Quem pratica ciclismo sabe quanto vale uma boa pedalada urbana ou rural. Mas, também, já conhece a importância do uso dos equipamentos de segurança para ciclistas. Na verdade, eles estão entre os principais acessórios para a bike, que podem ser muitos.
Aqui, o assunto será a segurança, a sua e a de sua bike. Você vai perceber que grande parte dos cuidados e da segurança na pedalada dependem de medidas tomadas pelo próprio ciclista. Assim, seja equipando a bicicleta ou se paramentando adequadamente, as iniciativas de prevenção devem ser primeiramente suas.
Continue a leitura e confira 5 equipamentos de segurança para ciclistas.
1. Capacete
A cabeça é uma das partes do corpo mais sensíveis quando consideramos a possibilidade de ocorrência de um acidente envolvendo ciclistas. Nesse sentido, o capacete é um equipamento indispensável para a prática do ciclismo, e ninguém deveria sair para pedalar sem estar equipado com ele, mesmo para uma simples “voltinha”.
O capacete de ciclismo é um equipamento de segurança próprio e específico para esse esporte e, talvez, o item mais importante. Sua função primordial é conferir proteção à cabeça do ciclista contra possíveis impactos resultantes de quedas ou batidas, ou ainda de qualquer evento dirigido à cabeça.
Essa função de proteção da região da cabeça evita traumas e lesões, assim como cortes e escoriações. Além dessa finalidade, o capacete de ciclismo tem um design projetado para melhorar a aerodinâmica e tornar o esportista mais visível por meio das cores que adota, que, por vezes, são bem chamativas.
2. Luvas
As mãos no guidão, durante a prática do ciclismo, em conjunto com o quadril no selim e os pés no pedal, constituem os três pontos de contato do corpo do ciclista com a bike. Proteger essas partes é essencial para uma prática eficiente e segura, na cidade ou no meio rural.
As luvas de ciclismo têm a função de proteger as mãos contra impactos, cortes e arranhões. Além disso, amortecem as vibrações transmitidas pelo guidão decorrentes do contato das rodas com o solo, especialmente nas condições da prática de mountain bike.
Essas luvas podem ser de dois tipos: dedo curto aberto e dedo longo fechado. O primeiro é utilizado principalmente na modalidade speed, em razão da necessidade de constantes mudanças de marcha. Já o segundo é mais comum em mountain bike.
Qualquer dos tipos evita a formação de calos e inflamações localizadas em quem pedala com frequência. Estão disponíveis em diferentes tecidos, com mais acolchoamento, se desejado, e em diferentes cores, para atender a perfis diversos. Além da segurança, existe um componente fashion aplicado às luvas.
3. Óculos
Os óculos para o ciclismo também são equipamentos de segurança indispensáveis para qualquer modalidade do esporte. Afinal, os olhos são uma parte muito sensível do corpo. Assim, qualquer partícula que entre em contato com eles pode impedir a continuidade da pedalada.
Portanto, os óculos de ciclismo têm a função primordial de proteção dos olhos contra fatores como vento, partículas de poeira, insetos, raios solares, entre outros. Além disso, melhoram as condições de visualização para o ciclista durante os deslocamentos.
Uma grande diversidade de modelos está disponível no mercado para atender às mais diferentes demandas. Assim, você pode encontrar óculos mais abertos ou mais fechados, lentes com tratamento antirreflexo e lentes diurnas e noturnas, entre outras adequações.
4. Retrovisores, refletores e buzina
Retrovisores são indispensáveis para pedalar, em especial no trânsito urbano. Afinal, os deslocamentos com a bike devem ser seguros para todos: ciclistas, pedestres e motoristas. Nesse sentido, muitas manobras, para serem seguras, devem contar com a possibilidade de retrovisão.
Os refletores, por sua vez, facilitam a visualização do ciclista na bike nos horários noturnos. Por meio deles, sua bike pode ficar bem equipada e ser bem visualizada à noite. Bons refletores são capazes de fazer brilhar mesmo pequenos focos de luz que incidem no equipamento.
Por último, um dos riscos comuns do ciclismo em vias públicas é a presença de pedestres desatentos, uma vez que a bike não faz barulho para se deslocar e pode chegar a alcançá-los sem que percebam a tempo. Uma buzina, portanto, tem um importante papel para chamar a atenção dessas pessoas nas vias e ciclovias.
5. Farol e lanterna
Ver e ser visto é essencial para pedalar à noite com segurança. Na verdade, é indispensável dispor de farol na dianteira e de lanterna na traseira da sua bicicleta. Vale a pena incluir no seu planejamento financeiro pessoal a instalação desses componentes de segurança, que protegem você e sua bike.
Leve em conta que uma simples batida na bike pode trazer despesas muito maiores do que os gastos para instalar um farol e uma lanterna. Só que, além disso, instalando equipamentos de segurança como esses, você evita inúmeros acidentes que podem resultar em prejuízos sem medida.
Portanto, não se deixe levar pela economia nesse quesito e priorize a segurança. Afinal, esses componentes não representam tantos custos se comparados à sua integridade física e à da bike, bem como aos danos que um acidente mais grave pode trazer.
Por fim, embora não seja propriamente um equipamento de segurança, não poderíamos deixar de citar um componente especial que pode dar o suporte necessário se, apesar dos cuidados, acontecer um acidente com a sua bike. Trata-se do seguro para bicicleta, que coroa toda a prevenção e a segurança promovidas com os equipamentos citados.
Ninguém pensa em deixar de fazer um seguro auto quando compra um carro novo ou usado. O mesmo deve se dar com uma bike. As razões são as mesmas e se resumem à tranquilidade de saber que você terá o amparo necessário na ocorrência de um sinistro.
Como você pode ver, equipamentos de segurança para ciclistas tendem a ser indispensáveis, especialmente quando se considera a relação custo-benefício que oferecem. Eles fazem parte dos cuidados preventivos e se consolidam com uma contratação de um seguro para a bike, ampliando a segurança e a proteção que você precisa.
Agora que você já viu os principais equipamentos de segurança para ciclistas, conheça 3 razões para fazer um seguro para sua bike!