Você sabe o que são doenças preexistentes? Caso sua resposta seja negativa, não tem problema. Isso porque, na prática, esse tipo de doença não difere muito das enfermidades que há milhares de anos atormentam a humanidade.
Aliás, esse é o tema deste post. Por isso, se você não souber nada sobre elas, mantenha a calma, pois vamos contar o que são e qual a importância que elas têm para quem deseja ter mais proteção por meio de um plano de saúde ou seguro saúde. Aliás, você sabe qual a diferença entre esses termos? Não tem problema se não souber, também vamos desfazer essa confusão e contar quais são as vantagens do seguro saúde.
Ficou interessado? Então, continue a leitura!
O que são doenças preexistentes?
Doença preexistente é uma condição específica de saúde em que um o contratante de um plano de saúde pode ter conhecimento ou não no momento da contratação. Em outras palavras, é uma doença que está presente com a pessoa antes dela assinar os papéis.
Na realidade, essas doenças não são muito diferentes das já bem conhecidas por boa parte da população, como a hipertensão e a diabetes. O motivo pelo qual é imprescindível conhecê-las antes de contratar um plano de saúde reside no fato de que existe uma legislação que determina que certos tipos de enfermidades devem ser declarados no momento da contratação ou adesão de um plano como tal.
Do contrário ao que se imagina, as operadoras dos planos de saúde não podem barrar uma pessoa apenas por ser portador de uma doença preexistente. Na verdade, outros critérios são levados em consideração antes da tomada de decisão por parte da empresa.
Ou seja, conhecer e declarar as doenças preexistentes é uma forma de garantir que tudo estará dentro da lei e ter os direitos assegurados no momento em que for necessário.
Quais são as suas características?
Como já mencionado, as doenças preexistentes são muitas das enfermidades que assolam a humanidade há milênios. A grande diferença tem relação com a necessidade de declará-las no momento da contratação de um plano de saúde para os devidos fins legais.
Sendo assim, podemos incluir várias doenças nesta lista, incluindo as cardíacas, as respiratórias, as genéticas e até as crônicas. Ou seja, são inúmeras enfermidades que podem atrapalhar uma pessoa durante o percurso de sua vida, podendo resultar em uma situação mais grave de saúde.
No próximo tópico, conheça uma relação com algumas das principais doenças para quem tem interesse em fazer um seguro saúde.
Quais são as principais doenças preexistentes?
A lista é bem extensa, por isso optamos por agrupá-las para que o texto não ficasse muito repetitivo. A seguir, confira as mais comuns.
Diabetes
A diabetes é uma doença crônica que altera o nível de glicemia de seus portadores, sendo necessário fazer um acompanhamento diário para controlá-la. Ela é comumente encontrada como tipo 1 (que acomete pessoas mais jovens) e tipo 2 (geralmente associada às pessoas mais idosas).
O tratamento da doença é geralmente acompanhado pela mudança dos hábitos alimentares e pela prática de exercícios físicos.
Hipertensão
Normalmente apelidada de “pressão alta”, a hipertensão é uma doença crônica que afeta milhões de brasileiros e que pode acarretar em problemas mais sérios quando o seu tratamento não é feito da maneira correta.
Os sintomas da doença não são tão claros — o que pode dificultar o seu diagnóstico — e pode causar outros problemas de saúde, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doenças relacionadas ao coração.
Câncer
O câncer é uma doença em que células anormais dividem-se e invadem tecidos saudáveis do corpo, contaminando-as e destruindo seus respectivos órgãos. Estima-se que haja mais de cem tipos diferentes da doença, normalmente causada por motivos externos ao corpo do paciente.
Doenças respiratórias
As doenças respiratórias são bem variadas e podem atingir diversos órgãos, tais como: nariz, faringe, laringe, brônquios, pulmões, entre outros. Algumas delas podem apresentar sintomas mais brandos, outras mais severas. Neste último caso, a asma, por exemplo, necessita de tratamento contínuo já que se trata de uma doença crônica.
Doenças cardiovasculares
Sendo uma das principais causas de morte pelo mundo, as doenças cardiovasculares atingem o coração e os vasos sanguíneos. As enfermidades mais comuns são: arritmia, infarto, sopro no coração, insuficiência cardíaca, cardiomiopatia, entre outros. Para preveni-las, é necessário manter uma boa alimentação e evitar o tabagismo e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.
Por que optar por um seguro saúde?
Apesar dos termos plano de saúde e seguro saúde serem comumente confundidos, eles não significam a mesma coisa. O plano de saúde é operado por uma empresa privada que conta com uma rede de clínicas, hospitais, laboratórios e médicos credenciados que prestarão assistência médica assim que o contratante necessitar de auxílio.
Já no caso do seguro, é feito o pagamento de um prêmio mensal à seguradora, que por sua vez cobrirá as despesas das consultas, exames, etc., assim que o segurado solicitar a cobertura. Ou seja, é um modelo que possibilita maior flexibilidade e abrangência em relação ao plano de saúde convencional.
Evidentemente, é necessário que o contratante consulte as condições da apólice do contrato, o período de carência, quanto deve pagar de prêmio, entre outras questões, antes de fazer a sua solicitação de cobertura.
De qualquer forma, o seguro saúde geralmente é muito mais em conta do que o plano de saúde. Por exemplo, no caso do contratante de um plano de saúde ter alguma doença preexistente, será necessário esperar um período de 24 meses para usufruir dos serviços contratados — o seguro saúde oferece possibilidades bem mais atraentes do que essa.
Além disso, contar com o bom atendimento de uma corretora de seguros que atende de forma clara e sem pegadinhas é um diferencial que muitas operadoras de plano de saúde não têm. Sendo assim, saiba que é possível estar protegido contra eventuais problemas de saúde mesmo que você tenha alguma das doenças preexistentes mencionadas neste artigo.
Gostou do conteúdo? Que tal deixar um comentário abaixo nos contando um pouco mais sobre a sua opinião em relação a este tema? Será um prazer conhecer você melhor!