Os famosos Food Trucks têm se popularizado nos últimos anos, ocupando o seu espaço no mercado e ganhando relevância entre os consumidores. Nesse contexto, o cuidado com a manipulação de alimentos se tornou um dos temas centrais envolvendo os restaurantes itinerantes.
Pensando nisso, desenvolvemos este post especial, trazendo informações e dicas de boas práticas para os profissionais que atuam em restaurantes sobre rodas. Continue a leitura!
As boas práticas de Manipulação de Alimentos
A manipulação de alimentos é um dos processos mais complexos e delicados para os profissionais que atuam em restaurantes, comercializando produtos preparados.
O primeiro processo que envolve a preparação é o chamado pré-preparo, ou “mise en place”. O recomendado é que os donos de Food Truck realizem essa etapa em cozinhas com alvará sanitário. A utilização de um ambiente adequado para o manuseio dos alimentos é fundamental para a segurança sanitária.
Os fornecedores e o armazenamento
As boas práticas dentro de uma cozinha começam antes mesmo da compra do alimento. Por isso, a escolha de fornecedores idôneos e que tenham alvará sanitário válido é imprescindível. Inclusive, os insumos de origem animal devem ser adquiridos apenas daquelas empresas que tenham o registro do Ministério da Agricultura (MAPA).
Após a aquisição dos produtos, é necessário se atentar também para a questão do armazenamento. A cozinha deve ter geladeiras e freezers, e os alimentos perecíveis devem ser guardados rapidamente no local com a temperatura ideal.
Ao realizar o armazenamento também é importante ter cuidado para evitar a chamada contaminação cruzada. Para isso, é preciso manter os produtos embalados dentro de suas embalagens de origem, com as respectivas etiquetas de identificação.
Vale lembrar que é fundamental manter o selo de procedência até a utilização completa dos alimentos de origem animal, já que em caso de fiscalização da vigilância sanitária eles podem ser exigidos.
A preparação dos alimentos
Toda pessoa que realiza a preparação de alimentos em um Food Truck precisa conhecer as boas práticas para manipulação adequada dos insumos.
Entre as regras, vale destacar a necessidade de manter os alimentos perecíveis por no máximo 30 minutos em temperatura ambiente e de atingir a temperatura mínima de 70°C no cozimento.
Após a preparação é preciso armazenar os alimentos, protegidos e etiquetados com data de produção e validade. Quando estiverem prontos, eles devem ser mantidos refrigerados abaixo dos 5°C, ou congelados até o dia da sua comercialização.
O transporte dos alimentos para o Truck
Depois de devidamente preparados, o transporte dos produtos para o truck deve ser feito com atenção às boas práticas, e isso inclui a proteção e embalagem específicas.
Alimentos resfriados e congelados precisam ser transportados em caixas térmicas vedadas. Além disso, a empresa deve ter um carro com licença sanitária, sendo proibido o uso de veículo particular para o transporte de alimentos.
A finalização e comercialização dos produtos
O processo final de preparação dos produtos no Food Truck também deve considerar o cuidado com as normas sanitárias. Além da temperatura e do armazenamento, é preciso dar uma atenção especial também às questões que envolvem a contaminação cruzada.
Por fim, é importante também que o empresário do setor de alimentação em Food Truck invista em um seguro específico, para trazer mais segurança e cobertura total do negócio. Hoje, o mercado oferece apólices direcionadas para o setor, com assistência 24hs, inclusive nos finais de semana e feriados.
Gostou deste artigo sobre manipulação de alimentos? Então continue conosco e leia também nosso post sobre alimentos funcionais.