Lidar com bagagem extraviada pode ser uma grande dor de cabeça, especialmente se você não estiver preparado para lidar com o problema. Por isso é importante estar atento a uma série de cuidados que devem ser adotados como mecanismo de prevenção ao extravio.
Neste artigo, você entenderá quais são as causas mais comuns para a perda de bagagem, além de acessar dicas do que você deve fazer se a sua mala for extraviada pela companhia aérea. Confira!
Por que as bagagens são extraviadas?
O extravio de bagagem pode acontecer por diversos motivos, geralmente ele é consequência de uma combinação de fatores que incluem:
- conexões e transferências de voos — durante escalas e transferências as bagagens podem ser transferidas de uma aeronave para outra. Quando há pouco tempo entre os voos, pode acontecer das bagagens serem perdidas ou direcionadas equivocadamente;
- falha no sistema de rastreamento e triagem — os sistemas de triagem das bagagens podem falhar, resultando em erros nas rotas de transporte das malas. Inclusive, danos nas etiquetas de bagagem também podem contribuir para que esse problema aconteça;
- erro humano — os funcionários envolvidos no processo de despacho da bagagem podem cometer erros, enviando as malas para o destino errado;
- falhas de comunicação — erros de comunicação podem levar ao extravio, informações incorretas e má coordenação podem favorecer a ocorrência deste tipo de problema;
- furto ou manipulação ilegal — embora seja raro, em alguns casos podem ocorrer perda associada a furto ou manipulação ilegal dos objetos;
- condições meteorológicas — eventos meteorológicos adversos podem interromper as operações normais de movimentação das bagagens, levando a um extravio temporário.
Perceba haver uma série de situações que podem favorecer a ocorrência deste tipo de problema; por isso, é fundamental que o viajante esteja preparado para lidar com a situação.
Neste sentido, a primeira dica é sempre ter uma mala ou mochila consigo. Nela, você deve transportar itens básicos de higiene pessoal e um conjunto completo de roupas limpas. Desta forma, caso ocorra o extravio, você tem o básico necessário para tomar um banho e trocar de roupa.
O que fazer em caso de bagagem extraviada?
Antes de entender o que fazer em caso de extravio, a dica é sempre fotografar a sua mala durante o despacho. Tire fotos quando ela estiver sendo colocada na esteira e fotos das etiquetas de identificação. Esses registros podem ser importantes caso você tenha algum problema.
Chegou no destino e a sua mala não? O primeiro passo é comunicar imediatamente o fato para a empresa aérea. Essa comunicação deve ser feita no balcão da companhia, preferencialmente na sala de desembarque. Caso não localize esse balcão, veja qual o local indicado para realizar o procedimento.
Durante a reclamação você precisa apresentar o comprovante de despacho da bagagem e informar o endereço para o qual ela deve ser enviada após a localização.
Segundo a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a companhia aérea tem um prazo de 7 dias para localizar a bagagem em viagens nacionais e 21 dias em viagens internacionais.
Caso ela não seja localizada dentro desse prazo, é obrigação da companhia aérea indenizar o passageiro em um prazo de até 7 dias.
Quais são os seus direitos em caso de extravio de bagagem?
Existem regras e orientações específicas aplicadas em diferentes casos, a seguir, explicamos quais são os seus principais direitos. Confira!
Pagamento de indenização
Portanto, em caso de extravio e não localização da mala, o passageiro tem direito ao pagamento de uma indenização. Neste caso, existe um limite de indenização de 1.131 DES (Depósito Especial de Saque).
Atualmente, essa quantia equivale a R$8.672,00. É importante ficar atento, pois, caso você esteja transportando bens cujo valor ultrapasse o limite da indenização, é recomendado realizar uma declaração especial junto a companhia aérea.
Com essa declaração você tem mais chances de aumentar o pagamento da indenização em caso de violação ou extravio.
Ressarcimento por gastos emergenciais
Você lembra que comentamos sobre a importância de manter uma mala com itens básicos de higiene e uma peça de roupas extra? Elas podem ajudar caso as suas malas sejam extraviadas e você não tenha roupas limpas.
Caso a perda das malas ocorra fora do seu domicílio, ou seja, durante o voo de ida ao destino, você tem direito ao recebimento de um ressarcimento da companhia aérea por gastos emergenciais — válido durante o período que você estiver sem seus pertences.
O grande desafio envolvendo esse direito é que as empresas é que são responsáveis, pode definir valores e formas de ressarcimento. Em geral, o limite máximo para pagamento deve ser feito em 7 dias, contados a partir da apresentação do comprovante de bagagem e reclamação de extravio.
Bagagem violada ou avariada
Em caso de avaria ou violação da bagagem, o passageiro também deve realizar o registro imediato da reclamação junto à companhia aérea.
Se você só identificar isso mais tarde, a reclamação pode ser feita por escrito e enviada à empresa. O prazo máximo para reclamar violação e avarias é de até sete dias após o recebimento da mala:
- em caso de avaria a empresa deve reparar o dano ou substituir a mala por outra equivalente;
- em caso de violação, assim que comprovado o dano, a empresa deve pagar ao passageiro a indenização correspondente.
Caso o passageiro não fique satisfeito com a solução do problema junto à companhia aérea, ele poderá ingressar com uma ação na justiça, pleiteando o pagamento de indenização compatível com o grau da extensão dos danos.
Como a contratação de um seguro viagem pode ajudar a lidar com esses imprevistos?
O seguro viagem é um produto que oferece assistência em caso de necessidade durante suas viagens, sejam elas nacionais ou internacionais. Uma das vantagens desse tipo de solução é justamente a possibilidade de ter acesso a uma cobertura em caso de extravio de bagagem.
Graças a cobertura, você tem certeza de que receberá a indenização em caso de extravio, trazendo mais tranquilidade e proteção aos seus pertences.
Além da bagagem, esses seguros oferecem coberturas para despesas médicas e assistência em caso de perda de documentos. Em alguns países, o seguro viagem é um documento obrigatório para ingresso no território.
Na Pulso Seguros você tem acesso a soluções de seguros viagem que podem ser desenhadas segundo as suas necessidades. Com o suporte de profissionais especializados é possível encontrar os produtos necessários para a sua segurança e tranquilidade durante todo o período de duração da viagem.
Você quer ampliar a sua proteção e evitar dores de cabeça em razão de uma bagagem extraviada? Entre em contato com a Pulso Seguros e descubra como podemos ajudá-lo.