Você sabia que ao cuidar da saúde dor seus colaboradores, também otimiza o desempenho e a produtividade da sua equipe? Existem diversos fatores que podem prejudicar os resultados dentro de um empreendimento, como as doenças ocupacionais. Elas podem surgir de diferentes maneiras nos funcionários de uma organização, como em decorrência do excesso de repetições.
Conhecer as principais doenças ocupacionais e o impacto negativo que elas podem trazer ao seu empreendimento é essencial para garantir ótimos resultados ao longo dos projetos. Por isso, a prevenção é indispensável para quem quer colaboradores motivados e alinhados aos objetivos do seu negócio.
Continue acompanhando para entender o que são as doenças ocupacionais e como é possível preveni-las no ambiente de trabalho!
O que são as doenças ocupacionais?
Quando falamos em doenças ocupacionais, não estamos nos referindo a gripes ou resfriados. Muito pelo contrário, elas são condições físicas ocasionadas pelo ofício do trabalhador e ao ambiente onde eles estão inseridos.
São resultado do estresse diário e do ritmo acelerado que acomete o cenário empresarial. A ausência de investimento em saúde é um dos principais fatores que proporcionam o surgimento das principais doenças ocupacionais e que pode comprometer toda a operação da organização.
Muitas vezes, surgem do trabalho repetitivo ou da exposição intensa a alguns fatores, como ruídos ou inalação contínua de agentes químicos. Esse tipo de doença impacta diretamente a produtividade e desempenho dos colaboradores, que muitas vezes precisam ser afastados do trabalho para cuidar da saúde.
O que causa as principais doenças ocupacionais?
Agora que você viu o que são as doenças ocupacionais, vamos destacar suas principais causas dentro do cenário empresarial!
LER e Dort
As lesões por esforço repetitivo e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho são duas das principais doenças ocupacionais que podemos citar. Grande parte dos trabalhadores sofrem dessas condições.
Elas são causadas pela repetição excessiva de movimentos dentro do ambiente de trabalho, potencializadas pela postura inadequada. Por isso, os gestores devem se preocupar com as questões ergonômicas da empresa, além da política de descanso para os colaboradores.
Essas práticas são essenciais para prevenir essas condições que, ao longo do tempo, poderiam reduzir drasticamente a produtividade e afetar a saúde da sua equipe.
Asma ocupacional
Expor seus colaboradores a situações extremas, como ambientes com um grande volume de partículas de poeira pode ser muito prejudicial à saúde. Essa situação é caracterizada como a principal causa da asma ocupacional.
O principal agravante dessa doença são as empresas que precisam lidar com materiais, como algodão, borracha, madeira, entre outros. Uma das formas de evitar essa situação é o investimento em EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles são itens destinados a proteger a integridade dos colaboradores e evitar danos a sua saúde.
Antracnose pulmonar
Trabalhar em uma carvoaria que não zela pela saúde dos colaboradores pode proporcionar uma doença ocupacional bastante séria: a antracnose pulmonar. Ela é capaz de provocar lesões nos pulmões, afetando o trato respiratório dos colaboradores. Da mesma forma que a asma, ela também é evitada com o investimento em EPIs.
Dermatose ocupacional
Reações alérgicas são bastante comuns. Ainda assim, elas podem afetar a saúde e o desempenho dos colaboradores. A dermatose ocupacional é bastante causada em pessoas que lidam diretamente com agentes químicos e outros produtos, como graxas e óleos. Nessa situação, os EPIs novamente surgem como um investimento indispensável.
Perda auditiva
A exposição a ruídos extremos pode incapacitar os colaboradores e prejudicar permanentemente sua saúde. Ela é responsável pela perda parcial ou total da audição. O pior dessa doença ocupacional é que ela ocorre lentamente e só é percebida quando os danos já foram causados.
Dessa forma, além de contar com EPIs próprios, é essencial disponibilizar um exame periódico para examinar a audição da sua equipe. Esse tipo de acompanhamento é essencial para monitorar e evitar que o trabalhador sofra danos permanentes e tenha condições de trabalho mais favoráveis em relação à sua saúde.
Doenças psicossociais
Você sabia que a depressão e a síndrome de burnout podem surgir em razão das condições de trabalho em uma empresa? Elas são doenças psicossociais, mas também podem ser derivadas das doenças ocupacionais.
O ritmo acelerado e a pressão de trabalho são os principais responsáveis pelo surgimento dessas condições. Além disso, o relacionamento entre os colaboradores também pode potencializar os sintomas, afetando a saúde mental e o desempenho da sua equipe.
Problemas de coluna
Novamente vamos citar as questões ergonômicas como responsáveis das doenças ocupacionais. Dessa vez, relacionada à postura dos seus colaboradores. Cadeiras desconfortáveis ou falta de instruções sobre como exercer determinadas tarefas podem impactar diretamente a postura da sua equipe.
Por isso, os colaboradores podem, eventualmente, começar a sofrer com problemas de coluna. O ideal é investir nas melhores condições ergonômicas para eles e disponibilizar atividades físicas restaurativas para sua equipe.
Como prevenir-se?
As principais doenças ocupacionais surgem de acordo com a atividade profissional exercida dentro da empresa. Por isso, é essencial entender seu negócio para providenciar as melhores soluções à sua equipe.
Reforçar a importância dos EPIs é essencial para incentivar a execução de trabalho de forma segura. Além disso, é essencial realizar a divulgação sobre os riscos aos quais os colaboradores estão sujeitos, caso eles não se protejam adequadamente.
A capacitação permanente dos colaboradores é uma ótima prática para evitar erros comuns entre os novatos que podem agravar os problemas à saúde. Além disso, disponibilizar exames periódicos para monitorar as condições atuais da sua equipe é muito importante para garantir o bem-estar geral.
Quais os benefícios para a empresa ao prevenir as doenças ocupacionais?
Entre os principais benefícios de preocupar-se com a saúde dos seus colaboradores está a satisfação elevada da sua equipe. Contar com um time motivado é essencial para alcançar resultados mais expressivos e evitar a perda de desempenho dentro da empresa.
Além disso, manter uma equipe saudável reduz o absenteísmo dentro do empreendimento, garantindo que você não vai ter redução de produção. As consequências positivas desse cenário são ótimas para a empresa, já que é possível aumentar a lucratividade do negócio significativamente ao contar com uma equipe mais disposta.
As empresas que ignoram as normas e artigos da CLT que priorizam o aprimoramento da saúde ocupacional estão sujeitas a multas e processos trabalhistas. Por isso, zelar pelos seus colaboradores é essencial para evitar prejuízos legais.
Pronto! Ao entender quais são as principais doenças ocupacionais, é possível considerar outras opções para cuidar da saúde dos seus colaboradores e otimizar seus resultados. Serviços como o seguro saúde empresarial são essenciais para as organizações, já que eles disponibilizam ótimos benefícios para os segurados.
Quer saber como você pode melhorar ainda mais as condições de saúde dos seus colaboradores? Confira 5 dicas de promoção e prevenção de saúde nas empresas!