Você sabe o que é a mobilidade urbana no Brasil e seus desafios? Atualmente, os meios de transporte mais utilizados pelas pessoas para se locomoverem pelas zonas nas cidades são os automóveis particulares e o transporte público. O principal problema é a aglomeração de veículos, que acabam representando uma grande preocupação em relação à qualidade da mobilidade urbana.
Quando não há um planejamento adequado, somado à falta de recursos investidos em alternativas ao uso das rodovias como meio de locomoção, os centros urbanos sofrem com a superpopulação de veículos.
O Brasil é um dos países que mais sofre com desafios de mobilidade urbana. Continue lendo este texto para entender mais sobre o assunto e quais são as principais soluções para resolver os seus desafios!
Quais são os principais desafios da mobilidade urbana?
A mobilidade urbana no país é um cenário que muitas vezes chega a níveis catastróficos. O número de automóveis circulando não para de crescer. Em São Paulo, existem 7,4 veículos para cada 10 habitantes. O crescimento dessas estatísticas é a principal causa da mobilidade urbana no Brasil.
Um dos principais artifícios que dificultam essa mobilidade é a preferência que as pessoas têm por utilizar um automóvel particular em vez do transporte público. O veículo carrega um valor único na vida das pessoas, muitas vezes sendo usado como um bem de consumo, conferindo status ao dono.
Uma pessoa sozinha utilizando um carro como meio de deslocamento pode representar um grande problema para a mobilidade urbana se considerar o alto volume de pessoas em uma metrópole. Muitas vezes, o pensamento individualista não deixa espaço para o surgimento de soluções coletivas. Esse transtorno acaba sendo potencializado pela precariedade dos transportes públicos.
A quantidade de ônibus é insuficiente para o número de passageiros em horários de pico. Os metrôs sempre cheios, o preço elevado das passagens e a demora no trânsito com os veículos sempre cheios são os principais problemas encontrados no dia a dia.
Essa falta de acessibilidade a um meio de deslocamento de qualidade acaba gerando uma superpopulação de automóveis nas ruas das cidades, criando engarrafamento e poluição — como consequência, mais transtorno na vida das pessoas.
Como contornar os desafios da mobilidade urbana?
Mesmo com os desafios da mobilidade urbana, ainda é possível contorná-los com algumas práticas sociais e mudanças no sistema de transporte público atual. Mudar esse cenário é muito importante, principalmente ao considerar que a otimização dessa condição é uma melhora na qualidade de vida.
Rodízio de carros
O rodízio de carros foi uma solução encontrada para reduzir o volume de veículos que circulam diariamente nas metrópoles. Essa medida visa a restrição da circulação de veículos em determinados locais, dias e horários baseando-se na placa dos automóveis.
Essa ação foi aplicada em São Paulo, em 1997, mas por causa do pensamento individualista da população acabou não surtindo tanto efeito. Muitas pessoas acabavam adquirindo outro automóvel para poder continuar circulando normalmente sem restrições sobre os seus veículos.
BRT
Pensando na otimização da mobilidade urbana, foi elaborado o sistema Bus Rapid Transit, ou BRT. Ele foi implantado em Curitiba na década de 1970 e transformou a capital paranaense em um exemplo renomado mundialmente.
Esse sistema oferece um transporte coletivo de passageiros com uma mobilidade urbana mais rápida, segura, confortável e eficiente. O BRT também conta com uma infraestrutura separada dos demais sistemas viários. Assim, os ônibus ganham uma prioridade de ultrapassagem nas vias e passam a ter operação mais frequente. Atualmente, existem mais de 101 projetos como esse em andamento no país.
Faixas exclusivas para ônibus
Disponibilizar faixas exclusivas para os ônibus é uma medida eficaz para otimizar a mobilidade urbana nas grandes metrópoles. São Paulo conta atualmente com 481,2 quilômetros de faixas exclusivas, além de corredores, e 381 quilômetros de malha cicloviária com o intuito de incentivar a redução do uso de automóveis.
Esse sistema é extremamente eficaz e é capaz de reduzir consideravelmente o tempo entre as viagens.
Quais são as soluções sustentáveis para melhorar a mobilidade urbana?
A prática de mobilidade urbana sustentável já existe e é algo comum no país. Essa ideia parte da prática de ações que possibilitam a redução da quantidade de automóveis transitando pelas cidades com alternativas inovadoras e sustentáveis.
Bicicletas individuais
O hábito de pedalar como meio de locomoção, além de ser considerado extremamente barato, também é uma prática saudável para o usuário. No Brasil, já é comum a presença de ciclovias nas grandes metrópoles. Além disso, existem diversas áreas disponibilizadas para estacionar a bicicleta nos centros urbanos.
Mesmo que esses locais sejam seguros para guardar esse meio de transporte, adquirir um seguro para o veículo pode ser muito importante. Dessa forma é possível evitar grandes prejuízos em caso de furto ou acidentes que danifiquem a bicicleta, inviabilizando o seu uso.
Aplicativos de carona
Já existem diversos aplicativos que possibilitam aos seus usuários dividir o mesmo veículo com um destino em comum. Essa prática é extremamente eficaz para otimizar a mobilidade urbana e diminuir a poluição causada pelo excesso de automóveis.
Algumas empresas oferecem benefícios aos usuários, como vaga em estacionamento. Além disso, em algumas prefeituras, como em São Bernardo do Campo e Sorocaba (SP), já contam com aplicativos do gênero para os seus funcionários.
Táxis e apps de transporte
Os veículos de transporte privado, como táxis e automóveis de aplicativo são meios de transporte pagos que otimizam a mobilidade urbana. Nos aplicativos, por exemplo, é disponibilizada uma função em que os usuários, em locais diferentes, escolhem um destino em comum e o motorista vai buscando um a um.
Essa opção é muito viável para reduzir o preço da viagem e chegar com mais conforto e segurança ao seu destino, além de reduzir o volume de veículos no trânsito.
A mobilidade urbana no Brasil e seus desafios podem ser contornados com eficácia, melhorando a qualidade de vida da população. Por isso, é importante focar em encontrar maneiras de otimizar o trânsito, reduzindo o alto volume de automóveis que circulam diariamente nas ruas das metrópoles.
Com os diversos benefícios que as bicicletas geram para a mobilidade urbana, aproveite para conferir o nosso artigo sobre seguro para bicicleta que pode ser incluído no seguro residencial!