É cada vez maior o número de adeptos da bicicleta como meio de transporte para se locomover no trânsito caótico das grandes cidades. Esse crescimento decorre de uma corrente de pensamento e estilo de vida mais saudável e sustentável, que vem surgindo nos últimos anos. Com isso, surgem dúvidas sobre até onde compensa investir em uma bike — e sobre como contratar seguro para bicicleta.
Essa alta da bicicleta como meio de locomoção não acontece por acaso. Além de ser uma solução ecológica — já que não emite poluentes —, a bike também é um fator importantíssimo na questão da mobilidade urbana, já que, quanto mais bicicletas estiverem nas ruas, menos carros estarão congestionando o trânsito.
Além de tudo isso, ainda existe o fator da saúde e do bem-estar, já que pedalar é um excelente exercício físico, que contribui para o bem-estar no dia a dia. Tendo isso em mente, listamos algumas razões para você considerar a contratação de um seguro de bike. Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!
1. Proteção contra roubos e furtos
A ocorrência de furtos é sempre uma possibilidade que deve ser considerada, uma vez que qualquer ciclista está sujeito a ser roubado — enquanto a bicicleta está estacionada ou até mesmo ao ser abordado enquanto pedala.
Já imaginou a frustração de deixar a sua bike estacionada e, ao retornar, não encontrá-la no local? Nem mesmo o uso de bicicletários ou cadeados é suficiente para evitar o furto.
O caso é mais sério ainda quando se trata de uma bicicleta elétrica. Esse modelo já conta com um número considerável de usuários nas grandes cidades, já que otimiza o tempo e o esforço físico durante a pedalada — o que permite, por exemplo, o deslocamento ao trabalho todos os dias sem chegar pingando de suor!
As bicicletas elétricas costumam ter um alto valor agregado, tornando-se alvo das atenções de criminosos.
2. Realização dos reparos necessários na bike
Os seguros para bicicleta ainda fazem cobertura de eventuais danos que possam acontecer no decorrer da pedalada. Custos com reparos, substituições de peças em casos de acidentes e o transporte da bike ficam sob responsabilidade da seguradora, que garante o retorno da sua bicicleta em perfeitas condições.
Quando falamos das bicicletas elétricas, o seguro se faz ainda mais necessário, já que somado aos riscos a que todas as bikes estão sujeitas, a parte elétrica ainda tem a possibilidade de sofrer algum tipo de pane ou curto-circuito, comprometendo o funcionamento da parte motorizada da bicicleta (que geralmente tem um valor mais elevado de reparo).
3. Proteção contra danos causados a terceiros
Além de tudo isso, o seguro ainda garante a proteção contra os danos causados a terceiros. Todo o processo de análise deverá ser realizado mediante uma relação de documentos e vistorias feitas com ambas as partes.
A ideia de contratar um seguro pode vir acompanhada de um pensamento negativo de que algo pode acontecer conosco ou com os nossos bens. A realidade é que todos nós estamos sujeitos a essas ocasionalidades, e para o nosso bem-estar, devemos estar preparados para lidar com elas. Afinal de contas, prevenir nunca é demais!
Esperamos que, depois de ler este post, você esteja convencido dos motivos pelos quais é importante contratar seguro para bicicleta. Entre em contato conosco e conheça melhor as nossas condições!