Contar com um seguro para seu veículo é certamente a melhor forma de trazer mais estabilidade e proteção ao seu dia a dia. Além da obrigatoriedade desse serviço, ele ainda é um grande benefício aos condutores, trazendo soluções para minimizar o impacto negativo de possíveis sinistros. Mas as fraudes no seguro de automóvel são bastante frequentes no mercado e muitas pessoas não sabem que estão cometendo um crime.
Nesse sentido, existe uma série de práticas realizadas pelos segurados no mercado que são consideradas fraudulentas e que podem trazer punições, como multas ou detenção. Neste post, separamos algumas informações valiosas sobre o que é a fraude e quais são as principais práticas realizadas no mercado. Confira!
O que é uma fraude no seguro de automóvel?
Segundo o artigo 171, § 2º, inciso V no Código Penal, trata-se de “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício ardil ou qualquer outro meio fraudulento”.
Outro artigo também deixa explícito que na legalidade da lei, em um contrato de seguro, ambas as partes devem ter estrita boa-fé e respeito aos objetos segurados e sobre as circunstâncias e declarações referentes ao contrato.
Por isso, é imprescindível saber a autenticidade de seus atos e assegurar que não está infringindo nenhuma lei. Nesse sentido, podemos afirmar que qualquer ato ilícito e prejudicial a terceiros com a finalidade de obter alguma vantagem é caracterizada fraude. Esse tipo de prática é considerado um crime de estelionato e traz grandes consequências para os infratores.
Quais são as principais fraudes no seguro de automóvel?
Entender apenas como se caracteriza uma fraude pode não ser o suficiente para você compreender a gravidade desse tipo de prática. Por isso, separamos alguns exemplos para ilustrar melhor como as ações fraudulentas ocorrem e mostrar evitá-las a qualquer custo.
Fraude de inversão de responsabilidade
Essa é uma das fraudes no seguro de automóvel mais comuns no mercado, mas muitos desconhecem a ilegalidade dessa prática. Geralmente, é aplicada quando dois veículos se colidem em um acidente de trânsito e uma das partes não conta com um serviço para proteger o seu patrimônio.
Um seguro auto traz o benefício de cobrir os reparos provenientes de acidentes e outros sinistros similares. Acontece que existe uma cobertura referente ao prejuízo de terceiros ocasionado por uma colisão. Como muitos condutores não reconhecem a importância desse serviço e optam por ignorá-lo, eles ficam desamparados nesse tipo de cenário.
Por isso, é muito comum que o responsável pelo acidente busque uma negociação com o segurado, transferindo a responsabilidade da colisão para quem está em dia com a sua apólice e pode minimizar os prejuízos. Acontece que a inversão de culpa é considerada crime e só é recomendado assumir a culpa se você realmente for o errado na história.
CEP de circulação e de pernoite
A cotação de seguros considera diversas informações passadas ao corretor durante a negociação para avaliar o preço dos serviços. O endereço é um ponto bastante importante para esse processo, gerando alguns impactos no valor final. A falta de um estacionamento para o veículo, por exemplo, já é o suficiente para que a corretora cobre um pouco mais pelo serviço.
Assim, transparência e honestidade são fundamentais para assegurar os benefícios do seu seguro caso precise acionar um sinistro. Durante esse processo, a corretora vai conferir todos os dados fornecidos. Caso conste alguma declaração falsa, a sua indenização pode ser negada, além de correr riscos de responder judicialmente sobre a situação.
Solicitação de reparos não relacionados ao sinistro
Outra ocorrência muito recorrente no mercado e que muitos não percebem que é irregular. O seguro de automóvel conta com uma cobertura específica para que os segurados consigam reparar seus veículos acidentados sem sofrer grandes prejuízos no processo. Mas ocorre que muitas pessoas tentam bancar o esperto ao acionar um sinistro e solicitar a substituição de peças que não estavam relacionadas à colisão.
Um exemplo são amassados que não estão diretamente ligados ao acidente sofrido. Por mais inocente que essa prática possa parecer, legalmente falando, ela é caracterizada como fraude. Novamente, transparência e honestidade devem reinar ao acionar um sinistro e solicitar o reparo do seu veículo, evitando problemas com a lei e assegurando os benefícios da sua apólice.
Acordo com oficinas
Essa prática é muito mais explícita que as anteriores e é uma fraude no seguro de automóvel extremamente recorrente. Muitos motoristas procuram fazer acordos com as oficinas ao acionar um sinistro e solicitar o reparo do veículo. Assim, será cobrado um valor a mais para a corretora, que será posteriormente dividido entre o mecânico e o dono do carro.
Essa prática é uma conduta extremamente malvista na sociedade e é também um crime com punições severas caso os responsáveis sejam pegos. E acredite, isso acontece com muita facilidade. As corretoras contam com uma série de oficinas credenciadas que as auxiliam na hora de fazer o orçamento sobre o serviço solicitado, evitando problemas como esse tipo de golpe.
Como evitar esse tipo de problema?
Muitos tipos de fraude ocorrem sem que a pessoa saiba que está cometendo um crime. Isso não significa que ela será menos responsabilizada pelos seus atos. Por isso, contar com uma corretora de confiança e credibilidade é uma excelente forma de evitar ciladas com a sua apólice.
Uma empresa séria deixará claro todas as condições do seu contrato e vai assegurar que você entendeu as informações. Além disso, é possível entrar em contato com uma equipe especializada e confirmar a situação, verificando se está tudo conforme a sua cobertura contratada para acionar o sinistro e ter a sua compensação caso se acidente ou tenha o veículo furtado.
Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre como ocorre a fraude no seguro de automóvel. Procure sempre contar com uma corretora especializada para obter um serviço adequado às suas necessidades para ampará-lo em momentos difíceis.
Caso você ainda não tenha um seguro de automóveis ou está procurando renovar o seu, confira as nossas condições e veja como podemos ajudá-lo!