Você sabe qual a importância de ter EPIs para engenharia civil em seu canteiro de obras? Acontece que a frequência de acidentes nesses lugares é muito elevada e, consequentemente, pode trazer diversos prejuízos, além de causar amputações ou até mesmo custar a vida de alguém.
Nas obras existem diversas situações de riscos, como as quedas de objetos pesados ou o perigo de choque. Por isso, contar com equipamentos de proteção é essencial para garantir maior segurança durante a execução do trabalho e evitar lesões sérias nos operários, engenheiros e arquitetos ali presentes.
Pensando nisso, elaboramos este texto detalhando as 5 EPIs mais importantes para as obras na engenharia civil para os trabalhadores. Vamos lá!
1. Capacetes
Em uma obra existem diversos fatores de risco, como a queda de objetos pesados que podem causar lesões sérias caso atinja alguém. Os capacetes são um dos EPIs para engenharia civil mais importantes e devem ser utilizados por todos que trabalham no local, como os operários, arquitetos e engenheiros.
Ele serve para proteger contra choques e quedas de materiais pesados, reduzindo o impacto deles sobre o crânio do usuário.
2. Luvas
As luvas de raspa são destinadas para os operários que trabalham manuseando algo com a finalidade de evitar cortes ou algum tipo de lesão maior nas mãos. Elas são essenciais para providenciar proteção em situações de risco de amputação em casos de acidentes.
Esse EPI serve para proteger o usuário contra diversos fatores, como agentes abrasivos e escoriantes, cortantes, choques elétricos, agentes térmicos, biológicos, químicos, umidade, vibrações e radiações ionizantes.
3. Óculos de proteção
O uso de óculos de proteção é muito importante em um canteiro de obras, principalmente para evitar danos sérios à vista dos operários, engenheiros e arquitetos. Com eles é possível proteger os olhos contra radiação ultravioleta e infravermelha, luminosidades intensas e contra o impacto de partículas volantes — como as faíscas.
4. Botina de segurança
No canteiro de obras há diversos objetos perfurantes que podem cair no chão e passar despercebidos pelos trabalhadores, como pregos, parafusos etc. Por isso, é muito importante contar com um EPI capaz de proteger os pés dos operários.
Além disso, a botina de segurança é capaz de evitar lesões em casos de quedas de materiais pesados, que em alguns casos pode levar até à amputação do membro. Também, o material das botas são excelentes para proteger os usuários que trabalham com energia elétrica, evitando choques.
5. Balaclava
Esse é um dos EPIs para engenharia civil mais recomendados para proteger os usuários. Ele é usado logo abaixo do capacete e serve para resguardar o pescoço e o crânio dos usuários contra agentes químicos, abrasivos e escoriantes umidade e temperaturas elevadas.
Investir em EPIs para engenharia civil é essencial para melhorar o desempenho dos operários, engenheiros e arquitetos no canteiro de obras. Garantir uma boa segurança de trabalho traz diversos benefícios para os envolvidos, como maior proteção e tranquilidade para desempenhar as funções e com a diminuição de riscos em operações perigosas.
Aproveite o seu interesse no assunto e confira o nosso artigo sobre as 5 principais causas de acidente em canteiros de obras!