Contar com um seguro empresarial é a melhor forma de trazer mais segurança para o seu empreendimento. A cobertura básica desse serviço já conta com uma excelente proteção em casos de incêndio, curtos circuitos e explosões.
Porém, ainda é possível ampliar esse serviço e trazer ainda mais proteção e conforto no ambiente corporativo. A cobertura de despesas fixas no seguro empresarial é uma excelente opção para assegurar o funcionamento da organização.
Neste texto, explicaremos mais a fundo o que é a cobertura de despesas fixas e como ela funciona. Confira!
O que são as despesas fixas no seguro empresarial?
Antes de mais nada, explicaremos o que são as despesas fixas no seguro empresarial para você entender a sua real importância.
Sabemos que toda organização precisa do máximo de proteção possível para o seu patrimônio para evitar que possíveis sinistros comprometam as suas operações e tragam prejuízos financeiros ao negócio.
Por isso, a contratação de um seguro empresarial se mostra como a melhor solução para evitar que esse tipo de cenário seja tão prejudicial e trazer mais tranquilidade para a rotina nas empresas. Desse modo, a cobertura de despesas fixas surge como um adicional para complementar a eficiência desse serviço, oferecendo ainda mais benefícios aos segurados.
Ela funciona como serviço extra e que contempla uma série de valores fixos caso determinados sinistros impossibilitem a empresa de arcar com suas obrigações financeiras. Assim, a cobertura de despesas fixas no seguro empresarial certamente traz um ambiente mais propício para o crescimento, favorecendo a expansão da empresa rumo ao sucesso.
Quais são as despesas fixas?
A principal característica das despesas fixas está justamente em sua periodicidade. Elas não têm esse nome em vão. Dessa forma, esses valores não estão ligados diretamente à produção da empresa ou sofrem impactos com a performance da organização. Ainda que elas possam sofrer algum tipo de variação em determinados períodos, é certo que elas sempre vão surgir na data combinada.
Quando falamos sobre as despesas fixas, é muito comum pensar apenas no básico necessário para que a empresa funcione, como o salário dos funcionários e o aluguel das dependências da organização. Porém, existem diversos outros custos que estão inseridos nessa categoria.
Por isso, essa cobertura é capaz de contemplar o reembolso de outros gastos, como: contas de luz, água e gás, telefone, condomínio, folha de pagamento, internet, seguros entre outros. Precisamos reforçar que esses gastos ocorrem independente do desempenho da empresa.
Portanto, contar com uma cobertura traz uma garantia extra para que a empresa consiga honrar seus compromissos caso algum sinistro impossibilite a organização de pagar essas despesas em dia. Confira uma lista completa sobre as despesas fixas cobertas:
- salários dos colaboradores: encargos sociais e trabalhistas;
- contas: água, gás, condomínio, telefone, internet, luz;
- impostos referentes à localização e prediais;
- locação de máquinas e equipamentos;
- honorário da diretoria.
Como a cobertura de despesas fixas funciona?
Agora que você entendeu mais sobre a cobertura de despesas fixas no seguro empresarial, vamos explicar como se dá o funcionamento desse serviço. Primeiramente é preciso identificar quais são as situações em que se pode acionar o sinistro e receber o reembolso referente à apólice contratada.
Existem diferentes cenários que permitem acionar esse serviço, indo desde a incêndios até tornados. Confira a lista completa:
- incêndio;
- quedas de raios;
- explosões;
- danos elétricos;
- vendavais;
- tornados;
- ciclones;
- granizo;
- tumultos.
Ao acionar o sinistro, a empresa entra no período indenitário — momento necessário para que as atividades empresariais retornem à normalidade. Esse tempo coincide com a data da ocorrência e tem o seu término logo após a retomada da organização sobre o seu ritmo habitual — podendo também ocorrer caso o prazo máximo definido no seguro.
Durante esse período, o segurado poderá receber a compensação referente às suas despesas fixas e garantir o funcionamento da empresa durante as crises cobertas pelo seguro empresarial.
Por que contratar a cobertura de despesas fixas no seguro empresarial?
Como mostramos ao longo deste texto, esse serviço traz uma enorme camada de proteção patrimonial às empresas, possibilitando superar uma crise sem comprometer as finanças do empreendimento. A precaução é a melhor solução para contornar os obstáculos imprevisíveis da jornada rumo ao sucesso das organizações.
Por isso, a cobertura de despesas fixas é considerada um serviço complementar aos benefícios já presentes no seguro empresarial. Ele foi desenvolvido como uma solução que vai além das apólices mais comuns no mercado para trazer mais proteção e segurança à integridade das organizações.
Procure identificar os riscos que a empresa está exposta e avaliar os benefícios que esse serviço pode trazer. A contratação de uma cobertura facultativa deve ser estudada com cuidado para assegurar a proteção patrimonial da organização e assegurar uma contratação inteligente para o empreendimento.
Juntando o que há de melhor do seguro empresarial aliado a uma camada extra de proteção, a cobertura de despesas fixas é uma excelente forma de se precaver. Assim, caso algum sinistro seja acionado, será possível se resguardar contra possíveis prejuízos financeiros que podem desestabilizar as operações da empresa e comprometer o seu caixa.
O que a cobertura de despesas fixas não cobre?
Agora que apresentamos o que é esse serviço e como ele pode beneficiar o seu negócio, separamos uma parte exclusiva para eliminar de vez as suas dúvidas sobre as vantagens dessa cobertura. Existem alguns prejuízos que não são indenizáveis e que é fundamental os conhecer para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Entre eles, podemos citar os lucros líquidos e brutos da empresa durante o período em que o sinistro foi acionado. Além deles, temos também a movimentação do negócio — ou o total de valores relacionados à venda de produtos e serviços que ainda não foram pagos à sua organização.
Pronto! Viu como a cobertura de despesas fixas no seguro empresarial é um serviço extra fundamental para o seu negócio? Se está procurando uma forma eficiente de proteger o seu patrimônio e evitar surpresas, procure uma corretora de confiança para fazer a sua apólice. A Pulso Seguros conta com uma equipe especializada e preparada para ajudá-lo a encontrar um serviço adequado às suas necessidades.
Por isso, não perca tempo e entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores para proteger melhor o seu negócio!