Quando ocorrer a experiência de um dente quebrado, o que fazer? Existem várias possibilidades de se passar por isso e, nesses casos, é preciso estar preparado.
Os dentes podem ser fraturados em razão de traumas (batidas), sobretudo quando existem crianças em casa, assim como pela existência de cáries (o principal fator). Desse modo, a consulta rotineira com o dentista já seria suficiente para resolver a maior parte dos casos antes que ocorressem.
Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e saiba o que fazer no caso de dente quebrado.
Mantenha o local limpo
A área do ponto de uma fratura pode estar com exposição de tecido vivo e, por essa razão, é preciso impedir condições que facilitem uma infecção. Assim, na ocorrência de uma fratura no dente, procure manter o local fraturado limpo tão logo tenha ocorrido.
Para isso, use um enxaguante bucal ou, na falta deste, utilize água potável com sal. Um bochecho leve procurando manter a área atingida submersa no líquido por alguns segundos é suficiente até o momento do atendimento do dentista.
Pode ser que, em vez de fratura, o dente tenha sido avulsionado (se soltado inteiro) e não apenas se fragmentado. Nesse caso, não faça bochecho, mas apenas mantenha o local com o enxaguante bucal ou água potável com sal por alguns segundos para desinfetar a área atingida. Procure logo por assistência odontológica.
Guarde o fragmento quebrado
Primeiramente, procure e guarde com cuidado o fragmento, a fim de levá-lo ao dentista que fará o atendimento odontológico. Para esse fim, proceda da seguinte maneira:
- lave o fragmento em soro fisiológico, água mineral ou leite (só use água de torneira em última hipótese);
- coloque o fragmento imerso em água potável ou leite em um recipiente limpo e que possa ser bem fechado;
- na impossibilidade do recipiente, umedeça um lenço limpo em água potável e envolva delicadamente o fragmento para poder transportá-lo;
- procure assistência odontológica.
No caso de dente inteiro, tome os mesmos cuidados. No entanto, cuide para não tocar na porção do dente correspondente à raiz (a parte que não fica visível quando o dente está na boca normalmente). Esse é um cuidado importante para não contaminar os tecidos vivos do dente.
Procure assistência odontológica
É essencial que a pessoa procure um dentista tão logo possa. O ideal é que isso seja feito imediatamente, logo após recolher o fragmento e fazer a desinfecção do local. Quanto mais cedo a assistência odontológica puder ser ministrada, menores serão os riscos de uma contaminação.
As intervenções que um profissional especializado pode realizar em tempo hábil permitem promover a recuperação do dente. Ainda que se tenha perdido o fragmento do dente, sua recriação é possível com resina específica para esse fim, isto é, empregada nos trabalhos de restauração.
Nessa horas, faz toda a diferença poder dispor de um seguro odontológico. Afinal, seguro é para isso: deixar você tranquilo e disponibilizar a solução mais adequada na hora de uma emergência.
Como se viu, no caso de dente quebrado, o que fazer pode ser simples, mas deve ser providenciado logo, além de ser indispensável a assistência de um serviço odontológico.
Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e saiba tudo o que precisa para estar mais tranquilo e protegido.