Quem já precisou ficar alguns dias com um veículo parado para algum tipo de conserto sabe: a possibilidade de poder contar com um carro extra, também conhecido como automóvel reserva, é um dos benefícios mais relevantes que um seguro contra acidentes pode oferecer.
Diante disso, é interessante entender como esse benefício funciona e como ele pode ser usado para facilitar a sua vida.
Como funciona o benefício
O veículo extra não é um item que, normalmente, está coberto pelo plano básico dos seguros de automóveis. Isto é, para contar com esse benefício, na maioria das vezes, é preciso fazer uma opção. Você pode checar se existe a cobertura diretamente na apólice ou então perguntar para o seu corretor.
No fechamento do contrato, é importante observar alguns pontos relacionados ao carro extra. O primeiro deles é a quantidade de dias de disponibilidade, que varia de plano para plano. Dependendo da seguradora, eles podem ser de 7, 15 ou 30 dias, ou até mesmo por um prazo ilimitado (claro que, quanto mais longa for a cobertura, maior será o valor pago por essa garantia adicional).
Outro fator importante é o tipo do automóvel. Normalmente, o padrão para o carro reserva é um veículo 1.0, sem diferenciais, exceto ar-condicionado. Mas você pode optar por contar com um veículo mais confortável, com maior potência, direção hidráulica, além de outros itens.
Essa decisão precisa ser tomada no momento da contratação e também produz impacto no preço.
A última definição é se o carro extra poderá ser escolhido em uma locadora indicada pela seguradora ou se o segurado poderá fazer a escolha do estabelecimento pelo qual quer ser atendido.
Normalmente, as redes conveniadas às empresas de seguro são muito boas e atendem perfeitamente a necessidade do segurado, porém é importante saber que você tem uma opção, caso não queira se limitar às indicadas pela seguradora.
Como solicitar o seu carro extra
Se você sofrer um imprevisto, como um acidente, e precisar de um carro reserva, como proceder? O primeiro passo é acionar a seguradora para a realização da vistoria. Esse exame vai apontar os reparos que precisarão ser feitos e quanto tempo isso deve levar. No momento da comunicação, é importante ter em mãos o boletim de ocorrência feito na delegacia.
Oficializado o pedido por um novo carro, o próximo passo será ir à locadora e apresentar a documentação necessária para solicitar o automóvel reserva.
O veículo, claro, tem de estar dentro do padrão especificado na contratação. A quilometragem é livre, mas o segurado precisa devolver o carro com o tanque cheio, do mesmo modo como vai receber.
Em algumas seguradoras, os convênios com locadoras permitem que a escolha seja feita no próprio local, sem necessidade de deslocamentos. Vale sempre lembrar que, para retirar o carro, o segurado precisa ter mais de 21 anos e carteira nacional de habilitação.
Viu como é fácil contratar e usar a cláusula do carro extra para o segurado? Se quiser saber mais ou contratar essa opção, entre em contato! Vamos ter prazer em ajudar.