As facilidades trazidas pela internet são muitas, com vantagens como agilidade e conforto, mas devem ser equilibradas com alguns cuidados pertinentes a cada uso que se faça. É o caso, por exemplo, da cotação de seguro online.
Cotar o seguro online é uma praticidade que a tecnologia permite e que não dá para abrir mão. No entanto, é preciso atenção e a adoção de algumas iniciativas para garantir mais segurança e economia nos resultados obtidos.
Continue a leitura e conheça 8 dicas de como fazer cotação de seguro online.
1. Confirme o credenciamento da seguradora
Para atuar no campo de seguros, é preciso que a empresa esteja devidamente regularizada com a legislação e com os órgãos pertinentes. Você pode checar essa condição para qualquer seguradora utilizando o site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e pesquisando cada empresa.
2. Compare valores e serviços
Não caia na tentação de fazer comparações exclusivamente levando em conta os preços apresentados por cada seguradora. Considere, em conjunto com os valores cobrados, as coberturas, a assistência e os serviços que são oferecidos para comparar os respectivos valores.
3. Evite cotar com pressa
Fique atento para não deixar a contratação ou a renovação do seguro exigir correrias de última hora. Lembre-se de que você vai pagar por um produto sério e muito importante. Desse modo, evite a pressa, que acaba por conduzir a um mau negócio.
4. Faça o maior número de cotações que conseguir
O mercado de seguros está aquecido e existem muitas seguradoras atuando. Quanto mais cotações você fizer, maiores as chances de conseguir as melhores propostas com boas seguradoras. Isso vale tanto para o produto contratado como para os valores cobrados.
5. Limite-se às coberturas de que realmente necessita
Você não precisa contratar coberturas e serviços para os quais não tem demanda. Saiba antes o que você realmente precisa e não deixe de cotar com esse objetivo. Ao analisar as cotações apresentadas por cada seguradora, desconsidere aquelas que não se atêm às suas necessidades e foque no que realmente é necessário.
6. Tenha atenção com itens que podem encarecer o seguro
Além do perfil do condutor, alguns itens encontrados nos veículos podem levar a um valor maior do prêmio na hora da cotação do seguro auto. Nesse sentido, é importante estar atento para a existência de situações como:
- veículo com adaptações;
- veículo com kit gás instalado;
- veículo com acessórios mais caros;
- veículo blindado.
7. Negocie novos valores
Após receber as cotações conforme as demandas que apresentou, selecione as que mais lhe interessem e negocie os valores apresentados. Além disso, avalie a proposta e veja se contém itens dos quais você pode abrir mão e volte a negociar o valor apresentado.
8. Conte com uma corretora de seguros
O caminho mais rápido e mais seguro é contar com uma corretora de seguros experiente e de confiança. Seu corretor pode trazer para você as melhores ofertas do mercado que atendam às suas necessidades para que você faça a sua escolha.
Como você pode ver, a cotação de seguro online é uma grande facilidade, mas requer algumas iniciativas para que tudo se dê da forma mais segura e com a economia de que você precisa.
Se gostou deste post, registre aqui o seu comentário; pode ser uma dica que você conhece e que ajudará outras pessoas como você.