Por acidente, descuido ou estado das instalações de um imóvel, em um piscar de olhos tudo pode estar em chamas. Nesse momento, contar com um seguro contra incêndio representa a garantia de proteção de sua residência e seus bens, impedindo que você e sua família passem por dificuldades.
Mas o Brasil ainda não é muito familiarizado com esse tipo de serviço, infelizmente. No geral, a preocupação é com a decoração da casa e o seguro do carro. Porém, não cometa o mesmo erro de não proteger seu bem mais importante: sua casa.
A seguir, explicaremos como funciona um seguro contra incêndio, quais são as coberturas disponíveis e que benefícios o serviço proporciona.
Como funciona o seguro contra incêndio?
O seguro contra incêndio é uma cobertura obrigatória do seguro residencial, que garante ao segurado uma indenização caso o imóvel protegido seja danificado pelo fogo. Quando contratado no plano mais básico, a seguradora somente atua na reconstrução da parte estrutural da residência.
No entanto, é possível personalizar seu plano e potencializar as coberturas dentro da apólice. Se você reside de aluguel, a obrigação de contratar o seguro é do proprietário do imóvel, segundo a Lei do Inquilinato. Entretanto, caso seja acordado em contrato, são permitidas cláusulas em que a responsabilidade por esse tipo de proteção seja do inquilino.
Qual é a cobertura e o que está incluso no seguro contra incêndio?
Como dito, a cobertura do seguro contra incêndio dependerá do que consta na sua apólice. É possível incluir e ser protegido contra quedas de raios ou explosões de qualquer natureza. No caso do fogo, a seguradora paga somente quando ele se espalha por sua casa e destrói a estrutura (paredes).
As explosões cobertas são aquelas ocorridas por gás de cozinha, curto-circuito, panela de pressão ou qualquer outra que também danifique a estrutura do imóvel. Já no caso dos raios, são indenizados os que fizerem sua residência pegar fogo e danificarem paredes, teto, chão ou demais componentes estruturais.
Em relação aos itens cobertos pelo seguro contra incêndio, também é necessário avaliar seu plano e o valor pago, para estudar a possibilidade de incluir móveis, eletrodomésticos, veículos, joias, obras de arte ou dinheiro, por exemplo. Além disso, é possível incluir serviços como chaveiro, eletricista, encanador e outros.
Quais são as vantagens de ter um seguro contra incêndio, afinal?
Para ter um bom serviço de seguro contra incêndio, é fundamental pesquisar por seguradoras de confiança e que não deixam você na mão quando mais precisar. Com o suporte de uma boa empresa, haverá as seguintes vantagens:
- tranquilidade de uma casa protegida;
- assistência 24 horas em casos de emergência;
- melhor custo-benefício do seguro;
- subsídio para reformar e reparar os danos do incêndio, explosão ou raio;
- amparo profissional;
- indenização sobre a casa;
- proteção dos bens.
Ninguém espera que a casa pegue fogo, seja atingida por um raio ou que algum item em seu interior exploda. No entanto, contar com um seguro contra incêndio diminui consideravelmente seus gastos e as preocupações com esse tipo de acidente. Mesmo que pegue você desprevenido, é possível estar preparado para esse contratempo.
Quer proteger sua casa e seus bens contra fogo, raios, explosões ou outros acidentes? Entre em contato conosco para conhecer todos os nossos planos e coberturas!