O surgimento da COVID-19 trouxe a necessidade da incorporação de novos hábitos nas rotinas diárias. No entanto, quando se trata de cuidados na hora de viajar durante a pandemia, a atenção deve ser redobrada e algumas iniciativas precisam ser tomadas com vistas à prevenção.
Antes, durante e após o retorno da viagem, alguns cuidados simples, mas relevantes, devem ser adotados. Ambientes diferentes, por vezes com muitas pessoas com hábitos e valores diversos requerem uma atenção maior nesse período.
Continue a leitura e conheça os cuidados na hora de viajar durante a pandemia.
Qual a importância dos cuidados ao viajar durante a pandemia?
A pandemia de COVID-19 se instalou em função da elevada capacidade do vírus SarsCov-2 se propagar por contato e pelo ar, sobretudo quando várias pessoas estão em um mesmo ambiente. Viagens invariavelmente nos colocam nessas condições onde pessoas se aglomeram.
Nos tempos de frio ou durante as chuvas, também existem as circunstâncias de ambientes fechados, com pouca circulação de ar. Essa condição facilita ainda mais a propagação do vírus.
Assim, é indispensável a adoção de cuidados para a segurança e proteção à saúde, mais ainda do que nas rotinas diárias, em razão do contato com maior número de pessoas e ambientes novos. Veja a seguir quais as principais iniciativas que devem ser tomadas nas viagens durante a pandemia.
Que cuidados devem ser observados?
Inicialmente, devem ser observados com mais atenção os cuidados básicos adotados sempre:
- uso de máscara;
- higienização frequente das mãos (lavar com sabonete, utilizar álcool 70% em gel);
- higienização dos objetos e pertences;
- evitar locais com aglomeração de pessoas.
Além dessas medidas, outras próprias para a viagem devem ser consideradas como, por exemplo:
- levar álcool 70% em gel na bolsa;
- realizar o check-in em casa, sempre que possível (quando pertinente);
- conferir os trabalhos de higienização do local de hospedagem;
- conferir as regras de distanciamento empregadas no local de hospedagem;
- evitar viagens longas de ônibus ou avião;
- certificar-se de que todos que vão com você estejam vacinados;
- evitar o manuseio de cartões de embarque impressos;
- evitar encostar-se em paredes, mesas e balcões em áreas comuns, bares e restaurantes;
- evitar pagamentos em dinheiro;
- evitar permanecer em locais com aglomeração de pessoas;
- manter os vidros abertos no uso de carros;
- não viajar se estiver com sintomas relacionados à COVID-19.
Como uma seguradora pode auxiliar?
As características do seguro viagem fazem desse produto um item indispensável quando se trata de viagem durante a pandemia. Os benefícios oriundos das coberturas disponíveis são de especial interesse do viajante para deslocamentos em qualquer tempo, mas em especial nas condições enfrentadas por todo o mundo atualmente.
Algumas seguradoras, por sua vez, foram além e considerando a COVID-19, ofereceram cobertura para clientes sintomáticos durante a viagem. De todo modo, é preciso verificar as condições contratuais, pois existem diferenças nesse quesito, incluindo-se seguradoras que não disponibilizam essa cobertura.
Nesse sentido, a melhor orientação virá de seu corretor de seguros. Ele poderá indicar as melhores opções dentro das necessidades que você indicar.
Como você pode ver, existem muitos cuidados na hora de viajar durante a pandemia e uma das principais iniciativas para a tranquilidade de todos é poder dispor de um seguro viagem.
Continue conosco em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.