O seguro auto no Brasil apresenta uma série quase folclórica de mitos, pois pessoas desinformadas fazem afirmações que se consolidam com o tempo como se fossem verdades. Portanto, é preciso estar bem-informado no momento de contratar o seguro do seu carro.
Elaboramos este post para esclarecer os mitos e verdades sobre seguro auto a fim de que você tenha consciência sobre o que está sendo contratado e possa fazer uma escolha que esteja de acordo com as suas necessidades. Continue a leitura e confira.
Mito. Apesar de existirem casos nos quais carros mais antigos têm o seguro mais caro, isso também não é regra. São diversos os fatores que compõem o preço do seguro além da idade do carro. Para esse fim, são utilizadas as variáveis modelo, ano, cobertura escolhida e região, além dos dados do perfil do segurado, como idade, sexo e histórico, por exemplo.
Mito. Embora o não pagamento de uma parcela possa resultar na perda do seguro, isso não é uma regra, nem ocorre automaticamente. De modo geral, nesses casos a vigência do seguro pode ser reduzida, assim como a cobertura. Esse tema é tratado pela chamada Tabela de Prazo Curto, obrigatória na apólice do seguro auto. Ela relaciona os dias com cobertura com o percentual do valor já pago do seguro.
Verdade. Ainda que muitos homens não gostem dessa constatação, estatisticamente as mulheres provocam menos acidentes que os homens. Por essa razão, o risco de sinistro em veículo dirigido por uma mulher é menor e, portanto, também o preço do seguro.
Vale observar, como já foi visto, que não é apenas o sexo que regula o preço do seguro. Mas, se as demais variáveis forem exatamente as mesmas, é bastante provável que o preço para a mulher será menor.
Verdade. Você pode contratar um seguro para o seu carro sem cobertura para acidentes naturais, se quiser. Mas, por outro lado, se quiser cobertura para eventos como enchentes, por exemplo, é só fazer a opção. Assim, você também pode contratar cobertura contra raios, temporais e vendavais, entre outras forças da natureza. Tudo vai depender das coberturas que escolher.
Verdade. Instalar um rastreador no veículo torna o trabalho da seguradora muito mais fácil se houver um furto ou roubo. Na verdade, a redução do custo do seguro é significativa nesses casos. Considere que a recuperação do veículo se torna bem mais provável com o rastreador. Desse modo, as despesas da seguradora também serão reduzidas, o que reflete no preço do seguro.
Mito. A cor do veículo não altera o preço do seguro. A variável que pode alterar é o modelo do carro, mas não sua cor. Considere que recuperar um carro vermelho apresenta o mesmo custo para a seguradora que o resgate de um veículo preto.
Com essa diferenciação entre mitos e verdades sobre o seguro auto fica mais fácil conduzir a contratação para o seu veículo. Na verdade, seu corretor é a pessoa indicada para esclarecer ainda mais outras dúvidas que você tiver sobre o assunto.
Gostou do post? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Este assunto interessa a todos que possuem um carro.
Plano de saúde, doença preexistente… Afinal, será que é possível ter um plano mesmo já…
Sua empresa quer realizar atividades corporativas engajantes e descontraídas? Já pensou em propor eventos ao…
Motos e carros de luxo constituem um sonho para muitas pessoas. Algumas estão em vias…
Quem dera instalar câmeras de segurança e fechaduras reforçadas bastasse para proteger um imóvel. A…
Investir em tecnologias para casa traz conforto, automação e segurança, mas exige cuidados específicos. Com…
Quem tem um pet em casa sabe o quanto ele faz parte da família. Mas,…
Leave a Comment