A higiene é um aspecto muito importante em diferentes níveis. Cuidar da limpeza dos aparelhos eletrônicos pessoais é fundamental para a conservação dos seus equipamentos. Além disso, esse processo também é extremamente necessário quando o assunto é saúde. Em meio a pandemia, o compartilhamento de objetos deve ser feito com muita cautela.
Porém, a limpeza deve seguir alguns critérios que são necessários para não estragar os aparelhos. Por isso, saber limpá-los corretamente é a melhor forma de possibilitar um item conservado e livre de microorganismos contagiosos.
Separamos algumas dicas para você fazer a desinfecção de seus aparelhos e garantir a sua conservação. Confira!
Não use produtos abrasivos
Existe uma grande mania coletiva na sociedade de utilizar o álcool como material de limpeza. Além dele, o alvejante é outro queridinho das pessoas. Acontece que esses materiais têm propriedades que não devem ser aplicadas em qualquer tipo de superfície — principalmente em aparelhos eletrônicos.
O álcool pode ser extremamente agressivo, penetrando nas superfícies plásticas e na tela, deixando manchas e marcas de ressecamento. O alvejante também é muito prejudicial aos aparelhos eletrônicos pessoais por causa do seu PH elevado. Isso pode causar reações adversas em determinados materiais.
Use álcool isopropílico
Apesar de termos citado o álcool como um material incerto para a limpeza, existe uma solução realmente eficiente que envolve esse composto químico. O álcool isopropílico é um excelente líquido para a manutenção de aparelhos eletrônicos. Esse tipo tem menos de 1% de água em sua composição, sendo ideal para essa finalidade.
Ele é muito eficiente na remoção de oleosidade de eletrônicos e não agride o plástico e vidro dos aparelhos. O álcool isopropílico reduz as chances de oxidação, possibilitando uma limpeza completa e eficiente.
Prefira tecidos específicos para a limpeza
Pode não parecer, mas o tipo de tecido faz toda a diferença na hora de limpar seus aparelhos corretamente. Hoje, temos diversos eletrônicos com superfícies sensíveis e que exigem uma manutenção cuidadosa para evitar arranhões.
Panos mais grossos podem ser uma das principais razões para uma tela riscada, por exemplo. O mesmo vale para outros produtos que muitos usam para realizar esse tipo de limpeza, como papéis.
O mais recomendável para uma limpeza eficiente e segura é com tecidos de microfibras. Assim, basta aplicar o produto de limpeza sobre ele e, em seguida, fazer movimentos circulares sobre a superfície.
Vire as teclas do teclado para baixo antes de limpar sua superfície
Todo cuidado com seus aparelhos é fundamental para preservá-los ao máximo. Por isso, ao executar a limpeza de teclados de notebooks ou de computadores de mesa, é preciso tomar um cuidado especial. Para limpá-los é necessário ir além de passar um pano sobre a superfície.
O espaço entre as teclas permite a entrada de sujeira e é preciso um pouco de esforço para fazer a limpeza. Dependendo do teclado, é possível remover as teclas uma a uma para remover toda a poeira acumulada. Caso essa opção não seja possível, você pode usar um spray de ar.
Pronto! Esperamos que você tenha aprendido sobre como fazer a desinfecção de aparelhos eletrônicos pessoais corretamente. Entendemos a importância e valor que seus bens têm. Contar com um seguro para seus equipamentos é uma ótima forma de evitar prejuízos e trazer mais tranquilidade para o seu dia a dia.
Gostou deste texto? Aproveite para seguir nossas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter para acompanhar mais conteúdos como este!