O desenvolvimento e o aprimoramento da marca da empresa constitui a estratégia conhecida por employer branding, essencial para a captação de novos talentos e manutenção de um clima organizacional favorável. Fortalecer essa marca é garantir um importante diferencial.
Ser reconhecida internamente por seus valores e alcançar o engajamento de seus colaboradores facilita a construção de atrativos para novos profissionais no mercado. Além disso, oferece vantagens que interessam a qualquer organização.
Continue a leitura e descubra o que é employer branding e como implementá-lo na empresa.
O que é employer branding?
Em tradução literal, employer branding significa a “marca do empregador”. Entenda antes o que é conhecido como branding no que se refere a uma empresa.
Para o cliente, o branding é a cara da empresa que aparece em seus materiais publicitários e transparece em sua identidade visual. Assim, o branding é como a empresa se apresenta para o mercado.
No ambiente corporativo, o branding da organização pode engajar as equipes e fortalecer ainda mais a marca aos olhos do mercado. Nessa hora começa a se mostrar a importância do employer branding como estratégia interna.
Agora podemos conceituar melhor o termo como uma estratégia empresarial que consiste em promover o fortalecimento da organização de dentro para fora, a partir da satisfação de seus colaboradores. A atração de novos talentos é a consolidação do sucesso da iniciativa.
O employer branding, no entanto, vai além da simples boa impressão que causa e se traduz diretamente no engajamento de seus colaboradores aos processos da empresa. Externamente, se mostra no impacto positivo que provoca nos novos talentos em busca de colocação no mercado.
Quais as suas vantagens?
A marca da empresa, vale dizer, seu employer branding bem consolidado, provoca alterações positivas na maneira como a organização é vista interna e externamente. Os principais benefícios que advêm dessa consolidação podem ser destacados como se vê a seguir.
Fortalecimento da marca
O fortalecimento da marca da empresa é, na verdade, um aprimoramento de sua reputação, sobretudo como resultado do engajamento de seus próprios colaboradores. As iniciativas principalmente do RH da empresa quando bem-sucedidas levam a uma melhoria do clima organizacional e a um crescimento da autoestima corporativa.
Retenção dos próprios talentos
O reconhecimento e a satisfação dos colaboradores e seu consequente engajamento se traduz em permanência de seus próprios talentos nos quadros da empresa. É o resultado do fortalecimento interno da marca que, por sua vez, extravasa no meio profissional e dá origem à atração de novos talentos.
Atração de novos talentos
O employer branding bem construído mostra a faceta atrativa da organização e atua como um estimulante para novos profissionais que almejam pertencer aos seus quadros. Dessa forma, sendo capaz de manter a equipe e fortalecê-la com novos profissionais, a marca ainda pode evoluir para mostrar a facilidade de empregar pessoas.
Destaque no mercado
Destacar-se no mercado é consequência dos demais efeitos da implementação de uma estratégia de employer branding na empresa. Uma organização cujos colaboradores estão satisfeitos e engajados na construção de uma marca forte a ponto de atrair novos talentos aparece para o cliente, pois seus efeitos na melhoria da criatividade e no aprimoramento do atendimento chegam ao mercado.
Impacto positivo na produtividade
O coroamento dos esforços do RH na condução de uma estratégia de employer branding é o engajamento dos colaboradores e a transmissão desse alinhamento aos novos talentos que chegam. Uma cultura organizacional desenvolvida com a valorização dos funcionários satisfeitos e motivados se reflete diretamente na produtividade da empresa e nos resultados alcançados.
Como colocar o Employer Branding em prática na empresa?
Tornar a marca da organização atrativa para os próprios colaboradores é o objetivo a ser alcançado. Dessa forma, fica claro que o investimento deve ser na direção de conquistar os profissionais da empresa fazendo com que se posicionem ao lado dos valores da empresa, sobretudo adotando esses valores.
Para esse fim, o desempenho do RH da organização será fundamental e deverá considerar as iniciativas apontadas a seguir.
Avalie a situação atual da empresa
O primeiro passo é o diagnóstico da situação atual da empresa quanto à visão e a satisfação profissional de seus colaboradores com relação à organização. Assim, o verbo a ser praticado com toda dedicação e sem qualquer julgamento é ouvir. Portanto, preste atenção ao que seus profissionais têm a dizer.
Defina um objetivo e trace a estratégia
A partir do conhecimento fornecido pelo diagnóstico é hora de definir o que se pretende fazer para reestruturação da cultura organizacional, inclusive quanto aos valores, à missão e à visão da empresa. Da mesma forma, também é o tempo de definir os caminhos e ações concretas para alcançar aqueles objetivos.
Identifique o perfil de colaborador almejado
A empresa tem seus valores e quer ser reconhecida por eles. Nesse sentido, é preciso identificar o perfil do colaborador que refletirá esses valores. Para isso, leve em conta, entre outros, aspectos como:
- conhecimentos necessários;
- habilidades técnicas;
- habilidades interpessoais;
- perfil comportamental.
Garanta uma boa comunicação interna
A boa comunicação com os colaboradores é essencial na estratégia para implementação do employer branding. Na verdade, todo colaborador almeja ser ouvido e receber feedback e não há como conquistar e obter engajamento da equipe desconsiderando a boa qualidade da comunicação interna.
Tenha bem claro os atrativos que serão oferecidos
Durante o diagnóstico inicial, identifique os maiores anseios de seu pessoal como, por exemplo, um seguro saúde entre os benefícios da empresa. Desse modo, procure saber quais as principais expectativas dos colaboradores que podem ser atendidas como atrativos e utilize-as em sua estratégia.
Defina sua Employment Value Proposition
Employment Value Proposition (EVP) é a proposta de valor do empregado. Na verdade, a EVP da empresa define e qualifica o diferencial entre ser um colaborador da organização ou um empregado em outra empresa qualquer.
Como você pode ver, o employer branding é uma conquista altamente estratégica que coloca a empresa numa posição de destaque no mercado e estimula o interesse de novos profissionais de fazerem parte de seu quadro.
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