Você sabe a importância de se preocupar com os problemas odontológicos em crianças? Conscientizar os jovens sobre a saúde bucal e as consequências que a falta de higienização pode trazer é muito importante. Desse modo, é possível evitar tratamentos desnecessários que podem causar dor e sofrimento aos pequenos.
Acontece que as crianças dificilmente se adaptam às necessidades de escovar os dentes e passar o fio dental, ignorando por completo essas importantes etapas. Pensando nisso, separamos 3 dos principais problemas odontológicos que podem afetar os jovens, os tratamentos indicados para cada um e como é possível evitá-los com a higienização correta. Boa leitura!
1. Cáries
As cáries são um dos problemas odontológicos em crianças e adolescentes mais comuns. Acontece que qualquer um pode sofrer desse mal, até mesmo os bebês. O principal vilão causador delas são os alimentos e bebidas que contêm açúcares, além da má higienização da boca e dos dentes.
Nas crianças menores é comum os pais darem mamadeira para elas antes delas dormirem, esquecendo-se de realizar a higiene nos dentinhos. Já os maiores tendem a apresentar mais dificuldade em escovar os dentes com frequência e, como consequência, facilitam a proliferação de bactérias que podem causar as cáries.
O tratamento consiste em aplicar selantes nos molares que apresentam sinais de cárie, contanto que a desmineralização não tenha causado danos o suficiente nos dentes. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar o tratamento de canal.
2. Fluorose
A fluorose é uma condição causada pelo consumo excessivo de flúor. Além de ser encontrado nas pastas de dentes, ele também surge em alimentos e também na água encanada.
Apesar de ser um problema dentário exclusivamente estético, causando manchas brancas ou marrons nos dentes. Geralmente, acontece no momento da transição para os dentes permanentes. Para se livrar da fluorose dentária é necessário realizar um tratamento de clareamento que remove por completo as manchas.
3. Gengivite
A má higienização da boca das crianças é um problema muito sério para a saúde bucal. Os resquícios de alimentos que ficam entre os dentes — principalmente os açucarados — reúnem placas bacterianas. Assim, a sujeira fica acumulada ao redor deles, causando a gengivite, que é uma inflamação dos tecidos gengivais.
Os principais sintomas desse problema odontológico em crianças são o surgimento de vermelhidão nas gengivas e o sangramento durante a escovação. Além disso, o agravamento da gengivite pode levar a problemas mais graves, como a perda dos dentes.
O seu tratamento consiste em eliminar as causas para reverter os sintomas causados pela inflamação, impedindo-a de progredir para os estágios mais graves.
A preocupação com a saúde bucal dos jovens é muito importante para assegurar que eles tenham dentes fortes e saudáveis ao longo da vida. Os problemas odontológicos em crianças são muito comuns de surgir, e por isso, contar com um seguro odontológico que seja capaz de cobrir emergências 24 horas por dia, sem carência, com a liberação do uso logo após o pagamento, é essencial para proteger a saúde bucal dos pequenos.
Por isso, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba em primeira mão mais conteúdos com informações valiosas como este!