Ter um imóvel costuma ser sinônimo de segurança e tranquilidade. No entanto, é preciso investir em alguns cuidados, serviços e boas práticas para garantir uma boa experiência com a sua propriedade. Por isso, elaboramos este conteúdo exclusivo sobre o tema, em que falaremos sobre as principais assistências e benefícios do seguro residencial.
Além de demonstrar a importância desta apólice, o nosso objetivo é listar as conveniências inerentes à sua contratação, que vão muito além das coberturas, reparos e indenizações. E para isso, reunimos as curiosidades mais importantes do tema, listando as principais assistências e o que você precisa fazer para garantir uma boa contratação. Então, não perca tempo e acompanhe!
Por que o Seguro Residencial é importante?
O seguro residencial é importante porque serve para proteger um dos seus bens mais valiosos: a sua casa — e por extensão, o seu orçamento. Afinal, é sempre bom lembrar como funcionam os seguros. Basicamente, essa apólice é um contrato em que a seguradora se compromete a indenizar o contratante (você) em caso de danos ao bem segurado (seu imóvel).
Por exemplo, imagine uma casa de praia e veraneio. Não apenas o imóvel está em uma região litorânea, o que costuma ser indicativo de tempestades mais fortes, como também fica desocupado uma boa parte do ano, o expondo ao risco de invasões, roubos e furtos. Com o seguro, o proprietário se “blinda” de possíveis prejuízos causados por danos e sinistros.
Mas isso é só a “ponta do iceberg”, pois a importância do seguro vai muito além dessa situação. Na realidade, existem coberturas para vários cenários e implicações, tais como incêndios, catástrofes naturais, danos causados por descargas elétricas, responsabilidade civil, queda de árvores, enchentes e alagamentos, e por aí adiante.
Sem o seguro, o prejuízo causado por essas situações afeta diretamente o seu bolso. Com o seguro, o seu orçamento fica protegido, pois esse é o objetivo de uma boa apólice — a seguradora se compromete a arcar com os reparos (indenização) dos danos provocados pelo sinistro (fato gerador), desde que estejam contemplados nas coberturas (cenários protegidos).
É por isso, inclusive, que é muito importante prestar atenção na hora de escolher as coberturas durante a cotação do seguro, pois são essas condições que determinam se você estará ou não protegido na hora que precisar. Ou seja, é fundamental contratar todas as coberturas que protegem o imóvel dos seus principais riscos e vulnerabilidades.
Quais as 6 principais assistências do Seguro Residencial?
Atualmente, as seguradoras estão investindo pesado para oferecer um pacote de assistências bastante completo, mesmo nas apólices mais simples e enxutas. Afinal de contas, esse é um dos principais atrativos na hora de escolher a apólice durante a contratação. Por isso, listamos as 6 assistências mais requisitas entre os consumidores — acompanhe!
1. Chaveiro, encanador, eletricista e vidraceiro
A começar pelas assistências 24 horas básicas, encontradas em praticamente todas as apólices do mercado. Seja por problemas na tubulação, chuveiro, fiação, vidros, chaves ou afins, é simples, rápido e prático — precisou, chamou, chegou. Apesar de serem assistências diferentes, as listamos juntas por serem as que todos já conhecem. O diferencial é o que vem pela frente.
2. Assistência para pets
O Brasil é um dos países mais aficionados pelos animais de estimação. Não por acaso, as principais seguradoras do mercado já oferecem uma série de serviços assistenciais não apenas para a residência, mas também para os pets que fazem a felicidade desses lares. A depender da apólice, as assistências pets podem incluir visitas veterinárias, rotinas de vacinação, banho, tosa e muito mais.
3. Assistência informática
Hoje, a nossa vida é extremamente digitalizada, e boa parte das nossas rotinas giram em torno de dispositivos de informática, tais como os computadores, os tablets e os smartphones. A assistência informática pode ser solicitada justamente para simplificar algumas interações, realizando instalações de software, formatações, verificações de vírus, backups e afins.
4. Assistência eletrônica
Na mesma “pegada” da assistência informática, o objetivo da assistência eletrônica é oferecer uma mão na instalação de novos dispositivos no seu imóvel, tais como TVs, home theaters, projetores, videogames, impressoras, sistemas de alarme, segurança, automação e proteção residencial e por aí adiante. Basicamente, passou sufoco com instalações, é só chamar essa assistência.
5. Montagem de móveis
Sem sombra de dúvidas, uma das assistências mais requisitadas às seguradoras, sobretudo na era do home office. Muitas vezes, as pessoas compram os itens e esquecem de solicitar o serviço de montagem, ou apenas percebem que não querem montar elas mesmas pelo risco de dar errado ou pela incomodação. É para isso que serve a assistência de montagem e instalação.
6. Dedetização
Por último e superimportante, o serviço de controle de pragas e dedetização. Esse é um serviço indispensável, até porque, na maioria das vezes, é preciso preparo, EPIs e produtos especializados para lidar com infestações. E comparativamente, contratar esse serviço por fora pode sair bem caro. Portanto, ter essa assistência na sua apólice é uma ótima forma de evitar frustração.
O que observar ao contratar um Seguro Residencial?
Agora que você sabe as assistências mais importantes, é hora de conhecer boas práticas para o momento da contratação. A primeira dica, em nossa visão, é contar com ajuda especializada. Dizemos isso porque o mercado de seguros é repleto de opções. Para escolher a solução ideal, é preciso contar com uma boa corretora auxiliando as suas decisões.
Já o segundo ponto é identificar todos os riscos aos quais o imóvel está exposto. A casa está em uma região de alagamentos? É rota de ciclones? Passa boa parte do tempo desocupada? Enfim, são perguntas que você precisa responder a si mesmo e, assim, identificar as vulnerabilidades que precisam ser protegidas por meio das coberturas contratadas.
Como pôde ver, as principais assistências do seguro residencial são justamente as mais prováveis de utilizarmos no dia a dia. Seja por meio de reparos rápidos e emergenciais, montagem de móveis, instalação de equipamentos ou adaptação do imóvel, existem várias soluções para vários problemas, sempre à sua disposição, 24 horas por dia, e 7 dias por semana.
Agora que você conhece as principais assistências do seguro residencial, aprenda ainda mais sobre o mundo das apólices. Para isso, confira mais um artigo exclusivo do nosso blog, em que explicamos como é possível minimizar os riscos de acidentes com um seguro empresarial!