Os meios digitais revolucionaram a forma como a população realiza diversas atividades. Hoje, é muito mais prático conferir um extrato ou atualizar seus dados por meio de um serviço online. Como tudo está muito mais acessível, é preciso ficar alerta para possíveis ameaças que podem comprometer o seu dinheiro.
Só no Brasil, mais de 50% dos internautas já sofreram prejuízos devido a algum tipo de fraude online. Por isso, muitos se perguntam como não cair em golpes financeiros e garantir mais segurança virtual.
Neste texto, vamos explicar melhor o que são esses golpes financeiros, quais são os mais comuns na internet e mostraremos como você pode evitá-los.
O que são e como funcionam os golpes financeiros?
Para entender como não cair em golpes financeiros, o primeiro passo é entender o que são e como funcionam. Você provavelmente já se deparou na internet com algum conteúdo oferecendo mil maravilhas ou até mesmo dizendo que ganhou algum prêmio, não é mesmo? Pois saiba que a probabilidade de isso ser um golpe é extremamente alta.
Os criminosos utilizam alguns artifícios para despertar a curiosidade das pessoas, seja por palavras-chaves específicas ou utilizar algum tema que está em alta, como foi o caso do auxílio emergencial. Eles se aproveitam da ingenuidade do usuário para roubar dados ou até mesmo pedir dinheiro para executar algum serviço — que em muitos casos são gratuitos.
Quais são os principais golpes financeiros?
Nem todo golpe financeiro é igual. Os criminosos são muito ardilosos no desenvolvimento de métodos para chamar a atenção das vítimas e fazer o roubo. Separamos as principais fraudes para você aprender como não cair em golpes financeiros na internet.
Phishing
O termo Phishing deriva da palavra “fishing”, que significa pescaria em inglês. Esse golpe não tem esse nome em vão. Basicamente, ele tenta despertar o interesse dos usuários por meio de algum conteúdo ou discurso persuasivo e, então, roubar dados e informações bancárias das vítimas.
Boleto falso
Os boletos são uma das principais modalidades de pagamentos escolhidos pelos usuários na internet. Com isso, os criminosos começaram a utilizar esse método de pagamento como uma forma de praticarem seus roubos virtuais.
Basicamente, o golpe consiste em uma emissão de um boleto falso que é enviado aos usuários. Eles tentam se passar por uma empresa, utilizando o mesmo layout da marca para enviar os boletos.
Uso indevido de dados
Além do Phishing que citamos anteriormente, seus dados podem ser vazados na internet por outras fontes, como vírus recebidos por e-mail ou mensagens de texto que roubam suas informações cadastradas em um celular, por exemplo.
Clonagem de cartão
A clonagem de cartão é um dos golpes financeiros mais antigos na nossa sociedade. Apesar de haver várias maneiras dessa fraude ser feita, a mais conhecida é a realizada por uma máquina de cartão adulterada.
Para isso, basta inserir o cartão e a senha que a máquina irá capturar os dados necessários para que os criminosos façam a clonagem de seu cartão e o utilizem eletronicamente. Há também as falhas em sites, que podem comprometer a integridade de seus dados.
Pirâmide financeira
As pirâmides financeiras são golpes bastante recorrentes no mercado e podem comprometer gravemente a sua saúde financeira caso você caia nesse tipo de fraude. Caso receba alguma proposta tentadora, procure verificar a situação e o registro da empresa junto aos órgãos governamentais.
Normalmente, esse tipo de golpe não tem uma relação direta com algum produto como fonte de renda. Assim, os criminosos sempre pedem algum valor de entrada para que a pessoa comece a ganhar mais, porém, a realidade nem sempre é tão benéfica.
Como não cair em golpes financeiros na internet?
Com um pouco de atenção, é possível evitar golpes financeiros. Agora, vamos mostrar algumas dicas para ajudá-lo a ter mais segurança na internet.
Não revele seus dados e senhas
A principal forma de não cair em golpes financeiros é garantindo a integridade de seus dados e senhas. A maioria das fraudes envolve o conhecimento de terceiro sobre essas informações.
O ideal é sempre contar com um sistema de antivírus ou firewall eficiente em sua máquina. Assim, caso você baixe por engano algum arquivo malicioso, você contará com uma proteção de dados eficiente que poderá evitar possíveis vazamentos.
Lembre-se também de que nenhuma instituição financeira irá entrar em contato solicitando seus dados. Por isso, caso receba um e-mail, SMS ou ligação de um banco pedindo seus dados, desconfie da possibilidade de golpe.
O ideal nesse caso é entrar em contato com sua agência e, caso ainda suspeite de um golpe, ir pessoalmente até o seu gerente. Assim, você terá a garantia de que, caso o seu banco tenha alguma pendência, você está falando com uma pessoa confiável.
Acesse apenas sites confiáveis
Sempre que navegar na internet, procure visitar apenas páginas confiáveis. É possível se certificar da credibilidade de um site pelo ícone de cadeado ao lado da barra de endereço de seu navegador.
Ainda assim, caso vá fazer compras online, tenha a certeza de que o endereço da página corresponde ao original. Assim, você evita que seus dados bancários caiam nas mãos de criminosos.
Desconfie de tudo
Pode parecer exagero, mas ainda que a internet traga algum nível de segurança, é preciso também desconfiar de tudo que você ver na web. Muitos criminosos investem muito tempo para desenvolver golpes e fraudes convincentes. Por isso, ter atenção é fundamental.
Recebeu uma intimação por e-mail para ir até a polícia com um link suspeito, mas não sabe ao certo o que aconteceu? O primeiro passo é não abrir nada até ter certeza do que se trata.
Verifique o correspondente para ter certeza de que se trata de um e-mail governamental e, caso ainda tenha dúvidas, vá pessoalmente ao local para garantir. O mesmo vale para boletos bancários ou outros conteúdos que podem ser enviados maliciosamente para o seu e-mail ou SMS.
Pronto! Agora você já sabe como não cair em golpes financeiros na internet. Lembre-se sempre de navegar com atenção e contar com um seguro cibernético. Assim, você terá maior garantia sobre a integridade de seus dados e evitar possíveis dores de cabeça!
Gostou deste texto? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber em primeira mão mais conteúdos como este!