Você sabe quais são os cuidados necessários na castração de cães e gatos? Esse procedimento, que é muito importante para a saúde dos pets, requer alguns cuidados antes da cirurgia para ter tranquilidade e maiores chances de sucesso do procedimento. Além disso, o pós-operatório é um momento que requer muita atenção e carinho com os animaizinhos.
Se informar sobre as especificidades da castração com um médico veterinário é essencial para se preparar para qualquer mudança de rotina. Pensando nisso, separamos, neste texto, algumas informações valiosas sobre o que fazer antes e depois da castração. Boa leitura!
Quais os cuidados necessários para o pré-operatório?
Antes de levar o pet para a cirurgia, o animal deve passar primeiro por uma consulta para que o médico veterinário avalie como está a sua saúde. Para isso, serão pedidos alguns exames para assegurar se está tudo ok com o bichinho e encaminhá-lo para a castração.
Mesmo que esse tipo de procedimento seja considerado de baixa complexidade na maioria dos casos, essa preparação é necessária.
Além da consulta e dos exames, o pet também precisa ficar de jejum alimentar e com restrição hídrica por um período estipulado pelo próprio médico veterinário. Esse cuidado é uma forma de minimizar o risco de vômito causado pelo efeito da anestesia e dos medicamentos para a operação.
Os cuidados pré-operatórios são a garantia de uma cirurgia de castração de cães e gatos mais tranquila, assegurando o sucesso da recuperação dos pets.
Como cuidar do pet após a castração?
Após a cirurgia, é preciso prestar bastante atenção nos bichinhos, principalmente durante os primeiros dias. Portanto, evite deixá-los correr, subir escadas ou pular demais. Além disso, limpe diariamente o local dos pontos com produtos adequados para garantir a melhor recuperação possível para os animaizinhos.
Repouso
Da mesma forma como nós nos recuperamos de um pós-operatório, os animais também precisam de conforto para descansar. A recuperação da castração de cães e gatos necessita de um local apropriado para que os pets repousem, como uma caminha com coberta ou um lençol próprio.
O descanso do animal deve ser absoluto, principalmente para evitar com que os pontos abram ou que surjam caroços pós-operatórios.
Medicamentos
Em algumas situações, o médico veterinário pode prescrever alguns medicamentos para aliviar a dor e a inflamação local para assegurar a recuperação dos pets. Por isso, é muito importante dar a medicação no horário correto, na quantidade exata na qual foi prescrito.
Alimentação
A alimentação e hidratação do animalzinho vão sendo liberadas de acordo com a orientação veterinária. Portanto, não force o pet a comer, principalmente se ele ainda estiver sob efeito da anestesia. É comum que eles voltem com enjoo, mas esses sintomas tendem a sumir rapidamente. Portanto, caso eles persistam, não hesite em procurar o médico que realizou o procedimento para receber novas orientações!
A castração de cães e gatos é um procedimento essencial para a saúde dos bichinhos. Por isso, contar com um seguro pet pode ser a tranquilidade que você está procurando na hora de cuidar dos seus animais de estimação. Assim, é possível contar com o acompanhamento veterinário de ponta para manter o seu companheiro saudável por bastante tempo!
Aproveite o seu interesse no assunto e confira os benefícios da castração em cães e gatos!