Contar com um seguro empresarial possibilita, em uma única apólice, atender a diversas necessidades de proteção da empresa. Assim, além de providenciar um ambiente mais seguro para os colaboradores, a empresa passa a ter a garantia de receber uma indenização que possibilita minimizar o prejuízo em caso de acidentes e outros fatores.
Por isso, contratar uma seguradora responsável e que cumpra esses requisitos requer algumas iniciativas que podem facilitar todo o processo de contratação. Considere as observações dispostas a seguir e você estará pronto para avaliar a melhor proposta para o seu negócio!
Conheça os seguros obrigatórios para o segmento da empresa
Em sua maioria, os seguros no Brasil são de contratação facultativa, ou seja, você contrata porque entende a importância de fazê-lo. No entanto, a legislação brasileira aplicável (Decreto-Lei nº 73 de 21 de novembro de 1966) define um elenco de seguros obrigatórios em função do tipo de atividade desenvolvida pela empresa.
Dessa forma, antes de fechar o contrato de seguro para a sua organização, é essencial conhecer essas exigências legais para se manter regular. Obtida a informação quanto à obrigatoriedade, o seguro empresarial que você contratará deverá incluir, entre outras, a(s) cobertura(s) específica(s) exigida(s) pela lei.
Entenda a composição do preço do Seguro Empresarial
O preço do seguro empresarial que você contrata é personalizado em função de algumas variáveis. Assim, a composição final obtida para cada caso definirá o valor a ser pago.
Nesse sentido, os principais aspectos considerados para estabelecer o preço são:
- a probabilidade de ocorrência de determinado sinistro;
- a extensão máxima do dano decorrente do sinistro considerado;
- a experiência de cada seguradora com eventos daquela natureza.
Por essa razão, entre outras, é muito importante fornecer informações precisas para a seguradora sobre a realidade da empresa. Com esses dados, o produto oferecido estará alinhado às reais necessidades apresentadas.
Avalie as coberturas necessárias
Além das exigências legais, você deve identificar o que precisa ser protegido na empresa. Esse diagnóstico indicará as coberturas que devem ser contratadas para a organização.
A decisão pode ser tomada a partir de indicações de coberturas disponíveis mostradas pela corretora de sua confiança. Com isso, fica mais fácil avaliar aquelas de que a empresa realmente necessita dentre as que o mercado oferece.
De modo geral, existem coberturas básicas para o seguro. Por sua vez, avalie com sua corretora as coberturas adicionais existentes para que a apólice contenha o conjunto de garantias de que sua empresa precisa.
Identifique os mecanismos para a redução dos custos do Seguro Empresarial
Ao avaliar as coberturas existentes nas propostas das seguradoras, o mais recomendável é contar com a orientação de sua corretora — em especial quanto às adicionais, para que estejam dentro das reais necessidades da empresa.
Com isso, você pode reduzir custos. No entanto, existem outras medidas que podem ser tomadas com vista à redução do custo final do seguro.
Assim como no seguro auto — no qual a existência de travas no veículo, de alarme e de outros itens de segurança pode reduzir o custo —, a instalação de itens de segurança na empresa — controle de acesso, cerca elétrica e monitoramento — pode tornar o preço menor.
Da mesma forma, as medidas de proteção tomadas contra incêndio (hidrantes, portas corta-fogo, extintores em condições adequadas etc.) e intempéries também contribuem para um custo menor do seguro.
Analise os principais fatores durante a contratação
Na hora de contratar um seguro empresarial, existem alguns fatores importantes que devem ser considerados no momento de avaliar a melhor proposta para o seu negócio.
Verifique o histórico da corretora
Um ponto essencial que deve ser observado é o histórico da corretora de seguros que você pretende contratar. Portanto, considere o tempo de atuação no mercado, a reputação com seus clientes, a credibilidade na praça, o relacionamento com outras seguradoras e resseguradoras, entre outros.
A opinião, tanto dos consumidores quanto de outras empresas, deve ser levada em conta para que a sua decisão final seja a melhor possível para o seu negócio.
Com boas referências, é viável ver a seriedade e a honestidade da corretora, garantindo um serviço de qualidade para a sua organização. Além disso, contratar um serviço que já existe no mercado há anos é uma garantia de segurança ao fechar um bom negócio. Acontece que somente uma organização que preza pela excelência de seus serviços consegue se solidificar no mercado, tornando-se referência ao longo do tempo.
Orce com diferentes empresas
Antes de contratar um seguro empresarial, é muito importante saber exatamente quais são as suas necessidades. Com isso estabelecido, é hora de pesquisar, no mercado, a melhor oferta para o seu negócio.
Antes de realizar a contratação, conheça bem as opções oferecidas pelas empresas de seguro. Converse com o corretor, pesquise e decida pela melhor opção, sempre prezando pelo custo-benefício do serviço.
Compare o que as diversas seguradoras têm para oferecer. Não se acanhe ao pedir mais de um orçamento para diferentes modalidades do serviço e examine cada opção com muito cuidado. Tente entender quais eventuais descontos você pode conseguir se contratar todos os seguros com a mesma corretora e qual seria o valor se o mesmo serviço fosse contratado em diferentes empresas.
Nem sempre o melhor preço vai corresponder à mesma cobertura, por isso, pergunte ao corretor as opções que cada seguradora oferece, quais são as principais características das apólices e o que acontece em casos de sinistro.
Com isso, é possível poupar tempo e dinheiro, entendendo perfeitamente o que o seguro contratado cobrirá.
Entenda o tamanho do seu negócio
Todo tipo de empreendimento no mercado está suscetível a riscos que podem afetar diretamente o seu desempenho. A contratação de um seguro é uma garantia que traz mais tranquilidade sobre os possíveis imprevistos que podem causar prejuízos consideráveis para a empresa.
Não importa o porte da sua organização — existem diversos tipos de seguro que combinam de acordo com o tipo de negócio. Portanto, é obvio que cada estabelecimento — ou empresa — demanda um tipo de cobertura diferenciado. Desse modo, é essencial pesquisar com muito cuidado sobre o que vai contratar.
Consulte uma corretora
A maneira mais segura de compor uma apólice do modo adequado para a empresa é contando com a assistência de uma corretora de seguros de confiança. O conhecimento e a experiência de uma instituição de seguros séria permitem tomar decisões mais acertadas.
Assim, com a orientação precisa, você poderá avaliar as melhores propostas que a corretora indicar para, então, contratar a seguradora mais adequada. Sem trocadilhos, mas é a segurança do seguro.
A contratação de um seguro empresarial, como foi mostrado ao longo deste texto, é um processo que requer muita atenção. Contar com uma seguradora de confiança é uma garantia de contratar um serviço com ótimo custo-benefício para o seu negócio. Assim, é possível proteger o seu patrimônio contra danos decorrentes de sinistros cobertos pela sua apólice, evitando grandes prejuízos que podem comprometer o sucesso do seu empreendimento.
Aproveite o seu interesse no assunto e confira nosso texto sobre ter uma empresa segura e cheia de benefícios para a saúde, a fim de conhecer a melhor opção.