Um cuidado que sempre foi importante, e agora deve ser redobrado nesses tempos de pandemia, é a higienização do carro. Trata-se de uma profunda limpeza interna e externa, realizada com detalhes, de modo a garantir um ambiente sem riscos para a saúde de quem utiliza o veículo.
Qualquer um pode fazer essa limpeza, mas o ideal é que seja feita por um profissional de confiança. Na verdade, veja esse cuidado como um plano de saúde aplicado ao carro e garanta a segurança de quem o utiliza.
Quer saber mais? Continue a leitura e entenda a importância da higienização do carro.
A importância da higienização automotiva
Algumas características do veículo e do uso que se faz dele criam um ambiente em que fungos e bactérias poderão se desenvolver. Esses microrganismos podem ser responsáveis pelo surgimento de alergias e de doenças mais sérias, enquanto a higienização funciona como uma prevenção da saúde.
Assim, o fato de entrar e sair do carro em diferentes ambientes, além de tocar em várias partes internas com as mãos não muito limpas, facilmente leva para o interior microrganismos que estão na roupa e nas mãos. Isso ocorre diversas vezes por dia.
Por sua vez, existem muitos cantos e frestas onde pó e microrganismos podem se acumular sem serem alcançados pela limpeza rotineira. Para sua efetiva remoção, assim como para uma limpeza profunda que elimine aqueles patógenos, a melhor solução é a higienização do carro.
O melhor momento para higienizar o veículo
De modo geral, é recomendável que a higienização do carro seja feita pelo menos duas vezes por ano. No entanto, dependendo do uso e do cuidado com que se utiliza o veículo, mais vezes podem ser necessárias.
Leve em conta principalmente o ambiente ao qual o veículo é submetido. Assim, por exemplo, situações como o hábito do consumo de alimentos no interior do carro ou o uso no litoral com maior contato do suor das pessoas nos bancos aceleram a necessidade de uma limpeza profunda.
Além disso, veículos utilizados para o transporte diário de pessoas precisam ser higienizados com frequência e de modo mais intenso quando se costuma transportar os pets. Até para a segurança dos próprios usuários e principalmente do motorista.
A forma correta de realizar a higienização
Os melhores resultados são obtidos quando se faz uso do trabalho de um profissional experiente e de confiança. O serviço de higienização bem feito é detalhista e, por essa razão, também é demorado.
De todo modo, faz-se uso da menor quantidade de água possível, assim como de produtos especializados para os diferentes fins a que se destinam. Para o trabalho, devem ser considerados, entre outros, os seguintes componentes a serem limpos e higienizados:
- estofamento dos bancos;
- carpetes;
- tapetes de borracha;
- painel;
- detalhes do console;
- vidros;
- batentes das portas;
- partes mais tocadas: volante, manopla do câmbio, freio de mão, maçanetas e botões de manejo.
Considere o seguinte passo a passo para uma adequada higienização de seu veículo:
- Preparar o local: equipamentos, material e produtos.
- Promover a lavagem externa do veículo.
- Realizar a aspiração de pó e resíduos de modo detalhista.
- Limpar o teto retirando manchas existentes.
- Limpar o estofamento dos bancos.
- Limpar o painel e o console.
- Limpar os vidros.
Como se vê, uma adequada higienização do carro garante a necessária limpeza do veículo, assim como as boas condições para o uso, evitando o risco de danos à saúde dos usuários.
Gostaria de receber mais dicas como essas? Assine nossa newsletter e saiba tudo o que você precisa para promover sua segurança e de sua empresa.