tende a transmitir todas essas características para o trabalho, melhorando, assim, o seu rendimento.
Para comprovar o que foi exposto acima, neste post vamos mostrar por que a qualidade de vida é um fator tão determinante para a produtividade, motivação e qualidade profissional dos seus colaboradores. Continue a leitura e confira o que preparamos!
Qualidade de Vida dos Colaboradores e Eficiência no Trabalho: existe relação?
Qualidade de vida e eficiência no trabalho têm, sim, uma estreita relação. O fato é que colaboradores com boa qualidade de vida — isto é, que se sentem valorizados, motivados e satisfeitos com o trabalho e com a vida pessoal — acabam produzindo mais e melhor, ao mesmo tempo que funcionários com má qualidade de vida produzem menos.
Atualmente, as empresas cada vez mais entendem a importância do capital humano para a concretização dos seus objetivos. Por isso, buscam a todo momento melhorar a qualidade de vida dos colaboradores com diferentes estratégias. A exemplo, podemos citar:
- adicionais salariais;
- auxílios transporte, alimentação, creche etc.;
- planos de saúde e odontológico;
- planos de carreiras e ascensão salarial.
Tudo isso serve para valorizar o profissional e, sobretudo, motivá-lo, tornando o ambiente organizacional muito mais colaborativo e enriquecedor.
É esse tipo de cultura que faz toda a diferença nos resultados da empresa, já que os colaboradores se sentem protagonistas das atividades do negócio e, mais que isso, sentem que são bem recompensados por isso.
O que fazer para melhorar a Qualidade de Vida dos Colaboradores?
Dentro de ambientes corporativos, muitos podem ser os caminhos para atingir uma boa produtividade. Como estamos falando de qualidade de vida, o ideal é que você invista em ações que sejam capazes de refletir nesse quesito. Para isso, as seguintes medidas podem ser adotadas:
Ofereça benefícios aos seus colaboradores
Estimular seus colaboradores por meio de benefícios é, de longe, uma das maneiras mais eficientes de aumentar a produtividade de cada um. Afinal, quem não gosta de ter o trabalho reconhecido e recompensado?
Nesse sentido, vale investir nos incentivos já citados, como planos de saúde, auxílios e possibilidade de crescimento dentro da empresa. Além desses, outro método bastante eficaz é investir na qualificação profissional do empregado, financiando, por exemplo, cursos e treinamentos voltados às suas funções.
Esteja sempre próximo
Em ambientes empresariais mais saudáveis e produtivos, o líder costuma fazer parte da equipe, isto é, ele está sempre próximo de seus funcionários, seja acompanhando o trabalho ou contribuindo com alguma experiência.
Implante uma cultura de feedback
Como desdobramento do tópico anterior, estar próximo de seus empregados e se mostrar disposto a passar um ensinamento por meio de um feedback construtivo, também demonstra uma grande preocupação com a pessoa do colaborador. Fato esse que o faz querer trabalhar melhor e se desenvolver, para corresponder ao tratamento recebido.
Invista na melhoria da infraestrutura da empresa
Ambientes mais confortáveis e agradáveis também são elementos essenciais para o aumento da satisfação do trabalhador. Por isso, garantir uma infraestrutura adequada para o trabalho é uma medida bastante positiva. Melhorias simples, como as seguintes, podem fazer toda a diferença:
- limpeza e organização do ambiente;
- climatização;
- boa iluminação;
- equipamentos modernos e que facilitam o trabalho.
Coloque a saúde e o bem-estar dos funcionários como prioridade
Por último, mas igualmente importante, priorizar a saúde e o bem-estar dos funcionários é fundamental. Grandes empresas já fazem disso uma cultura, tanto que disponibilizam espaços para que o trabalhador tenha momentos de relaxamento. Em alguns casos, há a flexibilização no uso de uniformes, dando mais liberdade e conforto ao empregado.
A qualidade de vida dos colaboradores é, indiscutivelmente, fator determinante para a produtividade. Como vimos, os benefícios de uma vida mais agradável e tranquila são transportados para o dia a dia de trabalho, tornando-o mais produtivo e eficiente.
Gostou do post? Quer seguir aprendendo mais sobre o tema? Confira nosso artigo sobre a importância da viagem de férias para a qualidade de vida!