Quando se olha para os resultados dos censos populacionais realizados pelo IBGE em anos anteriores, percebe-se que vem ocorrendo um aumento da expectativa de vida do brasileiro. Existem algumas razões conhecidas para que isso ocorra.
Por sua vez, sabe-se que algumas medidas tomadas pelo indivíduo podem levá-lo a desfrutar de um período maior de vida e com qualidade. A maior parte delas diz respeito a hábitos que podem ser facilmente adotados, enquanto outras se direcionam para deixar de lado certos costumes.
Continue a leitura e descubra quais hábitos considerar para o aumento da expectativa de vida.
Por que a expectativa de vida tem aumentado?
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro verificada em 2020 está em 76,8 anos. Isso significa um aumento de 2 meses e 26 dias em relação ao ano de 2019.
Embora esses dados não considerem a crise de mortalidade provocada pela pandemia de Covid-19, trata-se de um valor significativo e tem suas razões. Para os homens, a expectativa é de viver 73,3 anos, enquanto para as mulheres a esperança de vida é bem maior: 80,3 anos.
Para se ter um valor de referência, o país que possui o maior índice de longevidade é o Japão, com uma expectativa de 86,3 anos. Mônaco vem em segundo lugar, com 85 anos, e a França em terceiro, com 84,5 anos.
O cálculo da expectativa de vida feito no Brasil pelo IBGE é realizado a partir das projeções dos dados da população obtidos nos censos demográficos, como o que está sendo conduzido neste ano de 2022. Com os dados do censo consolidados, a instituição elabora as chamadas “tábuas de mortalidade projetada”. Ao final do censo, os valores são atualizados.
Para um país em desenvolvimento como o Brasil, existe um elenco de fatores cuja melhora de seus índices pode explicar os números crescentes observados na longevidade da população. Veja os principais a seguir.
Crescimento econômico do país
Quando a economia do país se aprimora, as condições de uma melhor qualidade de vida viabilizam uma maior longevidade para as pessoas. Com isso, aumentam os recursos disponíveis, assim como as oportunidades de trabalho e o acesso a uma alimentação mais saudável, entre outros.
Saneamento básico implementado
As condições de vida se tornam muito frágeis quando não existe água tratada e nem coleta de esgotos sanitários. Doenças e parasitas alcançam a população desde muito cedo, convivendo com as pessoas, por vezes, por quase toda a vida do indivíduo, e reduzindo drasticamente a sua possibilidade de uma existência longeva.
Assistência médica aprimorada
A evolução da Medicina, a tecnologia aplicada à saúde e a maior facilidade de acesso a tratamentos e medicamentos reduzem a mortalidade, conferem mais qualidade de vida e ampliam os limites da existência. Hoje, inúmeras condições de saúde impeditivas de uma vida mais longa podem ser controladas e mesmo curadas ou eliminadas.
Quais os hábitos que auxiliam no aumento da expectativa de vida?
Embora não exista uma receita infalível para se ter uma maior expectativa de vida com qualidade, algumas iniciativas, com certeza, facilitam as coisas nesse sentido. A adoção de alguns hábitos e cuidados na rotina podem construir as bases da longevidade. Conheça algumas importantes iniciativas.
Praticar atividades físicas
As atividades físicas, além de afastarem o sedentarismo, constituem um importante componente para uma vida mais saudável. O efeito que produzem alcança o corpo e a saúde emocional, sobretudo no alívio do estresse, um grande redutor da expectativa de vida.
Abandonar o tabagismo
O tabagismo é responsável por uma infinidade de males à saúde e por milhões de mortes anualmente em todo o mundo. Dessa forma, se a pessoa fuma, deixar o vício em qualquer momento será sempre vantajoso. Claro que, quanto menos tempo se mantiver como tabagista, maior será a longevidade passível de ser alcançada.
Adotar de uma alimentação equilibrada
Uma alimentação saudável e equilibrada é um bom passaporte para a saúde e para uma vida com mais qualidade. Associada às atividades físicas, faz uma dupla imbatível, quase que um pré-requisito para viver até uma idade mais avançada.
Manter os exames de saúde em dia
Uma das facilidades da medicina moderna é o diagnóstico precoce de doenças ainda não experimentadas pela pessoa por meio de exames periódicos regulares. O mesmo se dá com o acompanhamento de doenças como hipertensão arterial e diabetes, por exemplo, a fim de mantê-las sob controle. Esse cuidado evita os anos que poderiam ser perdidos.
Expectativa de vida e procura por seguro de vida: qual a relação?
Nesses tempos de pandemia, quase todo mundo presenciou a partida de um parente, amigo ou pessoa conhecida, de todas as faixas etárias. Essa experiência fez com que a procura por seguros de vida aumentasse consideravelmente.
É interessante notar que, anteriormente, o seguro de vida era visto como um produto voltado para adultos maduros, quando não fosse por um estilo de vida arriscado do jovem. No entanto, o aumento na contratação desse tipo de seguro aconteceu para todas as idades.
Por sua vez, a expectativa de vida avança bem além dos limites de idade impostos por grande parte das seguradoras para aceitar propostas de seguro de vida. Nesse sentido, observa-se, por exemplo, um jovem casal que adota o seguro de vida para si com vistas à proteção dos filhos e, por vezes, também de seus pais.
Com maiores expectativas de vida, as famílias devem se planejar financeiramente, o que inclui o investimento em seguro. Mas por outro lado, alguns parâmetros utilizados no cálculo do seguro de vida e na limitação do ingresso precisarão ser adequados à nova realidade.
Atualmente, as pessoas estão vivendo mais e melhor e, além disso, cada vez menos apresentam dificuldade em considerar a hora da partida. Será preciso, portanto, proceder a cálculos atuariais e produzir novas tabelas, assim como desenvolver novos tipos de seguros e coberturas adequadas para segurados de idade mais avançada.
Como você pode ver, o aumento da expectativa de vida está trazendo mudanças para as relações entre as pessoas, mas também aumentando a demanda pelo seguro de vida, que vai ficando cada vez mais necessário.
Agora que você já conhece os hábitos para alcançar a longevidade, descubra se o seguro de vida entra no inventário.