Um investimento praticamente indispensável para quem quer ter mais tranquilidade ao adquirir o seu automóvel é a contratação de um seguro. Esse serviço possibilita aproveitar melhor as funções do seu carro — seja ele novo ou usado — e evitar grandes dores de cabeça caso algum acidente ocorra. Além disso, uma apólice também cobre ocorrências como furto e roubo do veículo, reduzindo o prejuízo que esse tipo de situação traz.
Acontece que nem todo serviço desse tipo tem o mesmo valor. O preço de seguro para carros usados pode variar de acordo com alguns fatores relacionados ao automóvel. Por isso, os proprietários de veículos de segunda mão precisam ficar atentos a esses detalhes para garantir os melhores benefícios durante a contratação da proteção.
Ficou interessado no assunto? Continue acompanhando e entenda como ocorre essa diferença de preço!
Qual a diferença do seguro para carros novos e usados?
Quando nos referimos ao seguro de automóvel, podemos afirmar que a cobertura dos planos — como contra roubo, furto, acidentes, terceiros, entre outros— é exatamente a mesma para veículos novos e usados. Ainda assim, existem alguns fatores que diferenciam esse serviço durante a sua contratação.
O principal diferencial que podemos notar é, justamente, o valor do serviço. O preço de seguro para carros usados acaba sendo mais caro quando comparado aos veículos novos. Além disso, caso o veículo adquirido tenha mais de 10 anos de uso, pode ser que a seguradora não disponibilize a opção de um seguro tradicional durante a contratação. Por isso, ao fechar negócio com uma corretora, é possível contar com algumas opções de mercado oferecidas pela empresa nesse tipo de situação.
Outra grande diferença do seguro para carros novos e usados é em relação à cobertura de reposição. Um veículo recém saído de fábrica conta com uma vantagem em relação aqueles que já circularam nas ruas há algum tempo.
Assim, em casos de indenização integral do automóvel, os segurados têm a garantia de reposição pelo valor 0km das peças de 3 a 12 meses de mercado. Essa cobertura pode ser contratada por um prêmio adicional e sua indenização é baseada no valor dos carros zero quilômetro de acordo com a tabela FIPE.
Por que o seguro para carros novos é mais barato?
Se compararmos o preço de seguro para carros usados e novos, teremos uma diferença clara sobre o que é disponibilizado em ambas as situações. Um dos principais fatores que barateiam esse serviço para veículos zero quilômetro é o custo de aquisição de peças novas. As corretoras de seguro consideram a probabilidade de o automóvel apresentar defeitos.
Assim, ao contrário dos veículos usados, caso o segurado sofra algum acidente e precise acionar um sinistro, os custos de manutenção serão considerados inferiores que ao de automóveis mais antigos. A escassez de peças para carros com mais de 10 anos de uso acaba encarecendo esse tipo de mercadoria, fazendo com que um simples reparo saia mais caro que o normal.
Quais outros aspectos podem influenciar no preço de seguro?
Como citamos anteriormente, o preço de seguro para automóveis pode variar de acordo com diferentes fatores, como a idade do carro. As corretoras levam em consideração também outros aspectos, como o perfil do segurado, o modelo do veículo, uso de terceiros, entre outros. Por exemplo, você sabia que o local onde você estaciona pode influenciar diretamente no valor desse serviço?
Os cuidados que o segurado tem com a sua propriedade podem influenciar bastante no preço do seguro. Outro ponto que as corretoras de seguro avaliam durante a contratação do serviço é a probabilidade de furto e roubo. A tendência é que automóveis recém chegados ao mercado sofram menos esse tipo de sinistro, já que não existem muitos exemplares circulando na rua e acabam chamando menos atenção.
Existem restrições para carros usados?
As únicas restrições em um seguro para carros usados são relacionadas ao ano de fabricação do automóvel. Veículos mais antigos tendem a apresentar mais problemas técnicos e demandam manutenções com maior frequência. Por isso, a contratação desse serviço será adequada aos potenciais gastos que a seguradora terá na cobertura total e sobre a dificuldade de encontrar peças para manutenção do carro.
O preço de seguro para carros usados pode sofrer uma diferença em comparação ao de automóveis novos, mas contar com esse serviço é essencial para o seu dia a dia. Por isso, ter uma corretora de confiança é a forma mais segura de adquirir uma apólice adequada às suas necessidades e com valor justo. A Pulso Seguros conta com uma equipe especializada e preparada para orientar você durante a contratação de um seguro para o seu carro.
Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e veja como nossas soluções podem ajudar!