A pandemia da Covid-19 obrigou muitas empresas a adotarem o teletrabalho para conseguir exercer suas atividades em um momento de distanciamento social. Logo, tais negócios se viram obrigados a adotar ações para estruturar uma eficiente gestão online de colaboradores.
Com isso, o home office se tornou uma tendência, tendo em vista os benefícios que proporcionou aos trabalhadores, como economia, mais qualidade de vida, mais conforto, menos estresse etc. Por outro lado, ele também apresentou desafios, os quais abordaremos neste artigo.
Continue conosco para saber quais são esses desafios e o que deve ser feito para estruturar, de maneira eficiente, uma gestão online de colaboradores. Acompanhe!
Quais os principais desafios da gestão remota?
A gestão remota não é algo tão simples de fazer. Afinal, não tem como ter total controle sobre o que os colaboradores estão fazendo e, por isso, mais do que nunca, é preciso cooperação de todos para que os prazos não sejam extrapolados e o cliente final tenha uma boa experiência com a empresa.
Nesse momento, as empresas enfrentam diversos desafios, como:
- dificuldade para manter uma comunicação eficiente;
- desmotivação das equipes;
- impossibilidade de mensurar a produtividade dos colaboradores;
- não saber lidar com questões emocionais;
- perder a cultura organizacional, entre outros.
Tudo isso reflete diretamente nos resultados do negócio, que tendem a cair e, consequentemente, fazem com que a empresa perca espaço no mercado para a concorrência.
Como estruturar uma gestão online de colaboradores com eficiência?
Diante de tais desafios, precisamos pensar em estratégias que visam desenvolver uma gestão online de colaboradores precisa e sem ruídos de comunicação. Dessa forma, podemos trabalhar com equipes bem alinhadas e engajadas com os resultados da empresa.
Veja, a seguir, os passos necessários para alcançar esse objetivo.
1. Conte com a infraestrutura adequada
Nesse momento, é preciso investir em tecnologia. Não precisa ser nada muito inovador, existem aplicativos gratuitos que podem servir de grande ajuda na gestão online de colaboradores. Além disso, elas facilitam a rotina de trabalho e o acompanhamento das atividades das equipes.
Conheça as ferramentas mais eficientes para solucionar os problemas mais comuns de uma gestão remota:
- chamada de vídeo e bate-papo: elas facilitam a comunicação entre as equipes e, se necessário for, você pode agendar reuniões com os colaboradores para alinhar processos, discutir estratégias etc.
- controle de ponto remoto: o colaborador consegue bater o ponto pelo smartphone, tablet ou computador;
- pesquisa de clima organizacional: os times conseguem se manter conectados com a empresa ao mesmo tempo que os gestores conseguem os níveis de engajamento e satisfação dos seus colaboradores.
2. Tenha processos bem estruturados e regras claras de trabalho
A organização dos processos e a clareza nas regras de trabalho são indispensáveis para manter uma gestão remota eficiente. Dessa forma, os colaboradores conseguem ter mais autonomia não só para desempenhar suas funções, mas também para tomar decisões importantes.
Além disso, as regras de trabalho ajudarão as equipes a se conscientizarem sobre a importância da jornada de trabalho e contribuir para que os cronogramas estipulados pela empresa sejam cumpridos — seja no que diz respeito ao horário de entrada e saída de funcionários, seja para o cumprimento de prazos com clientes.
Com isso, até mesmo os novos colaboradores terão mais facilidade de se adaptar às exigências da companhia.
3. Priorize uma boa comunicação interna
A boa comunicação é indispensável para manter os colaboradores engajados e alinhados com os objetivos da empresa. No entanto, quando falamos em gestão remota, ela se torna um dos principais problemas a serem solucionados.
Mesmo de longe, é importante que você, gestor, mostre-se preocupado com o bem-estar dos seus colaboradores. Ouvi-los é fundamental para organizar os processos da empresa de uma forma que otimize a rotina de trabalho de todas as equipes.
Se necessário for, invista em reuniões rápidas no início ou no final do expediente, a fim de esclarecer dúvidas e até mesmo alinhar as expectativas e as estratégias com os times.
Defina quais canais de comunicação serão usados para evitar que orientações e informações importantes se percam.
4. Defina e acompanhe indicadores
Se você já usa métricas para monitorar o desempenho no trabalho presencial, essas ferramentas se tornam ainda mais importantes no gerenciamento remoto. Com os KPIs, você entenderá quais ajustes nas estratégias de trabalho remoto precisam ser feitos para não comprometer a produtividade da sua equipe.
Entre as principais métricas que precisam ser acompanhadas estão:
- horas trabalhadas;
- retenção de talentos;
- satisfação dos empregados;
- opinião dos clientes;
- aferição de colaboração — para acompanhar o comportamento dos colaboradores.
Com base nesses dados, é possível se reunir com os colaboradores para abordar cada item que precisa de melhoria — sem deixar de ouvir o que eles têm a dizer, é claro.
5. Tenha uma boa política de feedback
Você pode usar um momento de divulgação de resultados, por exemplo, para dar feedback aos seus colaboradores. É interessante oferecer a eles um retorno geral sobre os principais desafios da empresa e suas conquistas, ou seja, fazer comentários positivos e negativos que afetam toda a equipe e também o colaborador de maneira individual.
Esta última abordagem ajuda os profissionais a identificarem seus pontos fortes, áreas de melhoria em seu desempenho e lhes dá a oportunidade de mostrar o que eles acham que pode ser feito para melhorar seu desempenho.
Um feedback preciso e sem ofensas pode fortalecer o relacionamento entre o gestor e sua equipe e, ainda, motivar os colaboradores a trabalharem mais focados em estratégias que podem contribuir para o sucesso do negócio.
Fazer uma gestão online de colaboradores é realmente muito desafiador, porém, com o passar do tempo, você ganha confiança e experiência para lidar com diferentes situações. Lembre-se de que a cooperação dos funcionários é indispensável nesse momento. Mostre que confia neles e no trabalho que eles desempenham, se aproxime da sua equipe e demonstre interesse em ouvir o que eles têm a dizer.
Pode ter certeza que ao alinhar todas as dicas que listamos aqui, sua empresa sairá na frente em maior competitividade e melhores resultados para o negócio.
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