Devido aos altos índices de criminalidade, as pessoas nas grandes metrópoles estão optando constantemente pela aquisição do serviço de blindagem para os seus veículos. O problema é que esse processo pode ser muito demorado e caro. Por isso, é preciso ter cuidados com carro blindado ao optar pela compra de um seminovo, assegurando a eficiência dos materiais de proteção.
Pensando nisso, separamos, neste texto, cinco cuidados que você deve ter durante a compra e negociação de veículos blindados, a fim de ter as melhores condições em sua aquisição!
1. Pesquise sobre a empresa que realizará o serviço
Realizar uma pesquisa sobre a empresa que fez a blindagem em um veículo é essencial para ter certeza de que ela tem todas as certificações necessárias que comprovem a qualidade do seu serviço.
Por isso, conhecer a procedência do automóvel é muito importante, já que, ao comprar um carro usado diretamente de uma blindadora de confiança, você terá para aonde recorrer em casos de problemas.
2. Confira a documentação do seu veículo
Todo automóvel blindado precisa ter registrado, em seu documento de porte obrigatório, o comprovante dessa alteração. Acontece que fazer isso depois da aquisição do veículo custará caro, além de ser um processo muito trabalhoso.
Portanto, exija do vendedor o termo de responsabilidade da empresa que fez o serviço — com a descrição de todos os materiais usados — junto do certificado do Exército —, ambos originais ou suas cópias autenticadas.
Com essa documentação em mãos, o processo de transferência é bastante simples, como o da compra de um veículo sem blindagem.
3. Peça um laudo técnico
É muito importante que, ao adquirir um veículo blindado, exija do vendedor um laudo com o check up do serviço do automóvel. Essa revisão possibilita que você saiba o real estado de conservação do carro — incluindo as suas áreas internas que não são facilmente visíveis.
Esse tipo de revisão não ocupa muito tempo, já que pode ser realizada em questão de horas, além de evitar diversas dores de cabeça.
4. Inspecione os vidros
A blindagem dos vidros é formada por diversas lâminas que, com o passar do tempo, podem ser descoladas, causando bolhas de ar em sua superfície. Isso acaba reduzindo a resistência balística e exigindo a troca do material.
A inspeção da condição dos vidros é um dos cuidados com carro blindado mais essenciais que você deve ter, já que, se a delaminação estiver no início, é possível realizar o reparo, que custa em média R$600,00 — ao contrário da substituição de um para-brisa, por exemplo, que sai por R$6000,00, aproximadamente.
5. Cheque o funcionamento dos vidros elétricos
Por causa do peso extra da blindagem, os vidros elétricos do automóvel podem acabar apresentando algum problema ao abrir e fechar. Por isso, verifique se o seu funcionamento está de acordo e se não existe algum defeito, como a abertura parcial.
Assim, você evita problemas em algumas situações, como pedágios e cancelas, já que o uso de vidros elétricos em blindados pode sofrer com algumas avarias.
Seguindo os cuidados com carro blindado, é possível adquirir um veículo completamente funcional, além de se certificar que não aparecerão problemas futuramente. Assim, você aproveitará ao máximo a sua aquisição sem a preocupação sobre as condições do seu novo automóvel, além de se sentir completamente seguro com o serviço de blindagem.
Aproveitando o seu interesse no assunto, não deixe de complementar a sua leitura e descobrir as características de seguros para carros de placa preta!