Para quem tem criança em casa e entende o desafio que é manter a segurança delas. Isso porque o risco de ocorrer acidentes dentro de casa é muito grande e, se os pais distraírem por 1 minuto sequer, as crianças podem se machucar seriamente.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgadas em 2018, cerca de 110 mil crianças são hospitalizadas todos os anos devido a acidentes domésticos. As ocorrências mais comuns são quedas, queimaduras, envenenamentos, sufocamentos e afogamentos.
Para deixar seu filho longe desses problemas, é preciso adotar algumas normas de segurança em casa. A seguir, vamos dar algumas dicas que seus filhos não sofram acidentes dentro de casa. Confira!
1. Utilizar travas no vaso sanitário
O vaso sanitário é um perigo para crianças muito pequenas. Isso porque elas podem cair na tentação de brincar com a água e ficarem presas de cabeça para baixo. Caso os pais não vejam a tempo, a criança pode vir a óbito.
Então, para não ter riscos de seu filho se acidentar no banheiro, mantenha travas no vaso sanitário, pois isso evita que os pequenos consigam abrir a tampa.
2. Retirar os móveis debaixo das janelas
Criança são curiosas por natureza e, por isso, gostam de olhar pelas janelas. Se você mora em apartamento ou as janelas são altas, esse hábito é um risco para a criança cair e sofrer sérios ferimentos.
Além disso, as crianças gostam de subir em móveis que ficam embaixo das janelas. Então, para evitar quedas, retire sofás, poltronas e cadeiras de locais que facilitem que os pequenos subam para olhar do outro lado dos vidros.
3. Instalar portões/grades nas escadas
As escadas são outro ponto que ameaça a segurança em casa, pois podem ser palco de sérios acidentes. Uma boa forma de evitar imprevistos é instalar portões e grades nas partes da casa onde há escadas.
4. Tampar as tomadas
Você que tem criança em casa sabe como elas gostam de pegar objetos e enfiar em qualquer buraco que encontram. Agora, imagine uma criança colocar um grampo dentro da tomada? Ela vai tomar um “belo” choque.
Mas esse tipo de incidente pode ser facilmente evitado. Basta colocar tampas em todas tomadas que ficam ao alcance dos pequenos.
5. Cercar a piscina
O afogamento é um dos principais acidentes domésticos que levam crianças ao hospital. Por isso, quem tem piscina em casa deve tomar os devidos cuidados, pois é bastante comum crianças caírem nelas.
A área onde fica a piscina deve ser cercada para ficar inacessível porque, mesmo que esteja vazia, o risco de queda ainda existe.
6. Tomar os devidos cuidados ao cozinhar
Para manter as crianças em segurança em casa é preciso tomar algumas precauções na cozinha. Quando for cozinhar, coloque as panelas nas bocas de trás do fogão e os cabos para dentro. Dessa forma, você evita que as crianças sofram com queimaduras. Além disso, guarde fósforos e isqueiros em locais aos quais as crianças não tenham acesso.
Manter a segurança em casa não é tão difícil, mas alguns pais negligenciam atitudes simples, que poderiam evitar muito sofrimento para eles e seus filhos. Então, se você tem criança em casa e não deseja que elas se machuquem, tome as devidas precauções.
Gostou do post e quer ler outros conteúdos interessantes como este? Assine nossa newsletter e receba notícias em seu e-mail!