Lidar com poucos recursos ao tocar um empreendimento pode gerar alguns difíceis dilemas. Encontrar os principais serviços que o seu negócio necessita e entender quais deles são mais adequados para a sua empresa pode ser uma tarefa árdua, principalmente ao considerar que uma decisão errada significa prejuízos. Por isso, a previdência empresarial vem se mostrando um ótimo benefício para as organizações.
Ela é uma ótima forma de reter e fidelizar clientes, além de proporcionar uma série de benefícios, tanto para o negócio quanto para a sua equipe. Além disso, é uma excelente escolha para organizações de pequeno, médio e grande porte.
Pensando nisso, separamos, neste texto, as principais características desse serviço. Assim, você poderá entender melhor quando e porque deve considerar optar pela previdência empresarial em seu negócio. Confira!
O que é uma previdência empresarial?
A previdência empresarial funciona como uma aposentadoria para os funcionários da organização, sem nenhuma ligação ao sistema do INSS. Ela serve para complementar a previdência pública para as pessoas.
Assim, a previdência empresarial é uma construção de renda extra para os projetos futuros da organização, servindo como reforço para a aposentadoria oficial de cada funcionário. Existem duas formas de fornecimento desse serviço: o fechado e o aberto.
Enquanto no primeiro, onde a própria empresa oferece o benefício para os seus funcionários por meio de uma fundação, no segundo, qualquer pessoa pode contar com o serviço por meio de bancos ou corretoras.
Como é o seu funcionamento básico?
Normalmente, as seguradoras ou bancos oferecem aos investidores os planos de previdência. Eles são responsáveis pelo cálculo sobre a quantia necessária que deve ser guardada mensalmente para que os funcionários sejam capazes de acumular uma determinada renda até o período de aposentadoria planejado.
Assim, para conseguir alcançar essa mensalidade, as seguradoras realizam uma série de simulações, usando estatísticas sobre a expectativa de vida das pessoas no país. A contribuição é realizada automaticamente todos os meses — quando o plano é de um banco em que o funcionário já tem conta.
Vale lembrar que cada instituição oferece apenas planos da sua seguradora. Porém, existem outras opções disponíveis em corretoras de seguros. Dessa forma, o investidor pode realizar a contribuição por meio de boletos ou débito automático no banco.
Quais são as suas condições?
Existem dois tipos de custos e taxas para os fundos de previdência empresarial. A taxa de administração, por exemplo, é incidida sobre o patrimônio do fundo. Isso gera um grande impacto na formação da poupança dos investidores.
Além disso, existe outro custo conhecido como taxa de carregamento. Ela é descontada diretamente de cada aplicação feita, com o intuito de cobrir os principais custos que a empresa administradora teve. Por exemplo, caso a taxa seja de 5% a cada R$ 100,00 aplicados, só serão depositados R$ 95,00 no fundo de contribuição.
Quais as vantagens deste serviço?
A previdência empresarial, além de servir como garantia para uma aposentadoria tranquila para os empregados, também acaba servindo como uma espécie de poupança forçada. Com isso, existem planos que possibilitam abater até 12% da renda bruta tributável anual no IR. Assim, na prática, o investidor só será realmente tributado quando finalmente houver o resgate do total contribuído.
Além disso, os planos possibilitam a contratação de um capital segurado em caso de morte ou invalidez. Nesses casos, todo o saldo acumulado pode ser resgatado caso o usuário sofra alguma invalidez ou pelos seus beneficiários, em casos de morte.
Outro ponto positivo que a previdência empresarial traz para os negócios é justamente a valorização dos seus empregados. Ela é um meio efetivo de mostrar que a empresa se preocupa com a sua equipe, fornecendo mais conforto e segurança para o futuro de todos eles.
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre a previdência empresarial, não perca tempo e comece a pesquisar sobre as melhores condições e ofertas para o seu negócio. Para tanto, é preciso contar com o auxílio de uma empresa de confiança. Procure uma corretora capaz de sanar todas as suas dúvidas sobre o serviço, possibilitando o melhor atendimento e condições favoráveis, que se adéquem às suas necessidades!
Que tal aproveitar, então, para entrar em contato com um de nossos consultores e conhecer mais sobre os nossos planos e serviços para a sua empresa?