Sensações como motivação para executar as tarefas, interesse pelo trabalho, estado de satisfação com a função e o reconhecimento profissional são alguns dos pontos que formam a percepção que os trabalhadores têm de seu ambiente de trabalho. Juntos, esses aspectos internos formam o chamado clima organizacional.
Esse termo se refere a uma ideia que é assimilada apenas psicologicamente pelos colaboradores e não pode ser visualizada ou tocada de forma concreta, mas que consegue exercer forte influência sobre sua motivação e produtividade.
Dependendo da maneira como esse clima é avaliado, ele também pode corresponder à percepção que parceiros, fornecedores e outros públicos que estão em contato com a empresa podem ter sobre a organização. Continue a leitura para se aprofundar mais no tema!
Que problemas um Clima Organizacional ruim pode causar?
Quando o ambiente de trabalho é percebido de forma negativa pelos trabalhadores de uma organização, há reflexos em seu comportamento e no desempenho de suas funções. Consequentemente, isso pode afetar o resultado alcançado pela empresa. Mas um clima organizacional ruim pode gerar outros problemas e prejuízos indiretos para os negócios, como:
- perda de talentos devido à insatisfação;
- elevação de gastos com treinamentos e contratações em função da alta rotatividade;
- falta de compromisso e engajamento nos projetos da empresa;
- desperdício elevado de materiais;
- atrasos constantes e faltas frequentes provocados pela desmotivação;
- aumento nos pedidos de licença médica por problemas de saúde;
- redução da criatividade e busca por soluções inovadoras;
- incremento em apropriações e desvios indevidos.
De que forma o Clima Organizacional pode ser avaliado?
Apesar de não ser percebido de forma concreta, por se tratar de uma espécie de “atmosfera psicológica”, o clima organizacional pode ser avaliado pelos gestores e mensurável por dados, coletados em uma pesquisa entre os trabalhadores. Essa pesquisa avalia a percepção e expectativas que os colaboradores têm em relação à empresa.
Entre os fatores a serem avaliados, podem ser considerados: a localização da empresa; os motivos que provocam sentimentos de motivação e reconhecimento; a percepção que os colaboradores têm de seus gestores; o entendimento que eles têm dos valores, visão e missão da empresa, entre outros.
Os gestores também são avaliados na pesquisa, para detectar se a delegação de tarefas está sendo realizada da forma correta e se apresentam as competências necessárias para a função.
Como mudar o Clima Organizacional de uma empresa?
A partir dos resultados da avaliação, é possível orientar os resultados e buscar soluções para mudar a percepção sobre o ambiente de trabalho. Isso ajuda a organização a direcionar, de forma mais coerente, os investimentos de energia, tempo e dinheiro nos aspectos que estão prejudicando o clima organizacional.
Existem diversas iniciativas que a empresa pode adotar para enriquecer as relações interpessoais no ambiente de trabalho e tornar sua percepção mais positiva, tais como investir em uma boa comunicação interna, escolher uma equipe de liderança bem preparada para a função, estruturar um plano de cargos e salários e realizar confraternizações em datas comemorativas.
Também ajuda muito oferecer prêmios e bonificações em grupo quando as metas forem alcançadas, possibilitar a participação dos funcionários nas escolhas e tomadas de decisões da empresa e estimular a qualidade de vida no escritório.
Todas essas medidas podem ser benéficas para o ambiente da companhia e ajudar a promover o bem-estar entre os funcionários.
Neste post, explicamos o conceito de clima organizacional, como ele pode influenciar na produtividade dos trabalhadores e ressaltamos a importância de mantê-lo em harmonia na empresa. Para continuar acompanhado os nossos conteúdos, siga a gente nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!