Você sabe o que é e para que serve o tratamento de canal? O canal é uma ligação entre os dentes e o sistema nervoso do nosso corpo. O procedimento promove uma intervenção direta nas raízes nervosas, que podem ser removidas juntamente de toda a polpa dos dentes.
Em outras palavras, nada mais é que um tratamento de lesões ou doenças que atingem a polpa de um dente, que é composta por nervos, vasos sanguíneos e outros tecidos delicados e sensíveis. Em casos de problemas com a saúde bucal ou outras condições, pode ser necessário realizar o canal para salvar os dentes.
Pensando nisso, neste texto, separamos algumas condições nas quais pode ser necessário realizar um tratamento de canal para você identificar a necessidade do procedimento. Vamos lá?
Cáries profundas
A cárie é um problema da saúde bucal que consiste na alteração da mineralização do esmalte dentário resultado das alterações no pH bucal que causam lesões nas cavidades dos dentes. Em casos mais graves, atinge a polpa do dente, levando a inflamações ou infecções.
Durante esse processo, o dente pode ficar bastante sensível, evoluindo para um estágio em que a dor fica aguda, causando inchaços durante a sua evolução. Isso pode requerer um tratamento de canal.
Abscesso dentário
O acúmulo de pus, devido a uma infecção bacteriana, chama-se abscesso. Ele pode acontecer em diferentes regiões do dente e por várias causas diferentes. Um abscesso dentário periapical ocorre na ponta da raiz dos dentes, enquanto o periodontal acontece nas gengivas junto à raiz.
Realizar o tratamento de canal pode ajudar na eliminação da infecção e salvar o dente, logo, é um procedimento muito recomendado nesses casos.
Fratura dentária com exposição do nervo
É possível recuperar um dente em casos de acidentes, em que ocorre a fratura do esmalte com a exposição do nervo. O tratamento de canal pode ser o mais indicado. Acontece que, se for iniciado dentro de 3 horas após o trauma, as taxas de sucesso variam entre 72% a 100%.
Alteração na cor do dente
Um dente escurecido pode sinalizar uma hemorragia ou uma mortificação pulpar, ou seja, a morte da polpa interna. Em casos que a polpa ainda está viva, uma sessão é o suficiente para fazer o tratamento. Agora, se está morta serão necessárias mais sessões para salvar o dente.
Estrutura dental destruída
Quando a estrutura dental está destruída, o tratamento de canal pode ser recomendado junto de outros procedimentos para salvar o dente. Por isso, pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da prótese da coroa.
A preocupação com a saúde bucal é muito importante. Além de entender as necessidades de realizar um tratamento de canal, também é essencial contar com um plano de seguro que atenda qualquer emergência dentária que você tiver, algo que ofereça uma cobertura 24 horas, sem carência, com a liberação logo após o pagamento, é a melhor forma de cuidar dos seus dentes!
Aproveitando o seu interesse no assunto, que tal conferir mais sobre os nossos planos de seguros odontológicos e os seus benefícios para a sua saúde bucal? Até a próxima!