O sedentarismo é um problema bastante comum entre os profissionais que passam horas sentados em frente ao computador e não fazem atividades físicas, antes ou após o expediente. Tal fato tem se tornado uma preocupação para muitos gestores.
Reduzir o sedentarismo na empresa contribui para a disposição, a produtividade e a saúde dos profissionais, uma vez que o hábito representa um fator de risco para doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e problemas cardiovasculares.
Quer melhorar a saúde e o bem-estar de sua equipe? Então, continue a leitura e veja como você pode fazer isso!
Separamos algumas dicas para você reduzir o sedentarismo em sua empresa
Crie sessões de alongamento na empresa
Algumas organizações oferecem ginástica laboral para estimular o bem-estar dos funcionários, evitar lesões e afastamentos devido à má postura ou esforços repetitivos e diminuir o sedentarismo.
Outra opção é organizar sessões de alongamento em grupo em horários determinados, ou ainda individualmente. Você pode utilizar a intranet, o blog corporativo, o e-mail ou enviar vídeos com dicas sobre alongamentos para incentivar os profissionais a adotarem esse hábito na rotina.
Faça convênio com academias
Essa estratégia é bastante positiva para estimular a prática de atividade física entre os colaboradores e também pode fazer parte do pacote de benefícios de sua empresa, o que contribui na retenção e atração de talentos.
Contudo, antes de realizar a parceria, analise o perfil dos funcionários para identificar as necessidades deles e buscar algo que seja atrativo e esteja alinhado com o orçamento disponível para a ação.
Estimule o uso de escadas
Utilizar as escadas no lugar do elevador é uma atitude simples e que resulta em ganhos para a saúde, como o aumento da resistência muscular e a perda de peso. Sendo assim, crie campanhas de comunicação pelo escritório ou nos canais on-line para incentivar a equipe.
Além das ações de comunicação, outra sugestão é organizar palestras com educadores físicos ou fisioterapeutas que falem sobre os benefícios em subir ou descer corretamente alguns andares pela escada desde que a pessoa tenha condições físicas para isso.
Incentive a criação de grupos de esportes para reduzir o sedentarismo
Um dos fatores que fazem com que muitas pessoas permaneçam sedentárias é a falta de motivação. Entretanto, essa questão pode ser minimizada com a criação de grupos esportivos, já que o comprometimento com os colegas, geralmente, aumenta a motivação para a prática da atividade física.
Dessa forma, uma boa solução é incentivar e disponibilizar canais para que os membros da equipe criem ou divulguem grupos de corrida, futebol, dança, ciclismo etc.
Promova uma alimentação saudável
O combate ao sedentarismo alinhado a uma alimentação equilibrada traz resultados ainda mais positivos para o corpo e a mente.
Sendo assim, sua empresa pode organizar eventos com nutricionistas, café da manhã para os funcionários, entre outras estratégias que contribuam com a qualidade de vida e a saúde deles. Outro fator positivo para isso é a oferta de plano de saúde para que os colaboradores tenham acompanhamento médico para tratar e prevenir doenças.
O sedentarismo acontece com profissionais de diversas idades e pode gerar sérios problemas de saúde, mas, como vimos, algumas mudanças de comportamentos dentro e fora da empresa contribuem para que ele seja minimizado.
Gostou do post? Compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos e colegas de trabalho fiquem por dentro do assunto!