No mundo dos negócios, ser sustentável ganhou um novo sentido. Mais do que responsabilidade socioambiental, é preciso realizar uma gestão consistente e responsável, que seja resistente, sobretudo, aos períodos de incertezas e instabilidades. Mas afinal de contas, você já parou para pensar em como tornar sua empresa sustentável?
Bem, foi com isso em mente que elaboramos este post exclusivo sobre o tema. Aqui, você encontrará uma série de ideias e dicas eficazes para essa jornada. O nosso objetivo é preparar você com estratégias valiosas para ajudar a sua empresa a enfrentar qualquer tempestade econômica. Então, não perca tempo e acompanhe!
Por que é importante tornar sua empresa sustentável?
Da forma como percebemos, a sustentabilidade financeira é a base para o crescimento saudável de uma empresa. Afinal, são justos os negócios financeiramente sustentáveis que conseguem manter suas atividades perante adversidades, realizando seus lucros sem abrir mão da qualidade e da satisfação de seus clientes.
É a sustentabilidade que oferece às empresas a capacidade de se adaptar às mudanças do mercado, aumentando suas chances de sucesso e sobrevivência. É exatamente essa habilidade, de se ajustar a novas situações com segurança e efetividade, que torna a sustentabilidade um fator tão crucial para uma boa gestão.
E por último, mas também importante, contar com uma empresa financeiramente sustentável proporciona mais segurança para todos os envolvidos, funcionários, clientes ou fornecedores. Assim como uma máquina bem regulada, a sustentabilidade garante um controle mais efetivo e preditivo da situação atual e futura da sua operação.
Como tornar sua empresa sustentável em 4 passos?
Como tudo que vale a pena, tornar uma empresa sustentável não é exatamente uma tarefa fácil. Além de uma liderança comprometida e uma série de boas estratégias, é preciso internalizar a ideia do aprimoramento contínuo. Para alcançar o status de uma empresa saudável, todos devem compreender o valor e a importância desse objetivo.
Já as estratégias para isso são variadas, e cabe a você identificar e aplicar aquelas que são mais compatíveis com a realidade da sua empresa. Entre investir em engajamento, transparência, benefícios e capacitação, existem muitas formas inteligentes de aproximar a sua gestão desse objetivo — veja!
1. Desenvolva engajamento
O engajamento dos profissionais e suas equipes é um diferencial competitivo para qualquer empresa. A razão para isso é bastante simples, pois funcionários engajados produzem mais, estão motivados e se identificam com a proposta e missão da empresa.
Mas para alcançar isso, é fundamental reconhecer e valorizar os seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho não apenas agradável, mas também seguro e voltado ao aprendizado e aos resultados. Engana-se quem pensa que para promover engajamento bastam recompensas e benefícios.
Mais do que isso, é preciso criar um ambiente de trabalho que equilibre flexibilidade e ética, implementando metas claras e caminhos realistas. Outro fator crítico para engajar os colaboradores é fazer com que eles sintam que são parte integrante da empresa.
Geralmente, a melhor forma de obter um nível saudável de engajamento é implementando uma nova cultura organizacional, sobretudo em gestões mais antigas e tradicionais, criando um ambiente em que as pessoas se sintam ouvidas, respeitadas e valorizadas por sua contribuição.
2. Ofereça benefícios
Sempre que se fala de sustentabilidade financeira em gestão, a primeira coisa que vem à cabeça é o balanço entre custos e receitas. É claro que isso é importante, mas é apenas a ponta do iceberg, pois outro fator essencial é, justamente, a estabilidade do seu quadro de funcionários.
Afinal, a sua gestão tem o que é necessário para reter seus talentos? É para lidar com isso que muitas empresas adotam benefícios adicionais a uma boa remuneração, oferecendo apólices de seguro vida, saúde e afins. Todo benefício voltado à qualidade de vida dos funcionários deve ser visto como um investimento, e não como um gasto.
Ao fazer com que os funcionários se sintam valorizados por meio de boas apólices, assistências, bonificações e benefícios, e promovendo uma cultura de cuidado e prevenção, a gestão consegue elevar a satisfação desses profissionais e manter esses talentos dentro de casa.
Além de oferecer seguros de saúde, vales-academia, entretenimento e afins, investir em programas de bem-estar também faz uma diferença enorme na lealdade e desempenho dos colaboradores. É por isso que toda despesa aplicada nesse sentido deve ser vista como um investimento de médio e longo prazos na sustentabilidade da empresa.
3. Seja transparente
Em tempos tão incertos como os nossos, a honestidade é uma virtude valiosa na criação de um ambiente de trabalho saudável. Por isso, entendemos que a transparência é uma das principais chaves para a sustentabilidade financeira — o que vale para o trato de todos na operação: clientes, fornecedores ou funcionários.
Para isso, é preciso se comunicar de forma clara e honesta. Com informações transparentes e objetivas, tanto sobre os processos quanto sobre as decisões do negócio, é possível criar um ambiente eficiente e confiável, que são qualidades vitais para qualquer empresa.
Internamente, uma gestão saudável e transparente faz com que os funcionários se sintam mais conectados, novamente, elevando a satisfação e a retenção desses colaboradores. Já entre empresas, a transparência resulta em parcerias cada vez melhores, pois cria um vínculo baseado em um bom histórico de relações e acordos.
4. Invista em treinamentos
Por fim, o investimento em capacitação. Em um mercado tão competitivo, é preciso lapidar os talentos que você já tem, desenvolvendo uma equipe cada vez mais consistente e afiada. Ao serem treinados, os profissionais se sentem motivados a entregar o seu melhor, e a empresa ganha em pontos em produtividade e inovação.
Além de melhorar a eficiência operacional dos processos, diminuindo ineficiências e excessos, o investimento em capacitação também eleva a lealdade dos funcionários e diminui o turnover, pois demonstra que a gestão reconhece e valoriza os esforços de todos os envolvidos.
Já o último benefício é o diferencial competitivo. Afinal de contas, qual é a empresa com maior chance de alcançar a sustentabilidade operacional? A que investe, continuamente, no desenvolvimento de seus colaboradores, ou aquela que prefere negligenciar isso como uma forma rápida de conter gastos? A resposta é bastante clara.
Como pôde ver, tornar uma empresa sustentável não é algo que acontece da noite para o dia. Na realidade, esse é um objetivo que exige dedicação e aprimoramento contínuo. É justamente no caminho da otimização operacional que as melhores empresas conseguem alcançar o seu auge no mercado.
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